Em 2012, o fim do mundo (novamente)
2–12–2009 --- Envie para um amigo
por Otávio Dias – Em uma das cenas mais emblemáticas do cinema, somos expostos a um fictício passado da Terra, quando criávamos e melhorávamos nossas primeiras ferramentas, e levados diretamente a uma enorme estação espacial, tudo ao som de Strauss. O filme é 2001: Uma odisséia no espaço (1968), e esta cena é uma das mais icônicas da história cinematográfica.
De um passado remoto a um futuro ainda distante, somos levados a uma viagem de sensações causadas por Kubrick e Strauss. Fomos lançados ao futuro, pelo cinema hollywoodiano, através de filmes como De Volta para o Futuro II (ano de 2015), e deslumbramos possibilidades apocalípticas e pós-apocalípticas numa porção de outras franquias, como Matrix e O Exterminador do Futuro, que indicam o fim próximo da humanidade para este século XXI em que vivemos.
Recentemente foi lançado o filme 2012, de Roland Emmerich, diretor especialista em filmes apocalípticos. Não me parece nenhuma grande novidade em termos temáticos: Exterminador do Futuro, Matrix, O Dia Depois de Amanhã, Armageddon, Impacto Profundo, Def-Con 4, são todos filmes que tratam sobre nosso fim. Eu não diria que Hollywood é uma fábrica de bobagens, considerando os filmes citados, porque a ideia de que chegaremos a um fim faz parte do inconsciente coletivo; os mitos relacionados à nossa morte, como espécie, estão espalhados nas mais diferentes culturas e através dos séculos.
No século II d. C., os seguidores de um tal Montano declaravam que o fim do mundo estava próximo. Como prova de suas capacidades divinas, Montano mostrava-se hábil ao falar diferentes línguas (uau!). Numa das raras ocasiões em que os viventes do continente europeu e os ingleses concordaram em alguma coisa, no século XVI d. C., esses povos aguardaram ansiosamente pelo fim do mundo previsto por astrólogos e oráculos diversos para o ano 1524; afinal, um alinhamento de planetas aconteceria naquele ano, em peixes (sinal óbvio de que o mundo acabaria em água!), e por isso milhares de ingleses abandonaram Londres em busca de terras mais altas (se era o fim do mundo, que diferença fazia estar em terras baixas ou terras altas?).
Sabbatai Zevi (1626-1676) misturou uma porção de religiões e declarou, depois de fazer cálculos: “O mundo vai acabar em 1648!”. Não aconteceu, ele refez seus cálculos cabalísticos e mudou a data pra 1666 — e continuamos a existir, independente de cálculos errados, incêndios em Londres e a peste que devastava a Europa. Pro século XX, uma dezena de profecias não verificáveis, porque reveladas aos escolhidos, foram deixadas para trás e esquecidas pela gente.
Voltemos ao futuro, 2012. Muito buzz tem sido feito. Gratuito? Uma ova! Tem muita gente ganhando um bocado de dinheiro com o tão declarado fim do mundo. Dizem, os profetas do Apocalipse, que os maias previram o fim do mundo pro dia 21 de dezembro de 2012, em seu calendário. “Tinham conhecimentos astronômicos avançadíssimos,” dizem sem pudores (e não sem alguma razão) os gurus de uma nova era. E vendem livros. O que não dizem é que nunca foi encontrado qualquer registro de que o mundo chegará ao fim em 2012. O que se pode afirmar, com certeza, é que o calendário maia chega ao fim. E que esse fim não é muito diferente daquele a que nosso calendário chega, todo ano, como quando acaba um ano e começa o outro.

O calendário maia [ao lado] usado para a apocalíptica previsão conta um período enorme de tempo, numa contagem dos dias bem diferente da que fazemos hoje. Considerar que o mundo acabará porque, ao acabar o ano presente, não tenho uma folhinha do ano futuro, é tão tolo quanto considerar que o mundo acabará porque os maias não acharam necessário considerar outro período de tempo. Da mesma forma que seria uma tolice acreditar que o mundo continuaria a existir porque acabamos de encontrar registros em ruínas maia de um novo período de tempo. Ou que o mundo há de acabar logo porque passamos por uma série de desastres naturais nos últimos anos – como se desastres não estivessem sempre presentes na história da humanidade. Queremos, todos, segurança. Alguns – aqueles que vêem sentido – ligam as profecias a moralismos, escolhas de vida e explicações sobre a vida, a morte e tudo mais.
Ignoro 2012, estou aguardando pelo ano 2015: quero meu par do Nike McFly Hyperdunk. Não ter um até lá, isso sim será o fim do mundo.
Leia também:
60 comentários:




Meu caro…o MUNDO já está acabando a muito tempo!!!!! Concordo com vc!!
[Responder]
aline:
December 10th, 2009 at 8:42 am
o mundo ira acabar de uma vez !!!!
[Responder]
mayte:
December 11th, 2009 at 7:40 pm
ah meu deus o mundo ja estava se acabando a muito tempo mesmo como muita gente ta dizendo o ser-humano ta acabando com ele mesmo nao importa quanta gente fale eles nao ouvem gostam mesmo e de destruir
[Responder]
Andressa, isso é obvio…
Nao importa quanto tempo ainda dure o mundo… ate mesmo que seja eterno, mas sempre q se passa um dia é um dia a menos…
O mundo está acabando… minha vida está acabando… nao importa que para eu morrer ainda faltam uns 70 anos (provavelmente)… cada dia tenho um dia a menos…
Aih !! que meda !!!! …rsrs
[Responder]
EU ACHO ISSO TUDO UMA FALTA DE QUEM NAO TEM O Q FAZER. CRIANÇAS FICAM VENDO ISSO DIRETO NA MIDIA E FICAM BASTANTE ASSUSTADAS. O POVO NAO TEM MAIS O QUE INVENTAR, O MUNDO JA ESTAR ACABANDO DESDE QUANDO COMEÇOU O GRANDE DESMATAMENTO DA AMAZONIA QUE É VISTO PELOS ESPECIALISTAS COMO O PULMAO DO MUNDO.POIS EU ACHO DE DEVERIAM FALAR DE COISAS BOAS.NA BIBLIA DIZ QUE NEM JESUS SABE O DIA DO FIM DO MUNDO.
[Responder]
O MUNDO NUNCA ACABA, E SIM NOS TODOS ACABAMOS,SOMENTE DEUS PRA SABER
[Responder]
O mundo está acabando sim com essa humanidade que está matando uns aos outros, o desmatamento da nossa natureza o mundo tá acabando concerteza, ao contrario do que dizem os criticos Nós estamos Acabando com o Mundo, e deixo aqui minha indgnação com a politica do nosso Brasil , té mais.
[Responder]
A terra como planeta não vai se acabar, mas tudo é uma questão de crença, se você não acredita na bíblia, as suposições são inúmeras, mas para os que aceitam de coração a Bíblia como a palavra de Deus, que fez este mundo e o sustem e vai dar um final ao mal, sabe que este mundo vai passar por uma mudança radical após a volta de Jesus. Estamos chegando ao final da batalha entre o Bem e Mal. É só uma questão de tempo, que viver verá e aí é melhor estar do lado certo, porque se estiver do lado errado não terá outra oportunidade de escolha.
Acesse: http://www.esperança.com.br
http://www.advir.com.br
http://www.novotempo.org.br
Abraço,
Evelyn L.S.P.
[Responder]
Outra onde de terrorismos psicológico para os menos avisados
Desde a guerra fria que a qualquer momento iriam explodir o mundo, depois o fatígo ano 2000, agora esta besteira de filme, enquanto as poessoas de boa fé não tiverem cultura e conhecimento vai se multiplicar estes golpes de informações como se fosse o golpe do bilhete premiado onde muitos acreditam e caem,
gostaria que esta gente comerciante de informações se preocupasse em divulgar mensagens de paz de esperança para a coletividade menos informada, ou fosse alertar esta população brasileira dos descaminhos que este pais esta passando na polítca, mensaleiros mensalões, os ratos do poder roubando tudo o que podem carregar e o que não podem, para estes sim o mundo tem que acabar não em 2012 e sim agora hoje de preferência jáaaaaaaa.
