Submarino.com.br
compre no Submarino por aqui e apóie o Amálgama

Rio 2016 – Medo, despeito e reclamações

5–10–2009 --- Envie para um amigo

por Camila Pavanelli – O Rio vai sediar as Olimpíadas de 2016 e esses foram os comentários de algumas das pessoas mais queridas e amadas da minha vida:

“Olimpíadas no Rio, e daí? Não sei por que essa empolgação toda…”

“O Rio é que vai se dar bem… E a gente aqui de São Paulo é que vai ter que financiar! O Rio vai receber tudo do bom e do melhor, enquanto São Paulo só se fode!”

“Gentém, o Lula vai falar de improviso… Que medooooo!”

“O pior é que eu vou ter que pagar ainda mais impostos!”

 
Queridos amigos e familiares. Eu amo todos vocês e espero sinceramente que me perdoem — porque algumas burrices e idiotices eu não posso deixar passar:

 
1) Se você acha que não é grande coisa o Rio sediar um evento como as Olimpíadas (aliás, essa expressão nem faz sentido, pois não existe nenhum outro evento no mundo “como as Olimpíadas”. As Olimpíadas são um acontecimento absolutamente único e à parte de tudo no mundo), eu preciso perguntar: o que, então, é uma grande coisa para você? O que exatamente você está esperando acontecer, na sua vida ou na história das nações, para poder comemorar? A paz mundial?

( Se você não entende o peso simbólico da coisa, nem continue a ler este post, que não vai adiantar. )

 
2) Deixa ver se eu entendi. Você está mesmo sugerindo que o Brasil, que tem a sorte de possuir a cidade mais linda do mundo, indicasse São Paulo para sediar as Olimpíadas. Posso até imaginar todo o charme e malemolência da campanha de divulgação da nossa gloriosa metrópole, com imagens da Ponte da Marta e da Árvore de Natal do Ibirapuera num cartaz cinza-fumaça.

( Não tenho o menor pudor de tirar sarro da minha cidade justamente porque gosto muito dela. Naturalmente, o ponto é: bairrismo numa hora dessas?! )

 
3) Se você acha que o governo Lula foi o mais endemicamente corrupto da história do país e que o Sarney, há cinquenta anos no poder, só agora passou a ser um acinte e uma afronta aos princípios éticos da nação… Tudo bem, eu não vou discutir com você. Pode continuar vivendo nesse seu mundo assombrado. Agora, daí a achar que o Lula, o presidente aprovado por 84% da população e aplaudido por realizações como essa no mundo todo, não vai saber fazer um discurso à altura do país que ele governa. Você é ingênuo a esse ponto, ou é só má-fé mesmo? 

( Para deixar bem claro: estou com o mensalão entalado na garganta tanto quanto você, querido amigo e familiar. Mas não é do meu feitio brigar com os fatos. )

 
4) Se você sinceramente acredita que o governo só te fode com esses impostos escorchantes, sugiro a leitura deste texto.

*

Há toda uma tradição no pensamento contemporâneo, pós-moderno e ___________ (insira aqui o adjetivo acadêmico de sua preferência) segundo a qual, para compreender bem a realidade, é preciso ser pessimista. Nesta concepção, o otimismo é para os idiotas, que não veem o horror e as desgraças do mundo.

O problema é que, no Brasil de hoje, ser pessimista é que é estar completamente fora de contato com a realidade.

O Brasil de hoje pede trabalho — e também riso e celebração.

Se você não vê isso, só o que posso fazer é lamentar. Porque a história está acontecendo agora, e ninguém vai lhe chamar para vê-la passar.

Leia também:

Receba os próximos posts no e-mail

31 comentários:

  1. Daniel (5–10–2009 10:46 pm)

    Assim que saiu o anúncio, me disseram que os traficantes do Rio vão ficar com todas as medalhas de ouro. Às vezes a autogozação do brasileiro vai longe demais :-p

    [Responder]

  2. Rio 2016: As Enfadonhas e Previsíveis Reações da Classe Média Brasileira – Recordar, Repetir e Elaborar (5–10–2009 11:08 pm)

    [...] the RSS feed for updates on this topic.Powered by WP Greet BoxPor favor, leiam e ajudem a divulgar meu novo texto no Amálgama antes que a crítica às reações da classe média fique ainda mais clichê do que as [...]

