Os demônios da Igreja Universal

por Daniel Lopes – Onde a minha rua começa, lá na avenida, há um templo da Igreja Universal do Reino de Deus. Foi aberto não faz muito. No local funcionava um lava-rápido, antes da igreja de Edir Macedo adquirir a área, erguer quatro imensos muros, um teto de metal em forma de A e buracos nas laterais para auxiliar os ventiladores no arejamento. Na verdade, não fosse o enorme letreiro da IURD na frente, você poderia tomar o estabelecimento como um grande depósito – de material de construção, por exemplo. Do outro lado das duas faixas da avenida, há uma igreja católica. Histórica. De fato, o meu bairro e os vizinhos nasceram em parte em função das atividades dessa paróquia.

Mais para dentro da rua há três bares, com mesas de sinuca e muitos cachorros vira-latas perambulando ao redor, à espera de algum resto de espetinho atirado ao chão, de preferência ainda com alguma carne. Quando, nos dias de meio de semana à noite, os fiéis da Universal começam a gritar para espantar seus males, espantam junto, talvez antes, os cachorros, que latem muito e alto, enervando os bêbados. Os cachorros também latem quando, nas noites de sábado, há briga e quebradeira de garrafas em algum dos bares e nos dias em que há procissão com foguetes em homenagem ao santo católico. Em sua ignorância, os cachorros não sabem diferenciar uma bagunça da outra.

O fato da Igreja Universal ter aberto uma franquia nessa avenida nos últimos anos com crescente movimento de carros e pedestres, desta franquia estar situada bem próxima a uma igreja católica e, por fim, ter a aparência de depósito que tem, está bem explicado em A Igreja Universal e seus demônios: Um estudo etnográfico, pesquisa de mestrado de Ronaldo de Almeira que a editora Terceiro Nome, em parceria com a FAPESP, lança agora em sua coleção Antropologia Hoje. Nos seus primórdios ocupando o espaço que cinemas e teatros iam deixando no rastro de falências, a Universal enfim passou, na segunda metade dos anos 90, a construir seus chamativos templos, como a Catedral do Brás, inaugurada em 2000 em São Paulo. Sem esquecer os templos-depósitos em vários locais do país, invariavelmente próximos a avenidas, pontos de ônibus e outras áreas com grande fluxo de pessoas (trabalhadores humildes, se bem que já há algum tempo a igreja vem partindo para a conquista de fatias das classes média e alta). As localizações próximas a estabelecimentos da igreja Católica, com sua “velha” teologia tão distante dos problemas do homem comum, também estão longe de serem obras do acaso. Nos últimos tempos, aquele que Ronaldo de Almeida considera o tripé que sustenta a Igreja Universal – cura, exorcismo e prosperidade financeira – tem se provado uma isca infalível para milhões de cristãos Brasil afora. Segundo o bispo Macedo, sua igreja é um “pronto-socorro espiritual”.

Roberto Augusto, Edir Macedo e Romildo Soares foram os três cavalheiros que fundaram a IURD. Todos pertenciam, antes, à Igreja Nova Vida, de onde abriram uma dissidência. Edir e Romildo, cunhados, já haviam tentado êxito com certo Salão da Fé (também conhecido, nos informa Ronaldo de Almeira, como Cruzada do Caminho Eterno). No início da década de 80, Romildo (o R. R. Soares) desgostou Edir e acabou se desligando da Igreja Universal do Reino de Deus, fundando a Igreja Internacional da Graça de Deus. No final da década de 80, foi a vez de Roberto Augusto voltar para a Nova Vida. Esse processo consolidou a hegemonia de Edir Macedo, que, ainda no final da década de 80, mudou a sede nacional de sua igreja do Rio de Janeiro (em cujas favelas ela havia nascido) para São Paulo. Baseada em um centralismo financeiro que, ironicamente, lembra mais o Vaticano que outras denominações protestantes e mesmo neopentecostais, a expansão da igreja ia começar pra valer.

*

Entre as curas prometidas pelos pastores da Universal, encontram-se as dos mais variados tipos de câncer. Se você achar pouco, saiba que um folheto da instituição analisado por Ronaldo de Almeida trazia o depoimento de uma fiel que dizia se ter curado da Aids só com o poder da fé. Enquanto os crentes da Universal não duvidam que Aids se pega, entre outros meios, através de relação sexual, esta relação, por sua vez, tenha sido voluntária ou por ofício (prostituição), só pode ter sido obra do demônio.

Obviamente, você não precisa ter câncer ou Aids para buscar cura no templo mais próximo; seria restringir demais o raio de ação.