[Responder]
A Terra como planeta não vai acabar, talvez daqui a bilhões de anos quando o Sol virar uma gigante vermelha; o que vai acabar é a humanidade, e já vai tarde, posto que o nosso surgimento enquanto espécie e a posterior civilização não trouxeram nada de bom ao mundo. A tecnologia aumentou a expectativa de vida, o nosso conforto, diminuiu as distâncias, mas e aí? O custo disso para o planeta foi enorme: espécies animais extintas, superpopulação, uso exaustivo de recursos naturais, agrotóxicos contaminando lençois freáticos e etc…qual o saldo final disso? A mesma tecnologia que melhorou nossa vida e piorou a de tudo que não é humano (e às vezes do que é humano também) no final levará os ecossistemas ao colapso, penso. A tecnologia nos salvará? Duvido muito…e alguns séculos depois que a humanidade tiver ido, a evolução continuará seu curso e quem sabe surgirá algo melhor que esse primata bípede e sem pelos que se reproduz e contamina tudo tal qual um vírus.
Obs: Tinha que aparecer um deses religiosos acéfalos…
[Responder]
NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE, NEM BEM QUE NUNCA ACABE. NADA É ETERNO. UM DIA, SEI LÁ QUANDO, TAMBEM NÃO ESTAREMOS MAIS AQUI; E, NEM MESMO A TERRA. A VIDA É UMA RENOVAÇÃO CONSTANTE, AS MUDANÇAS, EMBORA OCORRAM LENTAMENTE, OBEDECEM AS LEIS DA NATUREZA. COM CADA UM DE NÓS, ACONTECE O MESMO :- NASCEMOS,…VIVEMOS,…; CASAMOS,… FAZEMOS FILHOS,…VAMOS ENVELHECENDO,…E;… POR FIM MORREMOS TODOS UM DIA. MAS A MORTE, NÃO É O FIM; MAS SIM, E TÃO SOMENTE, UMA OUTRA ETAPA DA NOSSA EXISTÊNCIA
[Responder]
Nem Jesus Cristo sabe o dia que sera o final do mundo. Kakáká
[Responder]
É esperado para breve a mudança de categoria da Terra de mundo de provas e expiações para mundo de Regeneração. A diferença é que no primeiro a predominancia da matéria sobre o Espírito. No segundo o inverso, ou seja, mais esclarecido o homem inverte-se a predominancia. Essa mudança não se dará por cataclisma, mas pelo avanço moral da humanidade. Agora…, certo é que aqueles que não se enquadrarem nessa nova categoria, serão repatriados para mundos adequados ao seu estado evolutivo. E isso não é nenhuma novidade, para quem se aprofunda nos estudos da Doutrina Espírita. Agora…, fato é que alguns paises, parecem que estão preocupados com a aproximação de um planeta (X), que tem aproximação máxima por volta de 21/12/2012 e só é visto por observatórios que se localizem na Antartida e conincidencia ou não os EUA e França já montaram lá suas bases. e nos telescóspios em orbita aparecem uma tarja preta impedindo a visão a aproximação deste planeta. Dizem que só na reforma do telescopio ótico em orbita Hubble, foi gasto um trilhão de $, fora a colocação em orbita de mais 19 telescópios (raios gama, X , etc.) voltados também para a trajetória deste Astro e vetada sua observação a nos mortais…Também outra preocupação desses paises ricos, foi a construção da “Arca de Noé das sementes”, onde caso a aproximação deste Astro venha a provocar uma possível mudança da posição do eixo imaginário da Terra (23º 30′) se tenha todos tipos possíveis de sementes para começarmos tudo de novo. Também há outras evidencias, onde o leitor mais interessado poderá pesquizar. Eu gostaria de conhecer a opinião de cientista esclarecido nessa área para expor esclarecimentos sobre o assunto, embora ache que os técnicos no assunto não tenham a ousadia de tal esclarecimento. Mas… quem sabe apareça algum…
[Responder]
So DEUS sabe o dia em q vai acabar,não adianta tentar descobrir………….
viva de acordo com a vontade do pai…..
[Responder]
Caros internautas,
Tenho um compromisso, que veio do Alto, em contato físico, de uma hora de duração, para falar sobre o passado, o presente e o futuro do Planeta Terra. Eu não sei muito, mas vou transmitir o que me foi passado no contato com Seres das Estrelas, e durante 10 anos de preparo. Tudo será transmitido em 19 programas de televisão, em Emissora de audiência nacional.
Posso adiantar aos internautas e blogueiros que foi transmitido por Seres Celetiais que em 2012 realmente acontecerãos catástrofes até então nunca vistas, em vários pontos do planeta, porém disseram: NÃO SERÁ O FIM DO MUNDO! Será apenas o final de um ciclo e o nício de uma Nova Raça, será um Novo Mundo, será então um planeta de 4ª Dimensão. Mais informações, aguarde o programa no primeiro semestre do próximo ano. Não qual o Canal a ser exibido, mas poderá ser em todas as Emissoras, se assim o desejarem, pois as informações serão destinadas aos governos, aos cientistas e à população em geral, e não terão fins lucrativos, trata-se simplesmente de um Compromisso Cósmico. Esclareço que não sou político nem religioso, sou apenas uma pessoa do povo, um Servidor do Cristo Cósmico!
Peço a quem puder me ajudar, que intercedam junto as Emissoras de Televisão, pois sou Funcionário Público Federal, Carreira de Estado, e por isso não posso pagar o espaço na televisão.
Tel. Cel.: (27) 9989-9766
Paz, Luz, Amor e VIBRAÇÃO!!!
[Responder]
E uma questão simples e lógica do comportamento da humanidade diante do seu próprio medo de que nos nao viveremos para sempre,as pessoas buscam outras explicacoes sejam elas biblicas budistas, islamistas a verdade e que temos que aceitar que a vida, temos algo unico e especial neste imenso universo e devemos preserva- la com responsabilidade, mais nunca deixar de aproveitar ao maximo os dias que passaremos aqui e as pessoas que fazem parte do nosso mundo, deixar que calendarios deuses e etc.. decidam o que vai ser de nos, me parece um pouco sem nexo.
[Responder]
A Bíblia tem a solução para todas as incertezas, leia a Bíblia e encontre respostas para todas as suas perguntas.
[Responder]
Luís Carlos M. de Lima:
December 6th, 2009 at 2:46 am
Meu amigo, até o presente momento a ciência não encontrou a sub-partícula fundamental e tão pouco o DNA fundamental sabe porquê ? nós precisamos da incerteza pois a certeza em poder de um despreparado ”isso inclui nós” vira instrumento de controle e isso pode ser muito ruim pois pode levar a certeza de guerras, limpezas étinicas, uniformidade religiosa e coisas do tipo, a bíblia é um bom livro, no entanto os fiéis leem de acordo com a interpretação do dito pastor, nada na bíblia pode ser questionado pois é a verdade absoluta. O fim do mundo de acordo com o ultimo livro O apocalipse fala de um fim do mundo, para filosofar com aquela história eu o acho interessante, a forma figurativa do fim dos tempos narrado por aquele livro me deixa a seguinte conclusão sobre 3 pontos, tinha a besta, o falço profeta e o diabo, para mim a besta representa o poder econômico, o falço profeta representa igreja já que oferece algo que não tem em mãos e por ultimo o diabo esse é representado pela falta de conhecimento ou ignorância, não estou dizendo que o senhor é ignorante e tão pouco quero discutir religião, eu estou narrando o que eu refleti sobre o fim do mundo segundo o livro do apocalipse, acho interessante, pelo fato de ter naquele livro elementos que nos faz refletir e deixo claro que não acredito que será daquele geito com castigo eterno, pessoas filtradas e um cavaleiro que irá salvar todo mundo, nós podemos mudar o mundo e retardar o temido final que poderá ser uma catastrofe ambiental. Abraços desde já.
[Responder]
Otávio:
December 6th, 2009 at 9:19 am
Luis Carlos,
a ciência não apresenta certezas, mas revela fatos. E justamente por não apresentar certezas ela é ferramenta tão poderosa. Conhecemos bastante sobre a natureza, sim.
Livros cheios de dogmas religiosos, entretanto, editados da mesma forma por centenas e centenas de anos, estes sim costumam apresentar certezas. Há pouco mais de 110 anos conhecíamos pouco da estrutura fundamental da matéria. Hoje, conhecemos uma porção de partículas – tidas como fundamentais, ao menos até agora – que compõem todo o universo. Nesse meio tempo, os manuais científicos mudaram (e muito).