  3. Ronaud Pereira (6–10–2009 12:58 am)

    Otima mensagem!!!

    Eisenhower: O mundo pertence aos otimistas; os pessimistas são meros espectadores.

    [Responder]

  4. mauro tatini (6–10–2009 1:08 am)

    tem gente que não sabe se expressar – simples. Nem por isso não devem ter a opinião descartada (dizem que “saudade” não tem tradução para o ingles – a palavra talvez, mas o sentimento existe em qualquer lingua). Voce mesmo já me acusou de “não fazer sentido” – por pura preguiça (e falta de vontade) de querer/tentar entender. A crítica é válida: Rio, São Paulo, Curitiba, Salvador… não importa a cidade: O BRASIL não tem condição de sediar uma olimpíada. Enquanto em chicago os moradores faziam passeata CONTRA chicago 2016, no Brasil se faz festa, como se ganhar a nomeação fosse final de copa, escola de samba vencedora, primeiro lugar na formula um. Tudo o que se ganhou foi uma responsabilidade enorme, e um gasto sem tamanho. A única coisa que se ganha com uma olimpiada é projeção internacional. Isso, hoje em dia, o Brasil tem, nao precisa. O que parece passar desapercebido pela cabeça das pessoas é: 1) transporte. O rio (que é um balneário de tão pequeno) tem um dos piores transitos do brasil. Adicione metade do numero de pessoas que atendeu as olimpiadas de beijing (185 MILHOES), espalhe todo mundo por hoteís em mil cantos (eu nao acredito que absorva, mas vamos dizer que tem hotel pra todo mundo) e quem quiser assistir basquete na quarta que comece a andar no domingo – de carro nao chega, de transporte publico esquece; 2) segurança. Só existe se o pessoal que manda nas favelas deixar. Period. Se decidirem que vai ser festa pra todo mundo, ninguem segura – NEM o exército. Mesmo uma chance pequena disso acontecer já é grande demais.

    3) grana. Quem paga por isso? E como? Nos jogos panamericanos já foi uma vergonha – quadra sendo pintada no dia da abertura. A “vila olimpica” foi custeada (com super faturamento, que ninguem é de ferro) por ser vendida pra moradores depois dos jogos – conheço quem comprou, não “ouvi falar”. E agora? Poderia se usar isso pras olimpiadas, mas como é que alguém justifica um bilhao de reais em faturas pra pintar e limpar o que já está construido? Ah, mas fazer novo, isso sim, a gente faz – mesmo que custe 3 vezes mais o que custa em qualquer outro lugar do mundo.

    E no final, rola o que rolou com o pan – uma bagunça, uma vergonha, e o carioca (que estava lá, pois “foi lá” – só por isso estou dizendo “o carioca”) se enche de orgulho, ao dizer “ah, vai, até que rolou na boa”. Afinal, é pra isso que a gente (o brasileiro) serve: faz nas coxas, de ultima hora, coloca uma escola de samba pra tocar (“os gringos vao babar, só a gente tem isso!!”) e fica tudo por isso mesmo.
    E o “burro” do americano pedindo trem melhor em chicago em troca de sediar a olimpiada. Gente burra é phoda!

    (em tempo: no panamericano, a promessa foi de que o metro iria até a barra. Não foi. Agora, já disseram que pras olimpiadas “nao vai dar”. Do pan (2007) até 2016 não vai dar? Uma vergonha isso…)

    em tempo (2): “a cidade mais linda do mundo” é comentário de quem viajou pouco pelo mundo – sorry. O Rio tem sua graça – e para por aí.

    [Responder]

  5. Gisela (6–10–2009 4:05 am)

    Caro Mauro, quanta bobagens dissestes, mas como vc mesmo disse, talvez seja porque não saibas se expressar. OU talvez seja porque mores na rua dos Bobos.
    O Rio é, sem sombra de dúvida, uma das cidades mais lindas em que já estive – e o mesmo comentário é ouvido por muita gente que lá esteve, brasileiros e não brasileiros. Aquilo é um desbunde. Negar a beleza do Rio de Janeiro é simplesmente não ter propriedade sobre o quesito beleza em geral. E ,segundo vc, o comentário é de que quem viajou pouco pelo mundo. Quer comparar cidades / países / continentes visitados?
    Ai, concordo, gente burra é relamente o que há.