Para a Igreja Universal não existe meio-termo: o mundo está dividido entre pessoas “libertas” e “não-libertas”, sendo que nestas há a constante atuação do diabo. É ele o causador de todos os males. Uma pessoa que sofre de alguma doença, por exemplo, está possivelmente sendo atingida por algo de outra ordem, um mal diferente daquele tratado pela medicina ou qualquer conhecimento humano – a saber, o diabo (…)

Com a finalidade de diagnosticar a possessão, a Igreja Universal elencou os sintomas mais frequentes que denunciam algum tipo de possessão demoníaca. São eles: insônia, medo, nervosismo, constantes dores de cabeça, desmaios frequentes, visão de vultos, audição de vozes estranhas, vontade de suicídio, vícios, perturbações, dores não diagnosticadas pela medicina e depressão. [págs. 81/2]

É verdade, as informações dessa citação dificilmente ainda serão novidades para alguém, mas o grande mérito de Ronaldo de Almeida está em fazer ligações e tirar conclusões que ainda passam batidas a muita gente (passavam a este resenhista, por exemplo). Ademais, às vezes o livro é muito útil ao desfazer mitos. Uma amostra, e ainda sobre doenças-possessões-curas:

(…) é no mínimo insuficiente o argumento de que as pessoas procuram a igreja simplesmente por não terem à sua disposição serviços de saúde oferecidos pelo Estado. A Igreja Universal promete mais do que o Estado e a medicina podem proporcionar. A cura milagrosa da aids, a cura do câncer sem sofrimento e a cura de outros males são respostas oferecidas à aflição do fiel diante da dor e da morte. Tudo isso é alardeado de forma espetacular nos jornais, templos, rádios e televisão. [p. 131]

Devido a própria natureza do livro, Ronaldo de Almeida não vai além, não passa da análise para a emissão de juízos. Nada impede, no entanto, que nós leitores paremos para pensar que esse tipo de desinformação em massa praticado pela IURD e inúmeras outras denominações é diariamente varrida para debaixo do tapete no discurso dos grupos “democráticos” e “pluralistas”. Tudo em nome da defesa da liberdade de crença religiosa. Nossos respeitáveis veículos de jornalismo raramente lembram o sofrimento causado pela desinformação travestida de salvação – seria descortesia. É impossível levantar a questão de crianças que sofrem por seus pais não permitirem transplantes ou transfusão sanguínea sem passar por “fundamentalista ateu”. Talvez, se seus pais objetassem baseados na crença de que em 2012 o mundo será atingido por um meteoro e apenas os, digamos, “puros de sangue”, vivos ou mortos, serão salvos, talvez então o Estado pudesse interceder para melhorar sua condição, e de quebra mandar os pais para alguma clínica de repouso. Mas, para infelicidade dos filhos, a crença de seus pais é de que a cura como a doença são mandatos divinos, nos quais não se pode interferir; assim, seu sofrimento geralmente é um não-assunto.

*

“ (…) a Igreja Universal”, escreve Ronaldo de Almeida, “constituiu-se em relação ao universo simbólico de seus adversários, ficando parecida com as religiões combatidas”. Estas são as religiões afro-brasileiras – que atraem grande número de pessoas de baixa renda, exatamente a fatia do mercado cobiçado pela IURD.

Como vimos, o exorcismo é um dos suportes da Igreja Universal. Uma obsessão. Ela “apresenta acentuada ênfase, mesmo para uma igreja pentecostal, no sobrenatural e nos malefícios resultantes da vivência equivocada em outros tipos de religiosidade, em particular nas religiões afro-brasileiras”. Nunca perdeu tempo tentando constituir uma doutrina religiosa – que é expressamente condenada por Edir Macedo em seu livro Libertação da teologia.

Ronaldo frequentou diversos cultos em várias cidades e notou um padrão no exorcismo: sempre que o pastor pergunta ao endemoniado “Qual é o teu nome?”, “tem sempre como respostas as entidades das religiões afro-brasileiras, em particular da Umbanda”. Se nos terreiros a possessão é o ponto alto da cerimônia, nos templos a expulsão ocupa lugar de destaque. Não a mera expulsão, entretanto. Antes de deixar o corpo do possuído, as entidades sofrem uma longa entrevista e são humilhadas pelo pastor-exorcista, que, supunha-se, deveria ter mais com o que gastar seu tempo.

As diretrizes foram traçadas, mais uma vez, por Edir Macedo, desta feita em Orixás, caboclos e guias: deuses ou demônios?

Claro que nossos ilustres colunistas não se meterão a dar uma opinião sobre essa infâmia. Desde que um pastor maluco não se meta a chutar uma imagem de Nossa Senhora, tudo bem. Eu não morro de amores por nenhuma religião, incluídas as afro-brasileiras (como diz um amigo meu, espere só até os umbandistas começarem a comprar rádios e tevês), mas não consigo evitar as perguntas: a “liberdade religiosa” exime até a detração de crenças? Uma eventual Guerra Santa – a liberdade religiosa gozada ao máximo? – estaria livre da interferência do poder público?