[Responder]
Luís Carlos M. de Lima:
December 6th, 2009 at 4:23 pm
Quando eu falei partícula fundamental eu estava me referindo a partícula que explica a origem de todas as outras, os ciêntistas do CERN estão em busca dessas partículas a muito tempo, eles querem o dito ” partícula de Deus” para explicar tudo mas até lá os ciêntistas terão que classificar cada uma e descobrir como funciona, no entanto isso levará milhões de anos. Não existe nada científico que dê suporte a essa nova profecia ”2012 o mundo acabará”, é uma profecia como aquelas de nostradamus, para afirmar que o mundo acabará em 2012 e eu acreditar nessa possibilidade está muito longe eu falo da profecia de 2012, para isso teriam que me convencer com bons argumentos e seguindo uma ordem lógica, a não ser assim não passam de falácias. Tem umas teorias esotéricas que dizem ter encontrado respaldo para dar apoio a essa previsão mas por ter visto coisas assim antes eu não acredito, essa ultima surgio do mesmo geito.
A vida na terra poderá acabá de muitas formas mesmo que não seja por causa do homem, exemplo: meterorito poderá matar a todos se chocar-se com a terra, super explosão vulcânica, soltaria cinzas às alturas encobrindo o sol também poderia matar a todos, tudo isso são questões de possibilidades pois é errôneo falar com certeza que mataria a todos esses 2 ultimos exemplos. Abraços a todos com certeza.
axo que se não pararmos de querer tenis nike bolsas com nomo de mauricinho europeu e carros luxuosos, independente que qual ano seja o mundo irá acabar rapidinho
[Responder]
Aqueles que afirmam que o planeta não acaba, estão errados.
A medida que o ar, o solo, a água, o mar e os rios são poluídos, que vastos desmatamentos são executados da noite para o dia, que recursos minerais, e sobretudo petróleo, são extraídos do subsolo, nosso planeta vem ficando sem tempo para se recuperar, 2012 pode mesmo ser um marco catastrófico na história da humanidade.
O gelo do ártico se derrete rapidamente, também em outras regiões do planeta. Terremotos quase diários em 5 graus na escala Richter em várias regiões do planeta, furacões e tornados em regiões onde tais fenômenos não ocorriam, etc. A Rússia iniciou no ano passado um projeto para estudar o núcleo de nosso planeta, o que poder ser de suma importância para determinar e esclarecer algumas informações sobre nosso planeta.
No meu ver, o filme 2012 (tirando exageros criados por computação gráfica), juntou bastante informação científica e teorias para mostrar como a Terra pode terminar. O homem é o maior culpado por nosso planeta se encontrar no estado atual, mas concordo com alguns, ele não é o único culpado, a natureza tem um poder enorme sobre tudo. E terminar, não acredito, talvez um novo ciclo com transformações bem radicais está por vir.
[Responder]
Na verdade, realmente, o mundo já está acabando desde que começou, sempre teve as mesmas coisas que estão tendo hoje, exceto os problemas ambientais e naturais que o (homem) fez questão de destruir.
Infelismente o próprio homem está acabando com o que era dele, e é por isso que a humanidade está por um fio. Os grandes empresários não querem parar de poluir; eles se esquecem de que sem a vida não terão a oportunidade de gastar o dinheiro que estão ganhando.
Será que não podem usar sua inteligência para pensar nisso? ou será que eles já possuem uma cidade subterrãnea onde irão se esconder na hora final!!!
[Responder]
O que você, que está aí me lendo, acha que pode acontecer com um avião; ou, uma canoa, que está com o dobro de sua capacidade normal de passageiros ??? Irá afundar, não é mesmo ?? Pois é meu amigo, é o que está ocorrendo com o planeta TERRA. Tem gente demais, daí decorre que não existem comida e água potável para todos; não existe casa para todos; não existe saneamento básico para todos; não existem médicos, leitos hospitalares e remédios para todos; não existe escola para todos. Disso tudo, o item mais importante, para a manutenção da vida do homem, plantas e animais é a ÁGUA. Tudo o que vive, depende da água para prosseguir vivendo. A situação mundial ficará realmente dramática, quando o precioso líquido, faltar para países ricos. Daí para frente, o respeito entre as nações, ditas civilizadas, será deixado de lado, toda e qualquer lei será ignorada. Terá o que restar de água, o país que tiver mais poder de fogo. Um copo d´água, valerá mais que todo o ouro, diamantes; e, petróleo do mundo.
[Responder]
Continuem a temer tudo que possam ver ( e a fugir de tudo que não querem ver) e continuem acreditando em tudo que consigam ler (independente da fonte). É na ambiguidade e na confusão que o caos reina e todos se tornam apenas escravos..lulus…
[Responder]
Luís Carlos M. de Lima:
December 6th, 2009 at 3:33 am
A maioria de nós fez isso tudo que você citou, mas o pior é que a maioria o faz nesse momento, temer oque pode ver, fugir do que não quer ver, continuar a acreditar naquilo que consigam ler (independente da fonte) ”poderia ter leitura que julgamos não ser importante” . As premissas de um argumento podem ser falaciosas porem podem ser corretas em determinados pontos. Eu gostei do seu texto me acrescentou algo de bom, abraços Galzú.
[Responder]
“Ignoro 2012, estou aguardando pelo ano 2015: quero meu par do Nike McFly Hyperdunk. Não ter um até lá, isso sim será o fim do mundo.”
Essa frase final do texto já compromete tudo que foi dito antes. Com esse pensamento materialista/consumista, todas as opiniões manifestadas se tornam apenas opinião de ignorante (afinal, quem “ignora”, como foi afirmado, pode ser considerado ignorante). Não estou usando o termo ignorante como uma “ofensa”, mas sim como complemento ao que foi dito : “Ignoro 2012″.
Acho que é mais ou menos isso que a maioria dos seres humanos nesse planeta fazem, ignoram tudo. É mais fácil, mais cômodo, não precisa questionar, não precisa pesquisar e se aprofundar, não precisa pensar, refletir…não precisa usar a mente e seu potencial pois, afinal, é mais importante usar o tempo e o cérebro para coisas mais “úteis” como trabalhar (não importa muito em que e onde) para ganhar dinheiro e acumulá-lo, pq não podem ficar sem o bem de consumo da moda (como um tênis, celular,etc) por exemplo, mas não buscar o conhecimento sobre as coisas e dar opiniões sem pesquisar o assunto de forma mais profunda todos podem. E assim , todos seguem…consumindo…tudo…e um dia o planeta será totalmente consumido pelos humanos até o extremo de não poder mais abrigá-los da forma como vivem hoje.
Tenho fé que algo grandioso aconteça para salvar a humanidade desses padrões suicidas. Acredito na evolução, mas se entrar em vigor alguma “seleção” (natural?)..acho que não sobrarão muitos humanos…e talvez seja até melhor..já que essa vida humana material é limitada. Tudo que é material é limitado e tem seu fim uma hora ou outra. E como acredito que a vida humana não se limita nessa passagem pela Terra, não considero crueldade ou injustiça que a maioria das pessoas não tenham a capacidade de permanecer aqui, caso aconteça alguma “seleção”…
Não estou querendo defender a idéia de que em 2012 o mundo acabará, mas estou querendo defender a idéia de que pensamentos como esses refletidos no texto não nos leva a nada de produtivo, pois o que mais provoca o caos e as injustiças desse mundo são os pensamentos engessados, materialistas e preconceituosos como os do texto. O que aparece no texto não é um preconceito em relação a uma pessoa e sua condição, mas é um preconceito em relação ao assunto 2012 ( preconceito- Conceito ou opinião formados antes de ter conhecimentos ADEQUADOS. Ódio ou aversão a outras raças, religiões, IDÉIAS, etc.). Apenas me manifestei aqui, pq, já que o texto apareceu expondo opiniões levianas sobre o assunto e não provoca nenhum tipo de reflexão (já que o assunto é ótimo para isso), resolvi deixar um texto aqui também. Espero que alguém tenha paciência de ler e refletir. Todos devem questionar tudo e refletir sempre sobre tudo. Buscar a verdade eleva o humano. Manifestar opiniões baseadas em achismos, crenças pessoais e pesquisas superficiais, não acrescenta nada a ninguém (pelo menos não deveria) e acaba deixando todos acomodados e alienados vendo o circo pegar fogo.
Não espero que alguém leia isso que escrevi e diga aqui algo do tipo “vc tá errado”, ‘não acredito em vc” , “vc é um idiota”…não quero que comentem sobre o que eu disse, quero apenas que pensem. Muitos pensarão em críticas ao ler o que eu disse, mas é aquele negócio: “Tente colocar bom senso na cabeça de um tolo e ele dirá que é tolice” (Eurípedes). Espero que todos consigam questionar tudo para buscar a verdade e sair da posição de tolo, ignorante, preconceituoso ou qualquer coisa do tipo…Eu tento fazer isso constantemente e por isso,também, deixo minhas palavras aqui.