    [Responder]

  6. Janaina Amado (6–10–2009 8:47 am)

    Ótimo post, concordo inteiramente com vc. Eu quero é celebrar, prelibando a grande festa de 2016 e os benefícios que trará para todos nós, brasileiros. O resto, acho bobagem.

    [Responder]

  7. Alexandre (6–10–2009 8:51 am)

    Que bom ver alguém de São Paulo com bom senso.
    Pra variar.

    [Responder]

  8. fred.k (6–10–2009 9:32 am)

    A única coisa que me deixa triste nessas Olimpíadas é o recado claro para os esportistas que treinam que nem uns loucos sob as piores condições -muitos chegam mesmo a pagar para treinar- de que eles são menos importantes do que meia dúzia de burocratas.
    Eu não vou nem entrar nos méritos da questão da corrupção ou coisa que o valha. Só digo que EU preferia a criação de meia dúzia de centros de excelência esportiva para que em 2016 eu pudesse ver o Brasil ganhando mais do que um punhado de medalhas. Mas aí é uma questão de prioridade: tem gente que prefere festa, tem gente que prefere vitória….

    [Responder]

  9. alex castro (6–10–2009 9:53 am)

    deixa eu ver se eu entendi: o “recado claro” transmitido pelo fato de q o Brasil vai sediar as Olimpiadas é que meia duzia de burocratas são mais importantes que atletas q treinam em condições adversas?? serio mesmo?? é esse o recado q vc viu??

    nao sei nao, mas conheco MUITO atleta profissional e sao eles quem estao mais vibrando com a noticia e DUVIDO q trocassem as Olimpiadas no Brasil por “meia duzia de centros de excelencia esportiva”…

    alias, eu faria até aposta… q em qq grupo de 10 atletas profissionais aleatorios de qq modalidade tem mt mais gente vibrando do que reclamando do Rio2016…

    [Responder]

  10. Adriana Godoy (6–10–2009 10:41 am)

    Acho que seu texto é bastante lúcido e pertinente. Gostei das colocações que fez, dos argumentos. Acontece que a classe média, por mais que Lula faça, não quer enxergar o óbvio. Lógico que o Brasil precisa de muito mais investimento em Educação, Saúde, etc, mas isso não anula a grandeza desse evento no Rio, possível graças à credibilidade do governo Lula no mundo. Realmente, o cara é foda e mesmo que desça indigesto na garganta dessa pseudo-burguesia, continuará causando admiração e será lembrado como o melhor gestor detodos os tempos no Brasil. “Lula, esse mesmo Lula que setores da imprensa brasileira insistem em classificar de títere do poder chavista em Honduras, outra vez passou por cima da guerrilha editorial e da inveja pura e simples de seus adversários. Falou, como em seus melhores momentos, direto aos corações, sem concessões de linguagem e estilo, franco e direto, como líder não só da nação, mas do continente…”http://brasiliaeuvi.wordpress.com/2009/10/02/o-rio-deve-essa-a-lula/

    [Responder]

  11. preliminares « (6–10–2009 12:27 pm)

    [...] é desse tipo de barril [...]

  12. O Afiador da Galiza (6–10–2009 1:33 pm)

    Haverá que analisar polo miúdo se o impacto ambiental e social das olimpíadas se compensa com o impacto económico. Acho que nom. Eu como galego nom queria que fossem em Madrid polo reforçamento do espanholismo e o centralismo que isso supom. Fiquei contente com Rio e o Brasil, já que estas olimpíadas falarám galego (português se vocês preferem). Ora, farám-se estádios para o enriquecemento duns poucos ou vivendas sociais para erradicar os bairros de favelas? Investirá-se em infrastruturas que coesionem a todo o país ou boa parte del ou apenas em hotéis e estradas que vaiam do aeroporto aos estádios para a classe turista burguesa? Se Lula realmente representa a esquerda e os valores que ela encardina e nom apenas a social-democracia, seria de agradecer que os investimentos pugeram perante todo as pessoas e os residentes do dia-a-dia em Rio de Janeiro, fazendo umha gestom ecológica e social e nom um mercado para televisons e multinacionais da construçom e demais máfias.