Mas, retornando, por que Ronaldo de Almeida julgou que a IURD, ao atacar os afro-brasileiros, ficou-lhes parecida? Ora, talvez tenha sido um processo inevitável. Três passagens de A Igreja Universal e seus demônios listam algumas semelhanças:

– Segundo um renomado pastor explica na tevê (e Ronaldo viu, gravou e reviu um sem número de programas de tevê veiculados pela Universal, para detectar melhor seus padrões), o “óleo ungido” que é passado nos pés, mãos e cabeças dos participantes das “sessões de descarrego” é para o “fechamento do corpo”, expressão de uso corrente em terreiros de Umbanda e Candomblé. [p. 70]

– Durante a entrevista com a entidade de posse do corpo: “Da mesma maneira como ocorre nos terreiros – onde há um estado de semiconsciência e é a entidade que fala –, no tempo o endemoninhado perde a consciência, dando voz ao demônios.” [p. 88]

– “A ideia de imanência do sagrado não é tão estranha ao pentecostalismo. (…) Mas a Igreja Universal vai além, pois, se o pentecostalismo reintroduziu a imanência somente nos corpos dos fiéis, a Universal estende esse fenômeno aos objetos [óleos, sais], tal qual o fazem as religiões mágicas, como as afro-brasileiras. Dessa forma, como na Umbanda, a Igreja Universal pode agora utilizar-se de qualquer coisa para a transmissão de suas bençãos ou contrafeitiços.” [p. 108]

*

Além de um exemplar trabalho de campo antropológico (e jornalístico! – vocês precisam ler as descrições de cultos de exorcismo, especificamente páginas 74 a 98), A Igreja Universal e seus demônios é, principalmente em seus primeiros capítulos, um ótimo trabalho histórico. Sim, tudo em apenas 140 páginas. (E, em tempo: a bibliografia consultada e citada por Ronaldo de Almeida vale ouro para quem quer aprofundar as leituras sobre o protestantismo, pentecostalismo e neopentecostalismo no Brasil. Pena que muitas obras sejam difíceis de achar mesmo em sebos.)

No capítulo “Expansão Pentecostal”, Ronaldo explica que o pentecostalismo no país teve início com a Assembleia de Deus e a Congregação Cristã do Brasil, em princípios do século 20. Os fundadores dessas duas denominações saíram, respectivamente, da Igreja Presbiteriana e da Igreja Batista, embora o autor esclareça que “foi no catolicismo popular que os pentecostais realizaram inicialmente com maior afinco seu proselitismo”. O “pai” da CCB foi o italiano Luigi Francescon, que já havia ajudado na criação, nos EUA, da Igreja Presbiteriana Italiana. Já a Assembleia tem sua gênese na Missão Pentecostal Sueca no estado do Pará, obra dos batistas Gunnar Vingren e Daniel Berg. A partir da década de 50 os pentecostais começaram se expandir, graças em grande parte à chegada do missionário estadunidense Harold Williams, que veio instalar sua Igreja do Evangelho Quadrangular.

Ronaldo de Almeida passa apenas muito rapidamente pelo começo do pentecostalismo no Brasil, mas seria interessante desfazer nesta resenha uma falsa associação por muitos feita: entre “(neo)pentecostalismo” e “fundamentalismo”. É verdade que nas últimas décadas as plataformas sociais (contra aborto, união de homossexuais etc.) de um pentecostal e de um batista são bastante semelhantes – e semelhantes mesmo a setores da igreja Católica, particularmente a Renovação Carismática, que Ronaldo vê como a pentecostalização do catolicismo. Mas a forte semelhança embaça uma diferença não desprezível do passado fundamentalista e pentecostal. Precisamos ir aos Estados Unidos do início do século passado, com um parágrafo do monumental livro de Karen Armstrong* sobre os começos do moderno radicalismo religioso no cristianismo, islamismo e judaísmo:

Ao mesmo tempo que os fundamentalistas desenvolviam sua fé moderna, os pentecostais criavam uma visão “pós-moderna” que representou uma rejeição de base à modernidade racional do Iluminismo. Onde os fundamentalistas retornavam ao que consideravam a base doutrinária do cristianismo, os pentecostais, que não tinham qualquer interesse no dogma, retornavam a um nível ainda mais fundamental: o centro de religiosidade pura que existe sob as formulações do credo de uma fé. Enquanto os fundamentalistas sustentavam sua fé na Palavra das escrituras, os pentecostais evitavam a linguagem escrita, que, como os místicos sempre haviam insistido, não poderia expressar adequadamente a Realidade que se situa além dos conceitos e da razão. (…) Os pentecostais falavam em “línguas”, convencidos de que o Espírito Santo descera sobre eles da mesma forma que havia descido sobre os apóstolos de Jesus durante a festa judaica de Pentecostes, quando a presença divina (…) dera aos apóstolos a habilidade de falar em línguas estranhas. [p. 179]

Isso é importante, inclusive, para situar a constatação de Ronaldo de Almeida sobre como a Igreja Universal – que em muitos sentidos está na ponta do processo analisado por Armstrong na passagem acima – esquece o estudo bíblico. Em “inúmeros sermões assistidos”, notou “a pouca preocupação com uma exegese mais profunda sobre o texto bíblico; o estudo da Bíblia parece não constituir um elemento tão central para a vida religiosa. O conhecimento dele por parte dos fiéis é muito limitado, e as pregações não contribuem para aprimorá-lo. (…) Por mais que os pastores afirmem a importância do texto sagrado, o fato é que, em todos os cultos presenciados, o tempo destinado ao sermão foi sempre muito curto.”

