Internet

Estaria o Facebook espionando o que falamos?

Que o Facebook sabe de quase tudo de nossa vida, isso não é novidade. Até porque, somos nós que escolhemos o que permitimos ou não que ele tenha acesso, como nossas fotos de viagens, nossos gostos musicais e as páginas e assuntos com quais nos mais nos identificamos.

Mas, será que existe a possiblidade de Mark Zuckerberg, estar espionando o que falamos na rede social? Isto é o que a BBC explicou em um artigo de seu site oficial. De acordo com o jornal americano, os publicitários do Facebook tiveram que explicar um constante questionamento de usuários da rede, que informara estar recebendo estranhos anúncios que eram diretamente relacionado ao que elas falavam em particular.

O questionamento em questão foi feito pelo programa de podcast PJ Vogt diretamente a Rob Goldman, que é gerente de anúncios no facebook. Na resposta, Goldman negou que a rede social utilize microfones para exibir anúncios relacionados do facebook.

“Mostramos anúncios com base nos interesses das pessoas e outras informações de perfil – não o que você está falando em voz alta”, Goldman explicou sobre a exibição dos anúncios inteligentes.

Confira abaixo o twitter original da conversa.

Caso você tenha ficado desconfiado com toda essa conversa de espionagem do facebook, você pode desativar o acesso a seu microfone enquanto utiliza a rede social. Veja aqui nesse site como fazer.

Os anúncios mágicos do facebook

Por diversas vezes navegando pelo facebook, você já percebeu que os anúncios que são mostrados tanto no feed de notícias (timeline) ou na barra lateral, são extremamente relacionados a produtos e serviços que você pode ter interesse?

Em várias conversas com amigos e familiares, a resposta para a pergunta acima é positiva. Parece mágica, justamente o que procurei para comprar ou assinar a algum serviço recentemente, está sendo exibido em minhas páginas do facebook, como se soubessem especificamente nossos interesses.

Isso tudo tem explicação, o algoritmo do facebook é muito inteligente, e utiliza assim como o Google, do que pesquisamos nos motores de busca para nos exibir anúncios e conteúdo relacionado ao que buscamos. Portanto, não se assuste quando se deparar com um anúncio de geladeira no facebook, logo depois de ter pesquisado pelo produto no Google.

Segurança

As pessoas estão cada vez se expondo nas rede sociais, principalmente facebook e instagram. É importante que você tenha cuidado com as informações que deixa com pública nestas e em outras grandes redes.

Dados como telefone, endereço e local de trabalho, devem ser exibidos somente para familiares e mais próximos, já que qualquer usuário com acesso a rede social pode verificar seu perfil de informações.

Instagram