    Umha aperta (abraço) irmandinha desde a Galiza

    [Responder]

  13. Vanessa Souza (6–10–2009 1:34 pm)

    Vai se foder quem mora na Barra da Tijuca, como eu, onde vão ocorrer metade das coisas no Rio… O trânsito vai virar um caos, vão construir um monte de hotéis, enfim…

    [Responder]

  14. fred.k (6–10–2009 2:23 pm)

    Já dizia um bom e velho ditado: não espere bom senso das pessoas.
    Até o Guga, que deixou de jogar a Copa Davis em protesto à má administração no tênis, estava lá de macaco de auditório dos mesmo burocratas que foram incapazes de aproveitar o momento em que o tênis adquiriu popularidade para tentar alavancar um projeto sério de criação de tenistas de elite.

    É uma pena que nosso atletas tenham, em sua maioria, visão tão estreita de mundo…ou talvez o apoio aconteça porque a grande maioria viva de esmolas do poder público, vai saber….

    E cá entre nós, desses que estavam fazendo festa, pouquíssimos vão chegar em 2016. Quem vai chegar lá é a molecada que tem hoje 10, 14, 18 anos. Essa molecada que treina nas diversas modalidades nas mais adversas condições.

    E aí, só mais uma lembrança do Pan: o estádio João Havelange tem uma pista de atletismo de primeiro mundo…e que está fechada. E esse não é o único exemplo de subutilização -ou não utilização- da estrutura do Pan. Tem as raias de remo, as piscinas as…bem, acho que já deu pra entender….

    Então sim, o recado é claro: preferimos investir em nosso empreiteiros a investir em nossos atletas.

    [Responder]

  15. Lelê Teles (6–10–2009 2:37 pm)

    Bom, isso chama-se complexo de vira-latas. Mas como diz a Bíblia: NEM SÓ DE CÃO VIVERÁ O HOMEM!

    [Responder]

  16. Luciano (6–10–2009 6:19 pm)

    Camila,

    Não quero questionar a Olimpíada, o que disseram seus amigos ou familiares, o que você disse, o Lula, o Rio ou São Paulo. Não quero questionar, mas fazer uma pequena observação sobre sua forma de se expessar. Para quê tanto desrespeito com outras opiniões? Por mais absurdas ou idiotas que possam parecer aos olhos do que as julga, por que não argumentar educadamente?

    Não me leva a mal, ok? É só uma observação.

    Sim, é melhor ser otimista. É bem mais produtivo e, com certeza, sempre existem muitas razões para esta conduta. Nosso mundo nunca foi muito diferente, já que, até agora, nós mesmos ainda não evoluímos tanto assim. E, como esse mundo foi criado por nós…

    Um abraço.

    [Responder]

  17. Bosco (6–10–2009 8:26 pm)

    Paulistas com inveja do resto do Brasil? Isso não é novidade! Eles não se acham brasileiros.

    [Responder]

  18. gerusa (6–10–2009 9:55 pm)

    Eu realmente queria celebrar de todo a vinda das Olimpiadas para o nosso país. Mas confesso que a experiência do Pan me deixou um tanto quanto receiosa sobre o sucesso desta empreitada. E digo como tal, não só a conclusão das instalações sem desvios de verba, mas todo o conjunto do antes, durante e depois. Que deveriam englobar a cidade em um projeto de reurbanização e de utilização destes espaços, depois dos jogos, para o beneficio geral (criação de programas de incentivo ao esporte com crianças e jovens, além de atração de outros eventos, por exemplo) dentre outras coisas implicitas. Mas, a experiência do Pan sempre vem na minha cabeça, e coloca novamente o meu pé atrás.

    Não sou adepta dessa visão de que tudo é uma merda, mas também sair pro abraço e ficar super feliz sem pesar os prós e contras não deveria fazer a linha de ninguem, em um país com coisas tão urgentes quanto o nosso, Olimpiadas são legais e levanta o ego do povo, mas isso inevitavelmente não chega nem perto dele, afinal quantos terão a oportunidade, no próprio Rio, de ver os jogos ao vivo?

    Desejo mesmo, do fundo do meu coração, que tudo de certo desta vez, e saberei reconhecer se der certo, mas até lá devemos ser felizes de olhos abertos.