Segundo a crença sociológica das décadas 60 e 70, o pentecostalismo encontrou nos nordestinos em São Paulo, que haviam sofrido “desordenamento de valores”, um campo ideal para plantar sua palavra. Ronaldo de Almeida considera essa teoria, mas acredita que a explicação não pára aí. Baseado em teorias mais recentes, o autor vê como determinante para o grande impulso inicial do pentecostalismo a maneira como ele sobrepôs as esferas familiares e religiosas:

As redes evangélicas trabalham em favor da valorização da pessoa e das relações pessoais, gerando o aumento da autoestima e o impulso empreendedor, além de ajuda mútua como o estabelecimento de laços de confiança e fidelidade. (…) Não se trata de programas filantrópicos, como fazem católicos e kardecistas, mas de reciprocidade entre os próprios fiéis moradores da favela (entre os quais, os próprios pastores), simbolizada no princípio bíblico de ajudar primeiro os “irmãos de fé” (frequentadores do mesmo templo). [p. 45]

Assim, os evangélicos tendem a se fechar em si mesmos. Aqueles da favela de Paraisópolis, São Paulo, que o autor estudou, “pouco participam de outros níveis associativos, tais como partidos, sindicatos, união de moradores e lazer. Os cultos competem com outras atividades no uso do tempo livre, além de as próprias denominações suprirem seus fiéis com entretenimento como, por exemplo, a formação de grupos de música, teatro, esportes etc., sempre relacionados à religião.”

Esse fechamento em muitos momentos levou as igrejas evangélicas a uma postura de passividade política, de aceitação do status quo. Enquanto o incipiente pentecostalismo estadunidense contou com duas correntes bem distintas, ainda que em vários momentos unidas por causas “maiores” – os grupos majoritariamente negros, com ativismo político, e os de brancos, com foco na espiritualidade –, o pentecostalismo brasileiro é descendente direto desta corrente mais afastada da política – de onde saíram os suecos fundadores da Assembleia de Deus, por exemplo. “Maior expressão dessa postura política”, escreve Ronaldo, “foi a posição adotada pela quase totalidade dos pentecostais durante o regime militar pós-1964”:

Valendo-se do ensinamento paulino que exorta os fiéis a obedecer às autoridades constituídas, os pregadores pentecostais não fizeram nenhum tipo de oposição ao golpe, nem à ditadura militar. A omissão em relação ao regime, por vezes o apoio a este, caracterizou a posição política pentecostal. Como contrapartida, os pentecostais, e mesmo os protestantes históricos, acabaram recebendo o apoio explícito do regime militar. [p. 28]

Tal apolitismo não poderia estar ausente das pregações na Igreja Universal, hoje em dia. O desemprego e a miséria são sempre associados a trabalhos do demônio. Em Libertação da teologia, Edir Macedo (aliás, bastante querido por alguns setores da esquerda, por conta do enfrentamento com a Rede Globo) põe o desemprego expressamente na conta das entidades afro Traca-Rua e Sete-Encruzilhadas.

*

A esta altura, o leitor esperto já se empertigou na cadeira, franzindo os cenhos: Os evangélicos, apolíticos? E a bancada deles no Congresso? E as investidas nas telecomunicações? Não parecem ações de quem quer se manter fechado em seu círculo de fé.

A contradição é apenas aparente. Os evangélicos, com raras exceções (como a ex-governadora do Rio Benedita da Silva), não entram no jogo político para mudar as regras, mas para aprofundá-las – por meio de atitudes conservadoras nos campos social e moral – e lucrar em cima delas, expandindo seu rebanho – por meio das telecomunicações.

Nota-se com interesse que, enquanto em 1982 os evangélicos elegeram apenas 2 candidatos, em 1986 esse número subiu para 18. Junto a outros 16 deputados eleitos pelos protestantes históricos, o grupo formou uma bancada que conseguiu de José Sarney concessões de rádio e tevê para suas igrejas, em troca de apoio na votação que lhe garantiu um mandato de cinco anos.

Ronaldo lembra que em 1994, ao visitar um templo da Universal na cidade de São Paulo viu afixada na parede interna uma faixa com nome e número (sem indicação de partido) de um candidato a deputado estadual e uma a federal, adornada com a frase bíblica “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor”. No mesmo ano, em Osasco, outro templo e outra faixa, com mais dois nomes e números de candidatos ao legislativo estadual e federal. “O que poderia parecer uma divisão interna nada mais era do que uma estratégia eleitoral para a eleição de um número maior de representantes. Segundo Freston*, a Igreja Universal distribui equitativamente entre seus candidatos os votos que cada templo é capaz de gerar.”

Em 2002, o bispo Marcelo Crivela, sobrinho de Edir Macedo, foi eleito com uma estrondosa votação e apoio da Universal. No mesmo ano, Anthony Garotinho concorreu à presidência; não teve êxito, mas em muitos momentos da corrida eleitoral ameaçou assumir a liderança das intenções de voto. Baseou seu discurso no populismo religioso, pregando contra o aborto, a descriminação das drogas e a união entre homossexuais. Ainda que nas eleições de 2006 os evangélicos tenham perdido cadeiras no Parlamento, ainda formam um grupo bastante significativo e renhido. Atualmente, uma de suas bandeiras é uma anti-bandeira: a oposição ao Projeto de Lei Complementar 122/06, que criminaliza a homofobia.