Abraços a todos!!!
[Responder]
Ismael, muita droga frita o cérebro, sabia?
O Cristo Cósmico num te contou isso não? Vc ficou UMA HORA em contato com seres do “Alto” e nenhum deles tentou te desintoxicar? Conselho: procure com urgência uma Santa Casa de Saúde Mental… eles atendem pelo SUS, viu? É só levar a carteirinha com o número. Se vc não tiver, vá a qqr posto de saúde e faça a sua.
Boa sorte!
[Responder]
Galera, não façam dívidas absurdas pra dps de 21 de dezembro de 2012… vai ser o fim do mundo sim no dia 22, na hora q vcs acordarem e verem que vão ter q rebolar (pra num falar outra coisa) pra pagar tudo!!!!!!
[Responder]
Pensando cá com meus botões, chego a conclusão que todo o “progresso ” humano, na verdade é um retrocesso. O que produziu o “progresso”, senão um consumismo insano e desenfreado ?? Um exemplo do tal progresso, é o plástico, que veio substituir vasilhames de vidro; mas, quem o inventou, só estava pensando em enricar, jamais nos transtornos ambientais, que o mesmo acarretaria; da mesma forma, o cérebro que elucubrou os motores de combustão interna, que queimam combustíveis fósseis; ficou bilionário com sua invenção; contudo, sentenciou o planeta, a isso que estamos vendo hoje.
Ainda dá tempo de arrumar a casa, as providencias superamargas, são para ontem; não há tempo a perder ; e, devem ser adotadas por todos os países. Carros, daqui para frente, só elétricos. Abolir aviação civil; navios, só a velas.
Proibição de utilização de agrotóxicos nas lavouras; abolir a pecuária; proibição de queimadas e desmatamentos, ( punir severamente com chibatadas em praça pública, os recalcitrtantes ). A não ser assim, com medidas radicais; só com blá, blá, blá, não se resolve nada.
[Responder]
não acredito que o mundo acabará da forma do filme 2012, no entanto o clima em nosso planeta está caminhando para para uma catastrofre climática jamais vista ou vivida, no pacifico existe um oceano de plástico ou um ilha de plásticos a flutuar, trata-se de resíduos de nossa sociedade, esses plásticos acumulados tem o tamanhos dos estados unidos e podem ser vistos do espaço!!! são centenas de milhares de toneladas a boiar, ninguém fala de sua existência mas está lá, as autoridades ignora, o povo também ignora, somos consumistas e sequer refletimos a esse respeito, o mundo está sendo assacinado aos poucos por envenenamento sólidos,liquidos e gasosos, a gana por dinheiro contribue para esse desquilibrio, o mal uso do dinheiro faz muito estrago, desmatamento por dinheiro, captura de aves e animais de seu habitat por dinheiro, o dinheiro é o resultado da omissão somado a ganancia.
todas as formas de produzir energia causa impacto pode pesquisar. aeronaves a jato polui muito e destroi as moleculas de ar, isso é uma pequena parte de um relato, nós podemos mudar tudo isso usando a conciência e sem fugir de nossa responsabilidade. abraços todos aqui presentes.
[Responder]
Sétimus,
‘Essa frase final do texto já compromete tudo que foi dito antes. Com esse pensamento materialista/consumista, todas as opiniões manifestadas se tornam apenas opinião de ignorante (afinal, quem “ignora”, como foi afirmado, pode ser considerado ignorante). Não estou usando o termo ignorante como uma “ofensa”, mas sim como complemento ao que foi dito : “Ignoro 2012″.’
Esse tipo de argumento é dos mais tolos possíveis: este texto não é sobre consumismo e, caso você não tenha entendido, eu (e, tenho certeza, um bocado de astrônomos, astrofísicos, geólogos, ou seja, pessoas que devotaram sua vida à uma ciência, concordam comigo) ignoro que o fim do mundo acontecerá em 2012.
[Responder]
hehhe, calma calma pessoal..ninguém sabe qnd será ou qdo acontecerá,
apenas viva…intensamente!
abrcs á todos!
[Responder]
Eita quanta tolice!
[Responder]
Otávio,
Eu não usei argumento para defender o fim do mundo em 2012. Leia novamente essa parte do que eu disse:”Não estou querendo defender a idéia de que em 2012 o mundo acabará, mas estou querendo defender a idéia de que pensamentos como esses refletidos no texto não nos leva a nada de produtivo”.
Deixei minhas palavras aqui apenas pq queria alertar para o tipo de pensamento que a maioria das pessoas tem e que acabou se refletindo no seu texto (principalmente no final). Achei contraditório um texto ter como título “Em 2012, fim do mundo (novamente)” e ter essa frase no final: “Ignoro 2012, estou aguardando pelo ano 2015: quero meu par do Nike McFly Hyperdunk.
Não ter um até lá, isso sim será o fim do mundo.”.
Ah, já que você, como estratégia para validar sua opinião, usou a “maioria de votos” de especialistas, então vou fazer o mesmo e empatar a votação. Um bocado de astrônomos, astrofísicos, geólogos, ou seja, pessoas que devotaram sua vida à uma ciência, concordam comigo também. E além disso tenho vários amigos próximos, de várias áreas do conhecimento, que já estudaram o assunto, que concordam comigo também. Eles não afirmam que o mundo acabará em 2012 (assim como eu também não afirmei em meu comentário), mas não são prepotentes e “donos da verdade absoluta” para afirmar que nada acontecerá em 2012, muito pelo contrário…eles afirmam que muita coisa pode acontecer em 2012 e que há muitas catástrofes mundiais devastadoras que podem acontecer não apenas em 2012, mas a qualquer momento. Só que essas pessoas que conheço possuem mente aberta e não consideram a ciência como um Deus, apesar de serem cientistas sérios e dedicados. Eles tem consciência que paradigmas mudam a todo momento e que teorias que são verdade hoje, amanhã já são mentiras absurdas.
Na verdade, a ciência, grande parte dela, hoje é um cachorro (sarnento e sujo) correndo atrás do próprio rabo e que tem como coleira os “interesses financeiros” e tem como dono todos os poderosos (que não estão nem aí para a condição da população em geral e para o futuro da humanidade).
O texto não fala de consumismo diretamente, mas você acabou associando profundamente o assunto consumismo ao dizer que para você o fim do mundo seria não ter um par do Nike McFly Hyperdunk, ou seja, o fim do mundo seria parar de consumir coisas fúteis, sendo que é fato que parar de consumir coisas desse tipo poderia adiar o fim do mundo para os humanos. Foi uma grande contradição. Foi muita ingenuidade e falta de sensibilidade finalizar um texto, com tanto potencial para gerar reflexão sobre o futuro da humanidade, considerando como fim do mundo o fato de não ter um bem de consumo (não essencial), foi no mínimo uma piada de mau gosto com extremo humor negro. Acho que foi sem querer, mas coisas desse tipo acabam surgindo quando não há reflexão sobre os assuntos.
…
Gostei muito das opiniões de muitas pessoas que comentaram aqui como: Luís Carlos M. de Lima, Juno, Eliza H. X., Jose Luis, Derlon, Diego.
…
Abraços a todos!!!
[Responder]
Otávio:
December 5th, 2009 at 6:17 pm
Sétimus,
os pensamentos não só podem levar a algo produtivo como geraram comentários diversos, entre eles os teus. Conversar sobre um assunto sempre é produtivo. A menos, claro, que você seja dono de uma verdade absoluta, aí não precisa haver espaço pra discussões, nem respostas. E aqui, caro, há.
Sinto dizer mas seus amigos não precisam se dedicar muito à ciência alguma pra dizer que acontecerão coisas em 2012. Em 365 dias muita catástrofe pode acontecer e, como já dizia o velho ditado, “pra morrer basta estar vivo”. Catástrofes acontecem. Esse tipo de previsão é vazia. Ah, e perdoa corrigi-lo, mas não me arvoro na maioria dos votos, porque discutir ciência não é um exercício meramente democrático; ter mais gente apoiando uma teorica científica não a torna mais válida que outra teoria científica.