    [Responder]

  19. romério rômulo (6–10–2009 10:31 pm)

    estou com você, camila.
    um abraço.
    romério

    [Responder]

  20. mauro tatini (7–10–2009 4:23 am)

    @gisela: ah, jura que voce leu uma coisa e entendeu outra? que pena. Quanto ao rio, é uma “cidade feia construída em uma paisagem bonita”. Como eu disse, tem seu charme – mas a “cidade mais bonita do mundo” tira até o mérito da frase: NENHUM lugar é o mais bonito do mundo. E quando quiser, a gente compara os lugares visitados sim, sem problemas – é só avisar.

    @fred k. : exatamente! E quem nao estiver se questionando sobre isso, não está preocupado em se informar, ou só liga pra pizza + samba mesmo (concordo MUITO com o “Então sim, o recado é claro: preferimos investir em nosso empreiteiros a investir em nossos atletas.”)

    @ gerusa: pois é, eu sempre fui “hóspede” da barra, quando no Rio – e acompanhei bastante a estória do Pan. Quando se fala por aí que “os pessimistas estão tomando conta do país”, que o “otimismo é o que falta, hooray pra quem gostou da nomeação”, não pensa nem nisso: não estamos falando de 50 anos atrás, de um país remoto; nem de 26 anos atrás, quando a copa Jules Rimet foi roubada no Rio – estamos falando de um brasil/rio de 2 anos atras! O Pan acabou de acontecer!!! Existe uma diferença grande entre pessimismo e realismo. “sair pro abraço e ficar super feliz sem pesar…” é ótimo. É disso que estamos falando, mais nada.

    @ luciano (vide @ camila)

    @ camila: achei de extremo mau gosto isso de que quem quer que não tenha a tua opinião é porta-voz de “burrice” e “idiotice”. Não existe necessidade disso: voce gostou? Great. Tem gente que não concorda. Aliás, eu (e quem nao concorda) deixou bem claro os medos que tem: Custo da olimpiada; falta de transporte publico decente; estrutura hotelar; acima de tudo, falta de segurança. Voce concorda com o Rio sediando a olimpiada porque… qual o motivo mesmo? “O rio é a cidade mais bonita do mundo” não é motivo; “o Lula tem um nivel de aprovaçao de 84%” é menos motivo ainda, já que uma olimpiada deveria ser livre de política (não é, mas deveria); “o imposto pode subir e tudo bem” também nao pode ser motivo – qual É o teu motivo mesmo?

    Listen, todo mundo espera que dê certo. Ame ou não o rio, o brasileiro nao gosta de passar carão – e prefere que o rio faça um show disso tudo do que o contrário. Mas “ser otimista” num pais que constantemente te prova que prédio-construído-com-areia-da-praia-que-desaba-e-mata-um-monte-de-gente não leva ninguém responsável à cadeia (nem a receber o dinheiro de volta – Norton Nascimento, ator que morreu faz pouco tempo e meu colega de faculdade, morreu sem receber o dinheiro de volta) é coisa de garotada. Existe uma responsabilidade grande com tudo isso, e a preocupaçao DEVE existir. 76’s Montreal “30 anos de débito por causa das olimpiadas” e 72’s Munich “massacre-setembro-negro” não foi coisa de pessimista, nem de otimista – foi realidade. Quem tá preocupado, se preocupa com isso. Nós, os idiotas e burros, como voce disse.
    Espero muito que essa “história que não vai me chamar pra ve-la passar” seja só de festa, samba e esporte. Mas tenho medo, muito.

    [Responder]

  21. fred.k (7–10–2009 9:44 am)

    Complexo de vira-lata é achar que agora, SÓ AGORA, seremos um grande País, porque temos o aval mundial dado tanto pelas Olimpíadas quanto pela Copa do Mundo.
    Sim, temos nossos méritos nessas conquistas, mas elas não excluem cálculos políticos e econômicos que vão muto além do simplificador -e bobo- reconhecimento internacional, dizer que a comunidade internacional apontou seu dedo de ouro para nossa País e disse: “Vai que é sua, garoto!”
    Para o Rio de Janeiro, só posso esperar que tudo seja feito da melhor maneira possível, com os maiores benefícios que a cidade possa extrair disso. Como a comparação com outros eventos está em voga, espero profundamente que O Rio seja Barcelona, e não Atenas.
    Mas dizer que o projeto olímpico brasileiro é política pública esportiva, aí já vai um trem de dinheiro.
    Digo não à crítica pela crítica, mas esse ufanismo meio anos 1970, meio “Brasil, ame-o, ou deixe-o”, tem cheiro de caserna….