::: A Igreja Universal e seus demônios: Um estudo etnográfico ::: Ronaldo de Almeida :::
::: Terceiro Nome, 2009, 152 páginas ::: encontre pelo melhor preço :::

—–
* ARMSTRONG, Karen. The battle for God. New York: Alfred A. Knopf, 2000.
** FRESTON, Paul. Protestantes e política no Brasil: da Constituinte ao impeachment. Campinas: IFCH, Unicamp, 1993.

  • http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni

    excelente post.

    • http://talitaesergiofelizes.blogspot.com talita p

      olha meu querido entendo a sua opnião mais so vivendo conhecendo,pra se julgar não cabe a mim ,a voce ou a qualquer outro julgar e sim a Deus !
      e me desculpa mas o que tem a ver doar orgão ou nao que eu saiba a Iurd nao fala nada sobre isso e se fala é em favor da doação pois se morrermos nao levaremos nosso corpo e sim nossa alma!
      com relação a plolitica eu creio que quem quer o bem do proximo tem sim que apoiar os mesmos.olha querido abra sua mente e seu coração conheça antes de agredir com palavras e tambem a igreja não é franquia deixe de ser religioso e seja de Deus de verdade .Não é adorando imagens e monte de santos que ira se chegar a Deus :ele mesmo disse ninguem vai ao Pai se não por mim!
      tudo o que a iurd prega esta na biblia sem tirar nem por .A igreja foi fundada pelo edir macedo verdade mas nao é dele é de Deus!
      Deus abra teus olhos pro que realmente é Dele!
      na fé!!

      • Alessandro

        A Talita P disse que não cabe a nós julgar a IURD mas sim a Deus. Ela está certa e Deus já está julgando esta igreja…. E como Deus é todo sabedoria, poder e bondade, ele sabe o passado, presente e futuro dessa igreja…. Já está tudo escrito. Por isso, aguardem a extinção desta igreja. Mas ela não poderá ser extinta hoje, enquanto existir um povo com uma consciência espiritual tão pobre… Aguardemos o amadurecimento espiritual da humanidade que as coisas vão se resolver por si só.

        • Juliana

          Alessandro ñ espere pela extinção da IURD pq assim como eu aqueles q são da IURD e nascidos de Deus, só sairão d e lá quando Jesus voltar pra nos buscar!Fika com Deus!

          • Isabel

            Que mania que essas pessoas tem de achar que o Deus deles é melhor ou diferente do nosso. O seu Deus é o mesmo que o meu e a sua igreja é sim, uma farsa e uma maneira absurda de se aproveitar das pessoas.
            Infelizmente eu conheço pessoas da sua igreja que já me pediram 20 reais para alcançar uma graça e a mesma conta que o pastor falou que era pra pedir 20 de cada um de seus familiares….quase tive um treco qdo soube…qta hipocrisia dessas pessoas que nao sabem qual é o verdadeiro sentido do amor e da caridade. Nao torço pra ninguém, só para que as pessoas caiam em si, e parem de encher a IURD de dinheiro e vá ajudar um velhinho num asilo ou uma criança com fome na rua!!! Acorda povo!!!

      • http://coitadadevc!!!!!!!!!!!!!! MAria Amaral

        Que pena que vc se deixou contaminar pela lábia desses mentirosos, que usa a palavra da Deus pra se promoverem, para ganhar dinheiro as custas dos trabalhadores fieis, que levantam de madrugada e só voltam para suas casas só a noite, para trazer para seus filhos o pão abençado. E se vc faz parte dessa cúpula, abra teus olhos, e que Deus tenha misericórdia de sua alma.

      • Fábio Sena do Rosário

        Eu quero deixar uma sugestão deixa o ritual de qualquer religião do jeito que é, saber porque não vamos dar conta dos erros dos outros.Cuida de ti mesmo e da doutrina,procura apresentar-te a Deus como obreiro aprovado,seja sóbrio,foge das contendas, as pessoas que se comprometem com Jesus Cristo não tem tempo de falar de ninguém sabe por que? a seara é grande e poucos são os ceifeiros, quando vejo pessoas sem o que fazer me pergunto e se estivesse-mos pregando numa comunidade ou num azilo ou num orfanato ou num hospital ou num manicômio?com certeza teriamos mais proveito,então vamos evangelizar? graças a Deus,fique em paz ////–mente de cristo @ bicuda , org . br –////meu e mail graça e paz.