Não endeuso a ciência; apenas a tenho em boa conta, porque ela parte de um princípio de verificações e refutações. Os maias indicaram o fim do mundo para 2012, acaso? Indicaram catástrofes pra esse ano? Se o fizeram, suas predições podem ser consideradas como científicas? Eu não acreditaria nos poderes mediúnicos de alguém que me diga “alagamentos acontecerão”. Porque eles acontecem sempre, em tudo que é canto e costumam ser catástrofes em maior ou menor escala.
Que eu saiba nenhuma previsão de Nostradamus ou de qualquer guru de sua escolha nos permitiu usar a eletricidade, a internet, dobrar a estimativa de vida média em poucas centenas de anos (como conseguimos pelo uso do método científico). Afirmar isso não é endeusar.
Quanto ao final de meu texto, permito-me fazer humor, sim. Sua opinião está aí e pode ser compartilhada. Estando meu texto disponível, podem fazer a interpretação que bem quiserem, isso foge de meu controle. Se pretende transformá-lo numa apologia ao consumismo, que se há de fazer?
[Responder]
Sétimus:
December 6th, 2009 at 12:13 am
Otávio,
Conversar sem preconceito é produtivo, mas afirmar as coisas sem se aprofundar ou pelo menos se questionar, aí já começo a duvidar. E foi o que você acabou de afirmar , talvez sem perceber: Seu texto em si se apresentou improdutivo e contraditório, apenas se tornou algo produtivo depois que virou uma “conversa”, pois pensamentos que geram alguma reflexão (não só os meus , mas os de muitas pessoas) foram expostos nos comentários sobre seu texto. E foi exatamente por isso que deixei meus comentários, para as pessoas não ficarem apenas com o texto limitado e limitante. Se o texto deixasse as portas abertas para a reflexão sem ironizar o assunto, sem ignorar fatos e possibilidades, sem preconceito e sem afirmar coisas de forma leviana, eu não deixaria comentário nenhum…bom..acho que deixaria um “parabéns, pelo texto”…mas infelizmente não foi o caso.
Fiquei espantado ao ler as contradições do que você acabou de dizer. Não quero pensar por você, mesmo pq você vai acabar dizendo que estou tentando te obrigar a pensar de determinada forma e que estou defendendo alguma “verdade absoluta” (ao afirmar isso, você já prova que não entendeu nada do que eu disse até agora), mas o importante não é defender idéias e sim questioná-las. Não estou defendendo nenhuma idéia (no sentido de “teoria” de fim do mundo), já repeti isso algumas vezes, talvez esteja apenas defendendo a idéia de que todos devem questionar tudo e devem estar abertos para novas possibilidades. Tenho certeza de que você não entendeu nem um décimo do que eu disse em meus 2 comentários ( então fingiu não entender ou IGNOROU as partes mais importantes), pois não faria esses tipos de comentário se tivesse entendido, mas tudo bem. Não comentei aqui, especificamente, para você. Como eu já disse, eu comentei para dar aos outros a oportunidade de ler seu texto (não só seu texto) de forma crítica e abrir a mente para as possibilidades. Questionar antes de acreditar (ou não acreditar), pensar antes de agir e falar, refletir antes de afirmar…
Em momento algum eu disse que você endeusa a ciência, apenas disse que meus amigos não a endeusam, mas já que você vestiu a carapuça… Leia as coisas com mais atenção e não IGNORE as coisas que não agradam às suas “verdades”. Eu não descarto e nem ignoro a possibilidade de que algo catastrófico aconteça em 2012 (ou talvez em outra data) e acabe com a raça humana, mas também não descarto e nem ignoro a possibilidade de que nada aconteça em 2012 e nem daqui a centenas de anos (centenas de anos acho que é um exagero, pq com o consumismo do ser humano acho que não teremos tanto tempo assim, mas..quem sabe…). A ciência não tem poder de afirmar nada com 100% de precisão a ponto de descartar as possibilidades catastróficas, assim como nenhuma previsão “não científica” pode nos dar certeza de que algo acontecerá e destruirá a raça humana, muito menos em uma data tão específica como 21/12/2012, já que, como você mesmo disse, a principal previsão para 2012 (a mais divulgada) foi feita pelos maias e eles não disseram que o mundo terá seu fim nessa data, mas nada que sabemos impede totalmente que isso aconteça. Então acho que seria sensato ter a mente aberta para as possibilidades e não ignorá-las.
Ah…e só para deixar claro, os meus amigos não fizeram previsões, eles apenas não foram prepotentes. E sobre o que você disse “ter mais gente apoiando uma teoria científica não a torna mais válida que outra teoria científica.” Meu caro, preste atenção, foi você que encheu a boca para dizer “um bocado de astrônomos, astrofísicos, geólogos, ou seja, pessoas que devotaram sua vida à uma ciência, concordam comigo”. Se suas palavras não tem peso eu não posso fazer nada. Eu apenas entrei no seu jogo, para deixar claro que os céticos que ignoram as possibilidades não são tão numerosos como muitos imaginam. Muitas pessoas leigas acreditam na maioria de votos, ou você acha que apenas cientistas entram aqui para ler seu super informativo texto??? E quando eu disse catástrofes, não estava falando de alagamentos e “pequenas” catástrofes que acontecem a toda hora, eu estava falando de grandes catástrofes, com grande potencial de destruição em massa e que podem acontecer a qualquer momento, mas, se acontecer, não teremos nem dezenas , nem centenas de mortos… poderemos ter milhões de mortos, talvez até o fim do mundo para os humanos. Eu acho que você entendeu o que eu quis dizer, mas tentou ridicularizar a opinião dos especialistas que eu conheço e o fato de que eu apenas usei seu argumento contra você (se é que isso é um argumento, já que você utilizou essa tática de “maioria de votos” para ganhar crédito e validar sua opinião, mas depois que empatei o seu jogo, você logo voltou atrás e disse que a maioria de votos de especialistas não é tão importante), mas as suas intenções ao dizer tal coisa não é tão relevante agora que eu expliquei o verdadeiro sentido do que eu disse.
Você não disse no seu texto que grandes catástrofes poderão acontecer em 2012 (ou em qualquer outro ano), você simplesmente menosprezou essas possibilidades e as ignorou.
Ora..se você acabou de concordar que uma catástrofe natural pode acontecer a qualquer momento, até mesmo em 2012, então pq você não disse isso no texto???Bom…não precisa se explicar, deixo você com seus motivos, afinal, o texto é seu. Porém, pessoas leigas entram aqui para ler isso que você escreveu. Seria mais sensato dizer essas verdades do que ignorá-las, pq há muito sensacionalismo em volta do assunto 2012 e o fim do mundo, mas há também o “sensacionalismo inverso” de pessoas que afirmam que nada acontecerá e IGNORAM as possibilidades “óbvias”(vou dizer novamente, talvez não em 2012, mas nada impede de que algo grandioso e catastrófico aconteça para acabar com a raça humana nessa data) ridicularizando o assunto.
Acho que tudo que tinha a dizer eu já disse. Espero que as outras pessoas tenham a mente mais aberta.
E sobre a sua piadinha no final, o texto é seu e você faz o que você quiser, mas ao defender a piadinha você apenas confirma o que eu disse ( e minha opinião não foi a única sobre isso) apenas achei aquilo que eu já disse e expliquei. Você faz o que você quiser. Ainda bem que o futuro da humanidade não está na mão de uma só pessoa e é uma pena que muitas pessoas não tenham o costume de questionar e refletir.
E sobre a sua defesa da ciência super valorizando seus “produtos” (pq tudo acaba virando produto, bens de consumo), leia o comentário do Luke.
Se você tiver alguma dúvida sobre o que eu disse ou quiser comentar sobre tudo isso que acabei de dizer, aconselho a ler tudo que eu disse antes (mas dessa vez de forma mais atenta e sem preconceito), pq isso tudo que estou dizendo já está ficando redundante, acho que qualquer um com um pouco de bom senso e mente aberta já teria entendido (nem precisaria ter conhecimento científico). Se você não tiver boa vontade de tentar entender, então fique com as verdades do seu texto. E também aconselho a não ignorar as partes e nem o todo.
Já deixei tudo claro, minha opinião e minha intenção , e espero não ter que desenhar para você entender. Pq se você (ou qualquer um) não quiser entender o que eu quis dizer, creio que não foi por falta de boa vontade de minha parte (basta apenas olhar para os enormes textos que deixei aqui para concluir isso).
E novamente, gostaria de parabenizar a todos que conseguiram questionar, refletir e comentar aqui sobre coisas que realmente podem nos tirar de nossa posição acomodada e alienada que nos torna tão medíocres nesse mundo. Eu citei no meu comentário anterior os nomes da maioria deles. Parabéns a todos!