    [Responder]

  22. carlos anselmo (7–10–2009 11:41 am)

    caramba, camila, fiquei surpreso com a qualidade bovina e vira-lata de alguns comentários da classe mérdia leblon-morumbi. que coisa, hein?

    aposto que são os mesmos que se deliciam com os mainardis e tios rei do pig.
    parabéns pelo post, camila e yes, we créu!

    abçs

    [Responder]

  23. fred.k (7–10–2009 1:34 pm)

    Ah, estava mesmo faltando o comentário cheio de binarismo político e de lógica tão pueril quanto a de bush: se não está conosco, está contra nós…

    O debate político no Brasil vai mal…

    [Responder]

  24. A realidade olímpica (8–10–2009 12:03 am)

    [...] post por Guilherme Scalzilli * – Os debates sobre a escolha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016 começaram empobrecidos por radicalismos apaixonados. Entre a cegueira patriótica e o rancor [...]

  25. Jean Garnier (8–10–2009 10:14 am)

    Camila Pavanelli,

    Se existe uma coisa que eu não gosto é dar pitaco no texto dos outros, principalmente quando esses outros são companheiros de trabalho, mas não resisti a tentação.

    Concordo em vários pontos sobre o seu texto. Mas alguns realmente não dá para engolir nem bebendo uma água de coco no calçadão de Ipanema.

    Qual o problema de São Paulo sediar o evento? A próxima Olimpíada será em Londres. Há praias lá? Corcovado? Vista Chinesa? Pão de Açúcar? Artistas globais desfilando para paparazzi?

    Lá há um rio, que lembra muito o nosso aqui chamado Tâmisa e que até serviu de cenário para um filme (Quarteto Fantástico). Até a “Ponte da Marta” também foi cenário em “Cegueira” e recentemente foi capa de um single dos noruegueses do A-Ha…

    Aí eu te pergunto: você já viu alguém nadando na Lagoa Rodrigo de Freitas? Ou por exemplo falando com orgulho do Jardim de Alá?

    Mesmo sendo um pouco distante, aqui no estado há praias que não deixam nada a desejar as cariocas (Guarujá, Riviera de São Lourenço, São Sebastião, Ubatuba), digo isso respaldado por amigos que vivem no Rio e afirmaram que nem precisamos cruzar a Dutra para pegar uma cor…

    Realmente não há evento tão aclamado como uma Olimpíada, há muito maiores!!! Copa do Mundo, Playoffs da NBA e Final de Futebol Americano…
    Não em relação a quantidade de esportistas, mas em relação a audiência e expectativa!!! Só para constar a FIFA tem mais países inscritos que a própria ONU e ninguém, mesmo nas eliminatórias, jamais pensou em cancelar uma participação numa Copa do Mundo, mesmo quando problemas diplomáticos acontecem…

    Já nas olimpíadas há histórias e histórias de países que não participaram de edições…

    O evento é tão decadente que nenhuma seleção de futebol se empolga tanto. E já começou a acontecer o mesmo com o Basquete, visto que os astros da NBA preferem o campeonato regional do que arriscar o pescoço para ganhar uma medalha…

    O Rio de Janeiro realmente é maravilhoso, aliás, a região dita “Cidade Maravilhosa” é que é sensacional. E o resto? Você já foi a Cascadura? Bonsucesso? Olaria ou Ramos?

    Dizer que o “RJ é a cidade mais linda do mundo”, infelizmente, revela um pouco de ufanismo e desconhecimento.