  • carlos anselmo

    caro daniel,

    depois da resenha só me resta adquirir o livro.

    antes, só uma coisinha que voce tocou tão bem. os políticos, da esquerda à direita, pisam em ovos quando falam em religião. até onde vai o poder público frente à doutrinação que nega o racionalismo do iluminismo e que pode impedir os benefícios de nosso desenvolvimento científico, principalmente no campo médico e educacional? até nas relações de amizade e familiares o assunto vira tabu quando alguém questiona a “idade média” dessas denominações religiosas.
    renegam o homem da autoria dos livros ditos sagrados, confundem mitologia com história factual, exaltam as supostas revelações individuais do sagrado e se quedam em servidão às divindades.

    se prepare para os comentários raivosos, irados e maleducados de alguns de seus leitores que, com certeza, virão em seguida.

    abçs

    em tempo: obrigado pela dica dos portentosos quatro volumes das “máscaras de deus” de joseph campbel. maravilhoso!

  • Daniel

    Obrigado, Anselmo. O livro merece sim sua leitura. Quanto à dica do Campbell, na verdade foi do Biajoni aí irriba.

    Abraço.

  • http://ccc Marcelo

    Da até pena de vc, não sabe o que diz e ainda perde seu tempo…
    Coitadinhooo

    • Juliana

      Concordancia total!Q Deus tenha misericórdia!

  • Joao Rosa

    Imagine o poder de convencimento direcionado para cidadania.
    No lugar da biblia, ensinassem entender e exigir direito basicos , interpetrando a
    Constituição Federal.
    Garanto a voçes que o sistema os taxariam com pesados impostos.

  • elisangela

    “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”
    Caro Amigo, procure conhecer e viver a palavra de Deus, antes de criticar as igrejas que seguem aquilo que está escrito na Bíblia.
    Quando vc adquirir esse santo conhecimento, perceberá que nossa luta não é contra a carne, e sim contra principados e potesdades do mal.
    Aí então, vc entenderá o trabalho das Igrejas.
    Que Deus lhe abençoe e conserve para a salvação.

    • Ezio Jose

      Já lí a Bíblía 13 vezes soib todos os pontos de vista. Em nenhum momento foi ensinado extorquir alguém em nome de Deus.
      Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará.
      Vejo muita mentiras nessas Igrejas e principalmente a IURD, amior campeã de mentiras.
      Pregam o medo. Pregam o poder de Satanás. Não adoram imagens mas vendem fitinhas, anéis, sabonetes, perfumes que dizem ungidos e se usados trazem algum benefício material. Fazem fogueiras santas, campanhas disso e daquilo com o propósito de que o fiél que mais dá $$$ mais recebe.

      • allansantos

        Sr. Ezio, esse seu comentário deve ser aplaudido de pé, por sua coerência e clareza. Só não dá pra entender como pode as pessoas ainda acreditarem e frequentarem a babilônia conhecida por IURD. Creio que o infeliz do Macedo tem parte com o demônio que é cultuado na igreja dele. Ai daqueles que o defendem; quando a polícia vem buscar o bandido, quem estiver com ele, vai pra cadeia também! Que Deus tenha misericórdia das almas daqueles que frequentam essa babilônida cheia da doutrina de satanás.

  • Pingback: União dos Ateus

  • Caio

    Extremamente preconceituoso…

    Não creio que ira fazer sucesso pois parde de uma visão malvada a respeito da igreja, e obiviamente não vai mostrar a coisa como é de fato, visto que ja se forma uma opinião com intuito ruim sobre a coisa; vai ser mais um livro falando mal da Universal – igreja que frequento desde os meus 14 anos, hoje eu tenho 19, e sou muito feliz.

    1º A IGREJA UNIVERSAL é uma IGREJA e não uma FRANQUIA. Isso é uma falta de respeito com bispos, pastores, obreiros e membros da Igreja Universal…

    2º Existe milhões de pessoas que tem a Fé da Unversal, homens e mulheres livres e de pleno gozo mental, logo estão ali pq se sentem bem, e não pq estão sendo enganadas…

    3º TODOS MERECEM RESPEITO…

    mais um livro maldoso e preconcetuoso a respeito da minha igreja…. mais um ou menos um não ira fazer a menor diferença.

    Se vc não concorda, se vc tem outra fé, blz… mas não venha nos critica, não pq nos atinge

    e sim pq vc estara perdendo seu tempo.

    • Dan Jung

      O preconceito é algo da ordem do senso comum, diz respeito aos conteúdos não decodificados pelo cérebro humano e está associado às crenças não validadas que são, geralmente, perpetuadas sem nenhum rigor científico. Tais crenças produzem um estereótipo que massifica o sujeito gerando assim o preconceito que vai determinar o comportamento desse mesmo sujeito.

      Além de ser fidedigno (validado por uma banca de pelo menos três orientadores com autoridade científica), o livro tem muito a contribuir com outras disciplinas. O motivo da indicação no Amálgama é difundi-lo entre aqueles que têm algum tipo de interesse no assunto.

    • Ezio Jose

      Abrir uma loja com a denominação CacauShow ou BigMac é abrir uma franquia. Tem metas financeiras a serem alcançadas. Tem regras ditadas na produção e nos lucros. Qualquer um pode abrir se preencher alguns requisitos.
      Que diferença faz da IURD?