Abraços!
[Responder]
Daniel:
December 6th, 2009 at 12:49 am
Otávio, acho que pro teu texto não ser “limitado e limitante”, como disse o cara aqui irriba, você deveria ter escrito algo como: “Leitores, o mundo pode acabar em 2012. O mundo pode acabar em 2013, 2014, ou mesmo – pasmem – 2015. 2016 também não está rifado, como tampouco 2017. E, se os cientistas não podem saber a data com exatidão, em que diabos eles são mais úteis ou dignos de respeito que macumbeiros a profetas?”
Abre mais a mente da próxima vez, Otávio! :-p
[Responder]
Rayon:
December 6th, 2009 at 1:44 am
Concordo com o Sétimus e com o Daniel.
Acho até que já tá ficando infantil o Otavio ficar comentando sobre os comentários dos outros… Todo mundo com uma visão um pouquinho mais ampla pode ver que o autor do texto escreveu de forma meio inocente e não ligou para o que estava sendo dito de forma indireta – ou talvez direta demais- pq não achava importante… Disse apenas o que pensava sobre o assunto. Acredito que ñ ligou o sentido do que dizia ao contexto mais amplo que estava abordando.
Rayon:
December 6th, 2009 at 1:47 am
Mas outra coisa é que o texto que tá aí não vai se modificar e acho válido os comentários do Sétimus, Daniel e outros que li aqui, mas acho desnecessário essa tentativa do autor em ficar rebatendo comentários. O texto dele já foi divulgado, agora aguenta. Quem fala o que quer sempre acaba escutando o que não quer. Se o autor tinha tanta certeza e confiança no que tava dizendo ao extremo de expor em um blog sem se importar com as consequências do que estava sendo dito, então deixe que os outros comentem livremente. Ou então na próxima vez não fique expondo esses textos publicamente, mostre apenas para seus conhecidos cientistas que pensam como você, Otavio. Isso vai poupar seu trabalho de ficar comentando em seu próprio texto…huahuahua
[Responder]
Concordo com toda uma galera consciente que comentou aí atrás e principalmente com o Sétimus que foi o que falou mais.
Se para esse Otavio, dono do texto, o mundo tá ótimo, que a ciência tem tudo sob controle e tem respostas para tudo…então tá… que ele continue ignorando tudo ao seu redor e se fechando em suas verdades… continue considerando o fim do mundo apenas não ter um tênis da modinha da época… quem sabe quando o mundo estiver realmente acabando – seja em 2012 ou em qualquer outro ano no futuro – ele ainda esteja vivo nesse planeta e, melhor, usando o seu querido tênis…só vai ser uma pena o tênis não poder salvá-lo do fim… de ser consumido por quem ele ajudou a consumir irresponsavelmente sem culpa e ainda ajudou a divulgar a idéia suicida como se fosse uma piadinha inocente no final de um texto sem importância…
[Responder]
Muito boa discussão, eu acho que até bem produtiva até agora.
Eu só acho estranho o autor do texto falar de algo que pra ele é sem importancia, jah que não se importa com o assunto, pra que comentar? Se eu não acredito em alguma coisa eu não preciso ficar desbancando, ainda mais quando é só pra falar mal. eu tento entender as idéias passadas, os argumentos mesmo que eu não acredite.
Até oq disse aqui o Ismael eu levo em consideração, jah que sabemos da existencia da alma, e se vc não acredita amigo, só lamento, pq eu sei que a nossa alma é oq pode restar, e não um tênis da nike ou dinheiro na conta.
Sétimus é meu amigo e a gente sempre discute as idéias, já tivemos grupos de estudos e estamos voltando a discutir atualmente, cada um com seu ponto de vista, mas todos em busca da verdade, em busca de argumentos, conhecimento… É fácil falar de coisas que vc não conhece e criticar sem entender… É fácil julgar quando a gente acha que está sempre certo.
Nem os cientistas estão sempre certos, e sabemos que o conhecimento anda junto com o dinheiro atualmente, inclusive os filmes, a mídia em geral…em tudo tem um pouco de manipulação, e essa manipulação enfraquece a mente das pessoas, faz com q aceitem tudo, questionem pouco.
Não precisa aceitar algo como verdade se vc não acredita, nem eu mesmo vejo 2012 com tanta certeza, mas por base nos meus estudos e conhecimento eu levo a sério as idéias, e estudo aidna mais, discuto, penso. Quem não lê um livro e não busca o conhecimento está deixando q as idéias dos outros e principalmente as idéias manipuladas influenciem e entre de forma muito mais fácil na cabeça, aumentando assim o capitalismo e o descaso pelas pessoas, pelo futuro do planeta.
Não é preciso pensar num fim do mundo “surreal”, as coisas já estão acontecendo, e mesmo com os olhos tapados vc vai acabar vendo, até mesmo os cientistas q vc tanto confia te assustarem…
Então, minha mensagem sempre é a seguinte: Estude, pesquise e tenha seu proprio raciocínio, não se deixe levar pelo que os outros fazem e falam. Defenda suas idéias e tenha argumentos pra isso.
Abraços !
[Responder]
Otávio:
December 5th, 2009 at 8:15 pm
Del Zeppelin,
O fato do assunto não ser de relevância pra mim não significa que não é pra outras pessoas. Este texto foi publicado pra que outros refletissem com informações diferentes.
Não lembro de ter falado mal dos conhecimentos dos antigos. O que disse é que muitos já previram o fim do mundo e se mostraram enganados; e que outros ainda fizeram uso de subterfúgios duvidosos pra demonstrar sua ligação com o sobrenatural e, assim, dar credibilidade à suas próprias palavras.
Sobre os livros, se os lê – não importa quais sejam – estará sob influência dos outros. Muitos filósofos já falaram sobre isso. Schopenhauer, inclusive, dava muita importância à reflexão, importância até maior que a de ler livros seguidamente, sem ter pensamentos próprios. Nietzsche foi mais longe, no assunto.
Ah, a propósito: acreditar numa proposição não a transforma em proposição verdadeira. Cientistas sabem disso muito bem: as teorias científicas vivem sendo substituídas por outras melhores. Recomendo a leitura deste texto: http://caducando.wordpress.com/2009/02/25/ciencia-uma-definicao-nao-cientifica/
[Responder]
Rayon:
December 6th, 2009 at 2:06 am
Gostei muito do seu comentário , Del Zeppelin… Muito coerente…
O mais engraçado do texto é que o autor fala de um jeito crítico sobre os oportunistas que estão se aproveitando desse BOOM de 2012 , para vender livros, filmes e etc… mas ao mesmo tempo ele tá dentro desse mercado, não consumindo 2012 pq acha tolice – e mesmo assim escreve um texto sobre assunto, será que ele também não é um oportunista? – mas consumindo -querendo consumir- outras coisas como um tênis, que para muitos é uma tolice também. E nesse ponto se encaixa algo que li lá no primeiro comentário do Sétimus que diz assim “Tente colocar bom senso na cabeça de um tolo e ele dirá que é tolice” (Eurípedes)
Tolices por tolices…vou seguir um bom conselho e manter a minha mente aberta para não correr o risco de ser chamado de tolo…hehehe
[Responder]
Discordo, Rayon. O Otávio pode sim responder aos comentaristas, e isso é mais do que bem vindo. Além de corriqueiro, se você já circulou pela blogosfera. Se trata de apontar interpretações de seu texto que ele julga equivocadas. E há equívoco pra danar, viu? E divagações – até alma já meteram no meio.
O ponto central do texto foi mostrar que profecias existiram e existem aos montes e nunca acertaram coisa nenhuma. A não ser aquelas do tipo Mãe Diná: “Vai morrer alguém famoso no próximo ano”; ou do tipo brincalhona: “Vou jogar essa moeda pra cima, e vai dar cara ou coroa”. Os dois tipos são imprestáveis, e eu ainda estou para encontrar um profeta que valha mais que um tênis, já não digo Nike McFly, mas um mero All Star surrado.
E outra: você realmente não entendeu meu comentário anterior. Devo ser pior de ironia do que imaginava. Mas enfim.
[Responder]
Rayon:
December 6th, 2009 at 2:41 am
Entendi sua ironia…só que tentei usá-la da forma como eu queria…huahuahua Concordei com o que vc disse de forma literal, sem considerar a ironia.