    O esporte é tão desorganizados que, o futebol (um dos maiores produtos nossos de exportação) carioca é falido! Nenhum time fluminense venceu um Brasileiro nesse século e estimativas indicam que o Flamengo tem uma dívida de 300 milhões de reais!!! Por muito menos, na Argentina, foi declarado a falência do Racing há alguns anos…

    Tirando isso eu acho que realmente “chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar o seu valor!!!”, quero ver o legado disso, pq até agora em relação ao Pan…

    Não estou sendo bairrista, só estou apontando incoerências!!! Mas achar que SP não tem condições de sediar um evento desses só pq não tem belas paisagens, é um total complexo de vira-lata. Com base nessa sua observação, tenho pena de Nova Iorque se um dia tentar novamente uma candidatura… e sorte teve Pequim (muito mais poluído que SP) que você escreveu esse post só agora…

    [Responder]

  26. Marok (9–10–2009 11:06 am)

    Acho muito triste ver comentários apaixonados, quando são usados para rebaixar outras pessoas ou lugares. Ficar comparando Rio e São Paulo, por exemplo, ajuda? De que servem essas comparações? O Rio de Janeiro tem paisagens mais bonitas que São Paulo? Tem. O Rio de Janeiro é mais bonito que São Paulo? Aí já complicou.

    O mundo inteiro conhece apenas uma paisagem do Rio de Janeiro. É lindo ver aquela imagem que aparece nas novelas, feitas do helicóptero. Mas todos se esquecem que se o camera-man virar um pouquinho mais pro lado, acabou o encanto.

    Espero que, pelo menos os órgão competentes, virem um pouco suas câmeras e vejam o Rio como uma cidade, não como uma pequena paisagem do Pão de Açúcar (que realmente é deslumbrante). E quem deveria exigir isso é o povo carioca, que, acariciado pelos elogios diários de algumas paisagens da cidade, que agraciados pela presença da maioria dos artistas brasileiros, acaba se esquecendo dos seus próprios problemas.
    Esse é o legado que se espera das Olimpíadas, que o povo seja mais crítico e passe a exigir uma melhor qualidade de vida. Que parem de se sentir felizes através da opinião de quem está bem e na mídia e passem a buscar suas próprias felicidades.
    No mais, torcer pra que dê tudo certo e que impeçam os corruptos de superfaturarem demais nas obras.

    [Responder]

  27. Caroline (9–10–2009 11:17 am)

    gente, sem criticar o texto de niguém mas mostrando minha opinião, niguém está pensando no caos que isso irá causar para o Brasil,

    [Responder]

  28. Edinho Godoy (13–10–2009 7:56 pm)

    Querida, desculpe demorar em responder, só li agora.
    E vai ser rápido, a correria tá grande (a saudade tb, viu???).
    Assisti a participação do Lula na apresentação oficial do Brasil e foi muito, muito boa mesmo. Acho que pode inclusive ter feito uma baita diferença.
    Mas o meu medo em relação ao discurso improvisado não teve nada a ver com os fatos listados por vc. Minha observação foi absolutamente apoiada no histórico do barba. Quando não tem seu texto dirigido, geralmente derrapa, tanto no português (o que é sempre lastimável em se tratando do representante da nação) como nas gracinhas sem graça que insiste em verbalizar.
    Só isso.
    Beijo enorme!

    [Responder]

  29. Edinho Godoy (13–10–2009 8:00 pm)

    Ah, ia esquecendo…
    Não uso “gentém”, nem se me pagarem. Isso foi outra pessoa, né?
    AHAHAHAHAH.

    [Responder]

  30. Edinho Godoy (13–10–2009 8:07 pm)

    AH… e ia esquecendo de novo!!! (ô velhice…)
    Chorei feito criança quando o no me do Rio apareceu naquela fichinha. Peguei a bandeira do Brasil na gaveta e tudo mais!!!
    Liguei pra uma amiga minha apaixonada por esporte e ambos dissemos: ” estamos lááááá”. Porque querida, nõ sei de vcs, MAS EU VOU!!!!
    Aliás, a poupança será aberta esta semana.
    Beijoooooooooooo!!!

    [Responder]

  31. Marco Aurélio Migliorança (15–10–2009 10:14 am)

    Upa Lê Lê, agora vai!
    Gente, pelo amor de Deus!
    Essas olimpíadas no Rio de Janeiro serão as mais caras da história.
    Alguém acha que 30 bilhôes serão suficientes para se reconstruir a cidade, fazer pacto com traficantes, tirar os bandidos das ruas e o mau cheiro do ar e ainda superfaturar cada tijolo assentado?
    A única coisa interessante vai ser essa quarta medalha que estão pensando em instituir, a medalha de Santo Expedito. Vamos ter que rezar muito para o país não sair definitivamente do prumo depois dessa aventura irresponsável e megalomaníaca.

    [Responder]





Para receber os comentários sem precisar comentar