    • allansantos

      Não, Caio, não tem ninguém sendo preconceituoso. Vc é quem está sendo miseravelmente enganado. Somente leia a bíblia, notadamente no Novo Testamento. Atente às palavras do Senhor Jesus Cristo Nazareno. Sua alma precisa de libertação e quem está contente é sua carne.
      Os bispos, pastores, obreiros e membros da IURD serão julgados à esquerda do Unigênito Filho de Deus, verdadeiro Pastor que julgará a todos no juízo final: não terão parte com Deus aqueles que amam e praticam a mentira e serão lançados no fogo eterno.
      Os milhões de pessoas que tem a Fé da Universal (veja que absurdo gritante!!!!) não serão tidos como inocentes pois praticam todo ato de idolatria e culto aos demônios, o que é abominável diante do Deus verdadeiro e com certeza serão julgados por terem usado do direito de livre arbítrio para trilhar o caminho da mentira e blasfêmia.
      Tenha misericórdia da sua alma, corra da babilônia e peça para Deus te mostrar o caminho da verdade antes de ficar aí defendendo a mentira.

      • muitas sao as aflisoeis do justo mais o senhor de todas o livra

        nao e certo somente ler a biblia nois devemos ler a biblia e praticar e irmos a igreja em nome de deus pois o senhor jesus falou honde estiver ate duas pessoas ou mais reunidas no nome dele que ali ele estaveja a importacia das igrejas vamos deixarde criticar as igrejas a faser os trabalhos delas porque ai do mundo se nao fosse as igrejas para emcinar os emcinamentos de deus quanto a o dinheiro deixa que as pessoas ajundem as suas igrejas afinal nao existe igrejas que fucione sem ajudas finaceras dos fies ate a igreja catolicas que recebe ajuda do governo pede ajuda pros fieis nimguem fala nada so porque as igrejas evangelicas prega a verdade muitas pessoas nao aceitam mais eu emtendo por esperiencia propia pois um dia por nao querera nada com deus eu tanbem critiquei muito as igrejas evamgelicas mais ainda bem que deus e misericordioso e mim perduor pois teve ama hora que o que deus tinha pra mim eu nao cocegui com dinheiro nem com farras nem amigos nem parentes nem comdinheiros nem mesmo meu marido deixando a maior parte do salario dele nos baris e eu e os nossos filhos passando necessidades aimda assi quando ele falava que hia pro igreja evangelica buscar ajuda espiritual e mesmo assim eu aimda nao queria aceitar tudo isto porque eu ovia falar que nas igrejas evangelicas era obrigado a dar disimo e nao everdade nas igrejas euconhecia gente que nunca deu disimo e nimguem proibe dele frequentar a igrejaemtao eudigo por esperiencia propia a minha mae era catolica e quando o padre vinha na minha casa eles levava ate as galinhas muito mais coisas do que o que a minha mae ia da isso sim era robo eu nao estou imventando isso aconteceu comigo a minha mae tinha por obrigasao de toda primeira terça feira do mes levar uma quanti pra igreja porque ela era na igreja de um grupo asociada do corasao de jesus e tina algumas das amigas da minha mai que queria ser du grupo mais o padre nao deixava por que as pessoas nao tinha nem uma renda e muitas coisas e nem ci quer nem a vardade eles pregam ete hoje. so emcinam adorar imagem poi veces vejam no livro de isaisas o que deus fala da pessoas que adoram imagem e nao adianta falar pra nao por que eu nao estou imventando e fato e acabou.

    • Robeta

      Concordo com vc plenamente, Caio.
      A questão é que essas pessoas que falam mal, tem preconceito etc… da IURD, elas vivem em um outro mundo, e não conseguem ver, enxergar o que nós da família IURD, enxergamos, portanto cada um no seu lugar… E nós vamos cada dia mais arrebantar!!!
      Abraços; que Deus ilumine a todos que falam mal da IURD.

  • Adriana Godoy

    Um excelente texto, Daniel. Parabéns.

  • Marok

    As dizimistas da Universal que acham que escrevem as coisas para atacá-los:

    Parem de ser achar o gás da Coca, ninguém liga pra vocês. Vocês já perderam o senso crítico, todos sabem que estão alienados do que acontece. Não adianta falar, escrever ou provar nada, pois a lavagem cerebral já foi feita.

    Entendam que quando se escrevem livros ou artigos sobre o assunto, os personagens são apenas os que vivem às custas da franquia (sim, é uma franquia, pois cobra-se taxas e metas para poder usar a “marca”). Os crentes dizimistas só servem para estatística, não costumam ser tema de escritos. Portanto, fiquem tranquilos, nada do que se diz aqui é pra vocês. Ninguém aqui acha que são pessoas ruins, são apenas massa de manobra das pessoas maldosas e desonestas. O que se diz são sobre elas.

    • joao de deus

      Sao os crentes ovelhas, guiadas pelo pastor. Uma ovelha segue, sem perguntar onde está sendo levada, seu pastor.
      Isso já diz tudo sobre eles.
      Grato, e desculpem pela sinceridade.

    • http://talitaesergiofelizes.blogspot.com talita p

      meu senhor nunca fui sustentado pela igreja! e sou menbro a seis anos!