Não disse que ele não podia responder aos comentaristas… disse q já tá sendo desnecessário…só disse que tá passando do ponto… ele praticamente só se manifestou nos comentários daqueles que tiveram coragem de falar de forma mais direta…acho que ficar enchendo o saco sendo repetitivo comentando o comentário dos outros para defender suas crenças é meio infantil.. cada um tem sua opinião, ele manifestou a dele no texto e muitos tentaram complementar o que ele disse no texto, pq acharam que ficou meio vazio ou q ficou meio contraditório ou sei lá mais o q… mas ficar pegando no pé assim parece quase como uma espécie de repressão…daqui a pouco quem ñ tiver muito saco nem vai comentar algo útil aqui com medo de ser censurado pelo autor… ninguém vai falar mais nada..vai ficar todo mundo usando ironias, piadinhas ou dizendo amem para o que o cara diz… e ele vai ficar com a palavra final..sendo q ele já teve a palavra inicial…
Eu só comentei aqui nesse texto do blog por causa dos comentários que eu li…pq se fosse pelo texto…passaria longe… ñ me acrescentou nada… só coisas batidas… quadradão d+ para meu gosto, mas…tem gosto pra tudo…hehehe
[Responder]
Rayon:
December 6th, 2009 at 2:44 am
P.S. Dizer que profecias nunca acertaram coisa alguma é generalizar d+… pq depende do tipo de profecia q vc tá analisando e do q vc considera profecia… pq muitas precisões astronômicas feitas no passado foram confirmadas com a ciência atual…se vc considerar todas as previsões feitas pelos antigos como profecias aí o q vc disse fica meio fora do eixo…mas concordo q tem muitas profecias e previsões mais esotéricas q seguem o exemplo da mãe diná… um outro exemplo também são as previsões astrológicas dos jornais…
p.s.2 Vc generalizou de novo ao dizer que tá pra ver um profeta valer mais do q um tênis…só por ser um humano o profeta já vale mais do q um tênis..a não ser q vc ñ ligue muito para a vida humana e a despreze….aí sei lá…é seu gosto tb…huahuahua Acho q hitler deveria pensar algo semelhante, mas em outro contexto….trocando um pouco os “objetos”….huahuahua Se pelo menos dissesse que tá pra ver a profecia de um profeta valer mais do q um tênis..aí faria um pouco mais sentido…hehehe viu? o q as pessoas dizem as vezes de forma inocente para manifestar um pensamento acaba saindo de forma meio vulnerável a várias interpretações q seriam evitadas com um pouco de atenção ou sensibilidade com o assunto e o q está sendo dito…
E tem outra…aquela história q dizem de q gosto ñ se discute é lenda…gosto é o q mais se discute…mas ninguém dá o braço a torcer…pq os gostos são pessoais…particulares…aí fica nisso aqui… ñ há nada de mto útil aqui…o q mais vi de útil foram os comentários para refletir e ñ os gostos e crenças defendidas pelo o autor…afinal…ñ tô nem aí se o Autor desse texto gosta do tênis da nike e quer comprar no futuro…hehehe
[Responder]
Otávio:
December 6th, 2009 at 9:13 am
Daniel,
não adianta discutir com o Rayon ou o Sétimus. O texto fala em profetas do apocalipse, eles misturam com qualquer tipo de profeta; fala em fim de mundo em 2012 como “previsto pelos maias”, eles misturam com consumismo exacerbado e outras possibilidades de fim do mundo – que, sim, você acertou, pode acontecer a qualquer momento, mas ninguém previu a data, e isso inclui os maias -; quando seus comentários são discutidos pelo autor do post eles se sentem censurados, tolhidos; mais: argumentam pra que me cale porque acham que não devo mais falar sobre meu próprio texto (num ato de, bem, censura); quando você fala com ironia, eles mudam a interpretação do texto deliberadamente pra que suas palavras fiquem em seu favor. Eles não precisam defender o próprio ponto de vista — que é tangencial ao texto à medida em que mistura assuntos não refletidos aqui num mesmo saco – ou se preocupar com o alheio. Falem à vontade.
O texto tá aí. Exposto pra quem quiser ler e discutir.
[Responder]
Rayon:
December 6th, 2009 at 1:24 pm
Otávio…O que tá escrito…tá escrito… O todo é maior do que a soma das partes…Agora se vc só consegue ver as partes do seu texto que te interessam…aí é problema seu… consumismo, sua atitude de censura, tá tudo aí…mas pior cego é aquele que não quer ver…e pior ainda é aquele que diz e depois diz q ñ disse ou que ñ se trata daquilo q interpretaram…vc é apenas um fruto da sociedade…pena que vc não se questiona para se tornar consciente do que faz e diz…mas tenho esperança…muita gente aqui q comentou tem a mente aberta…a humanidade ainda tem chance…
Não adianta ficar defendendo quem te defende e criticando quem te critica…ñ há evolução nesse tipo de atitude fechada…mas…se vc ñ acha isso…meus pêsames!
[Responder]
Tantas marionetes reproduzindo comandos invisíveis; existem tantas ferramentas para manipular o gosto e as crenças dos outros usando apenas a credibilidade adquirida com tempo, apenas por criar coisas para agradar as pessoas, para mantê-las em seu estado de paralisia, mesmo q elas tenham q pagar para tê-las.Como a tv, a ciência, a internet…mas como todo mundo aceita tudo.aí fica fácil manipular, ate sem querer a manipulação se propaga; é uma beleza.rs
é até engraçado o desespero das pessoas ao defender suas crenças tentando negar as incertezas de seu futuro, a mediocridade de sua vida na Terra e todas as condições humanas q tornam todos escravos sem perceber. Isso é Bom para alguns… Pobres humanos… Torço para q em 2012 a agonia de todos tenham fim…ou talvez não…rs confesso que isso aqui é divertido…principalmente para sadomasoquistas.rarara
[Responder]
Daniel:
December 6th, 2009 at 3:00 pm
Anu, você escreve muito e não diz nada. Aliás, Anu não: Rayon. (Como editor deste blog e moderador dos comentários, não pude deixar de notar que o IP é o mesmo – 189.1.52.118)
Aliás, Rayon não: Eduardo Ishikawa, “outro” comentador com o mesmo IP, que estou movendo para a lixeira de spam. Nada pessoal.
[Responder]
Rayon:
December 6th, 2009 at 8:26 pm
E aí, vai continuar jogando a opinião e as explicações dos outros no lixo como forma de defender as suas verdades? Espero que dessa vez ñ…
Mando aqui, esse comentário, pela terceira vez., com a esperança de que dessa vez vc (seja lá quem estiver aí agora) aceite meu comentário aqui. Prometo que depois dessa eu deixo vcs desse blog com suas verdades particulares.rs
Você pode ignorar o que eu digo, mas permita que as pessoas tenham acesso aos comentários…elas tem direito de ler os comentários assim como tiveram paciência de ler esse texto.
Amigos não podem nem se reunir no final de semana para comentar em um texto dando suas opiniões usando um mesmo pc, pq são censurados. Claro…tudo tem q seguir as suas condições..seguir aquele controle (ou censura?) ..mas ignoram as possibilidades (mais uma vez e em outra situação)… e o que há do outro lado que vcs desconhecem…Ou vc queria que todos meus amigos tivessem laptops ou levassem seus pcs para uma festa. E eles só comentaram, pq eu fiquei pela madrugada comentando aqui enquanto eles curtiam a festinha aqui em casa, aí eles entraram para comentar tb. Eu estava achando que Daniel e Otavio eram a mesma pessoa com nomes diferentes (ainda desconfio), mas agora tá tudo mais claro… para defender tanto o autor do texto eu já sabia que vc tinha o rabo preso…é o editor desse blog e moderador do blog. Então pra mim nada do que vc disse vale muita coisa. Vc apenas vai ficar defendendo quem te interessa e censurando quem tem algo a dizer. Ainda mais expondo os comentaristas com suas insinuações tentando ridicularizar a todos como vc acabou de fazer. Exibindo ip e tudo mais. Não tem outro argumento, ñ? Já tava estranhando. Ninguém consciente defenderia o ignorar e outras coisas desse texto e os comentários do autor da forma como vc fez. Mas isso é bom..apenas confirma tudo que eu falei..dessa vez foi a censura e a falta de respeito pelos comentaristas. Mas a falta de tato e sensibilidade, sem imaginar outras possibilidades e acreditando apenas naquilo que convém aos seus interesses, parece que é um mal que vc compartilha com o autor do texto. Vcs, antes de criticar, mais uma vez ñ pararam pra pensar nas possibilidades.Tudo bem..quanto mais vcs tentam defender coisas “inúteis”, mais vcs são atacado por suas próprias palavras e atitudes, confirmando tudo que foi dito anteriormente.Se vc acha que ñ…então…ignore também…é a especialidade de vcs mesmo, né? Gostaria apenas que vcs tivessem mais dignidade e tivessem respeito pelas pessoas que comentam aqui, afinal, o mínimo que vcs podem fazer para tornar isso aqui produtivo é aceitar os comentários de todos, mas se nem isso vcs conseguem fazer…preferem censurar para defender suas verdades absolutas, então tá…espero que vcs pensem nisso tudo tb…para tentar crescer como seres humanos com pensamentos mais elevados, questionadores e conscientes …
[Responder]
Bem, a única coisa que eu vejo que está sendo bom de discutir é como certas pessoas são fechadas, criam um padrão de pensamento(ou compram um) e não conseguem analizar os fatos, principalmente os de mais importancia.
Muita gente se diz cristão, religioso, e portanto só faz aquilo que agrada, ou seja, não cumprem todos os deveres e as regras que tem que ser seguidas.
No caso do autor do texto eu só acho que devia analizar o conjunto de coisas, de fatos, não exatamente uma profecia. Te digo q o calendário Maia não é a única fonte de informação sobre o ano de 2012, e talvez por isso tenha ganhado mais credibilidade. Os Maias foram uma civilização super avançada e nem digo pra época que viviam, pq eu acho que eram mais avançados do que a sociedade de hj, pq se fosse o contrário não estaríamos vivendo como ignorantes que destroem o próprio lugar onde vivem. Existe muita coisa ainda a saber sobre esta e outras civilações, como por exemplo sobre um famoso mapa de um almirante chamado Pire Reis, q na época mostrava a terra vista de cima, como o mapa mundi mesmo. E como isso seria possivel, se isso hj só é possivel com todos os equipamentos avançados? Tecnologia extraterrestre?Não sei… é possivel e estudo essa possibilidade, jah que o universo é infinito e não consigo imaginar q num espaço tão grande possa ter apenas um lugar ocupado, ainda por cima muito mal ocupado, e pra isso temos algumas questões a pensar, como por exemplo a semelhança entre várias civilizações que até o ponto que sei, não tinham contato.
Falei tudo isso porque apesar de não ter certeza, eu pelo menos vejo com seriedade, e não com ironias…Seria estúpido ver a crença de qualquer pessoa com deboche, jah q é melhor acreditar em algo, defender uma idéia, do que simplismente criticar oq os outros pensam.
“O fato do assunto não ser de relevância pra mim não significa que não é pra outras pessoas. Este texto foi publicado pra que outros refletissem com informações diferentes.”
Tem certeza, não acha um pouco indutivo o seu texto, com um muito do que vc pensa e pouco do que realmente o assunto fala?
“Não lembro de ter falado mal dos conhecimentos dos antigos. O que disse é que muitos já previram o fim do mundo e se mostraram enganados; e que outros ainda fizeram uso de subterfúgios duvidosos pra demonstrar sua ligação com o sobrenatural e, assim, dar credibilidade à suas próprias palavras.”
Muitos já previram, como por exemplo Nostradamus… mas mesmo não tendo acontecido na data prevista, mas se sabe q ele era muito bom nas previsões da época dele rs
É estranho né dar valor a uma visão, coisas que os olhos não ve, dar valor só ao que a ciencia pode provar…a maioria não acredita mas acredita em Deus, estranho não?!
Pq defendem tanto a ciencia só quando lhe convém? E antes que pense que sou ateu, saiba que creio em Deus, na bíblia, e tenho esse direito por não ser cético, se eu só desse valor aos cientistas eu nem pisava na igreja.
“Aliás, Rayon não: Eduardo Ishikawa, “outro” comentador com o mesmo IP, que estou movendo para a lixeira de spam. Nada pessoal.” nossa hein, tanta gente usando um pc só hiauia
mas vc disse que o Anu não diz nada com nada, e pra finalizar meu texto eu digo: Ele está certo, pq se não fosse a mídia e se vc não fosse mais um escravo do capitalismo não ia querer comprar um tenis da nike, pq se for por questão de conforto acho que existem mais baratos, talvez até mais bonitos..mas como todo mundo usa e vc quer pegar aquela mina gata patricinha… Eu tb compro tenis bonitos, relaxa rs
[Responder]
Considerações finais, eu postei meu comentário aqui e reforcei que o fim do mundo está mais pra causas de responsabilidade do homem, consumismo, ignorância, e outros problemas ecológicos, aqui poderia ser um ótimo local para expor as opniões coletivas no entanto virou bate rebate, espero que esse texto não seja censurado pois afirmo que achei anti ético o moderador expor que um determinado usuário postou comentário como sendo outra pessoa, o mundo poderá acabar daqui a 2 anos mais por causa do homem consumista/materialista que por causa de um meteorito, esse assunto está contido a ALMA HUMANA, porem vi um certo preconceito no moderador pois usou essa palavra para diminuir a opnião do outro colega.
Agradeço ao Otávio, Septmus, Rayon, Juno, Eliza H.X,., Jose Luis, Derlon, Diego, Galzú e Daniel. A todos um grande abraço, vejo vocês no futuro.
[Responder]
Meus amigos,
o mundo está acabando e isto é um fato. Mas saibam que não será uma previsão maia, ou um meteoro gigante, ou vírus mortal epidêmico, ou qualquer outra baboseira que ouvimos todos os dias! Os responsáveis pelo fim do mundo, somos nós mesmos, a raça “inteligente e soberana”, os que fazem tudo para seu próprio benefício e nunca pensam nos resultados catastróficos que essas decisões levam!!! Enquanto a ignorância e a ganância humana forem maiores que a vontade de viver e o sentimento de liberdade o mundo já terá acabado!!!
Um abraço à todos!!!
[Responder]
isso aqui é um blog de crentes??????????
[Responder]
Não é cara…Mas eu realmente acho que algo vai acontecer, não exatamente o planeta vai acabar por causa da destruição dos Seres humanos… Isso já é obvio demais pra mim, e prefiro acreditar que algo vai mesmo acontecer, pq de acordo com as previsões, isso seria algo bom.
Infelizmente muita informação tem sido distorcida e é isso que sempre acontece quando alguma verdade está pra aparecer…Eles jogam a informação meio de forma aérea pra que seja espalhada dessa forma, pouco séria…banalizada…ridicularizada.
Mas eu defendo apenas que qualquer assunto seja estudado, e não menosprezado. Lembrem-se que muita gente já foi chamada de louco e alguns até mortos por defender uma realidade diferente do que a massa acredita e oq é impróprio para o sistema, pensem nisso… Não queiram simplismente ignorar tudo que veem, questionem, pesquisem, nosso conhecimento é pequeno demais pra nos considerarmos donos da verdade. No final, como humanos, nós estamos na parte pior da hierarquia, e ninguém quer que saibamos a verdade sobre tudo.
abraço !
[Responder]
Del Zeppelin.
Caro colega, gostaria que vc estivesse errado, que essa intuição não estivesse correta enfim. Esse encontro em Compenhague dos líderes tem deixado com uma pulga detrás da orelha, se todos sabem a maneira de amenizar a catastrofe ambiental aquecimento global prquê ninguém quer gastar dinheiro? Sabe-se que os custos de nível caótico seria 20 vezes maiores, será que a terra será como naquele filme ”Inteligência Artifícial”? ou será mesmo que acontecerá algo que seja de origem natural? Sem acesso a dados técnicos só podemos usar o que temos em mãos já que o problema ambiental parece ser pra mais alguns anos e nem temos um sinal de nível assombroso devemos mesmo é esperar pra ver. Eu moro em Recife a 1200 metros do mar, a orla de olinda dá sinais do elevamento do nível do mar e outras cidades vizinhas estão sofrendo desse problema misto. Em caso de uma catastrofe eminente eu serei um dos primeiros a ser extinto.
Abraços!!!
[Responder]
Adir Tavares:
December 14th, 2009 at 7:04 pm
Vejam aqui uma opnião bem diferente daquilo que pensamos, vale a pena:
http://www.band.com.br/canallivre/videos.asp
[Responder]
Luís Carlos M de Lima:
December 14th, 2009 at 7:37 pm
Muito bom Adir, Valeu apena escutar mais um pouco esse tema. Desde já sou grato.
[Responder]