      • Alefi

        isso e verdade eu sou menbro da igraja a 2 anos e nunca vi pastor nehum roubar essas pessoas ai que estão possuida por demonios ai ficam falndo isso cria vergonha na cara eu não ando ai falando mal da catolica pra vocês andarem falando mal da iurd vão tudo pro inferno bando de julgadores quem são vc pra julgar alguma coisa da licença….

        • allansantos

          Alefi, Alefi… Vc precisa mesmo criar vergonha nessa sua cara suja!!! Cala a boca, infeliz! Só assim vc poderá ouvir sua alma que está chorando, gemendo de agonia por estar sendo consumida pela doutrina diabólica da IURD. O capeta conhecido por Edir Macedo é o próprio anti-Cristo pois ensina seus “fiéis” (kkkkkkkk) que basta seguir os dez mandamentos de Moisés para ser salvo. Esse Edir Macedo foi capaz de matar o Novo Testamento!!! Ai daqueles que o seguem!

    • Marcio Ferreira

      Excelente comentário! Os seguidores da IURD sempre se sentem atacados por estes tipos de textos, é uma pena… pois vejo eles- falo por mim – como vítimas de uma organização criminosa…
      E que Deus abençõe a todos nós!
      (independente de instituição financeira a qual façamos parte!)

  • Bosco Ferreira

    E com a obrigação da disciplina “religião” na escola pública, ao invés do ensino da ética, o que podemos esperar das futuras gerações diante de tanto proselitismo Daniel?

  • http://www.overboestar.blogspot.com gerusa

    Caio,

    “Se vc não concorda, se vc tem outra fé, blz… mas não venha nos critica(r), não pq nos atinge e sim pq vc estara perdendo seu tempo.”

    É interessante como as suas próprias palavras lhe servem. Pois, quer que respeitem a sua crença, mas em contrapartida não respeita a opinião dos outros. Interessante.

    Então, assim como você não liga, e não mostra nenhum respeito a pesquisa exposta, não venha nos pedir respeito meu caro. Pois aprendi com a minha mãe, que para conseguir isso, deve-se fazer por onde. E pelo o que sei da Universal, o que vocês mais fazem é ficar julgando as outras religiões e crenças, e não esperavam que niguem viesse um dia julgar vocês… Pelo que eu me lembro, Jesus disse uma frase muito legal que é “não julge, para não ser julgado”… E vocês quebraram a regra. Então não me venha com essa de respeito, por que disso a Igreja Universal Não entende nem um pouco.

    Agora, voltando a resenha… Achei interessante a parte em que o autor do livro fala sobre a utilização por parte da Universal da linguagem das religiões afro-brasileiras… Engraçado, pois outro dia a minha mãe, ao assistir por inercia um desses programas da IURD, disse que os pastores sabem mais das entidades e encostos que os proprios “macumbeiros” (desculpem o tom perjorativo, mas foram estas as palavras que a minha mãe usou).

    E essa semana, eu e meu padrinho (que é evangelico) tivemos uma grande discussão sobre essa maneira arbitraria que a IURD tem de dizer que cura a AIDS e o câncer. O que é um absurdo, eu dizia, pois impede muitas pessoas de procurar ajuda especializada. E tivemos um caso recente de câncer na minha familia, onde o primo da minha mãe se recusou em procurar ajuda medica para dores fortes que sentia no abdomem, e ao invés disso ia para a Igreja rezar, dizendo que Deus iria tirar a dor dele…Resultado, quando foi procurar ajuda, o câncer já estava avançado e ele acabou morrendo no mês passado…

    Meu padrinho então me perguntou se eu não tenho fé. Disse a ele que de nada adianta a fé se você não procura os meios para que Deus te ajude, como ele mesmo disse por aí “faça por onde que eu te ajudarei”, respondi a ele…

    Contei isso, só para que as pessoas tenham uma noção real de quanto estes discursos são perniciosos aos fieis destas igrejas. E que isso não deveria continuar, pois o livre culto não significa permitir que atrocidades destas sejam ditas e ponham a vida de pessoas em perigo, como aconteceu na minha familia.

    • Ezio Jose

      Quem chutou a imagem de Nossa Senhora Aparecida?
      Quem manda seus adptos atacarem os templos das seitas africanas?
      Quem invoca mais o nome de Satanás do que de Deus nos cultos?

  • http://blogs.abril.com.br/homota homota

    Caro Caio.
    Ao meu ver, você revela um desconhecimento muito grande das religiões, do Cristianismo e da própria IURD. Você revela uma certa inteligência que está direcionada para o mal devido a sua falta de conhecimento.
    Quem cura, no Cristianismo, é Jesus Cristo; não são as igrejas, nem os pastores. A Igreja cristã, não são os templos ou edifícios, etc. A Igreja de Cristo é a congregação dos crentes em Jesus, que se reunem em qualquer lugar para adorá-lo e receber a Sua misericórdia e o seu amor. Desde os tempos bíblicos Jesus sempre curou enfermos e expulsou demônios; e continua fazendo até hoje e para sempre.
    A Bíblia é a Revelação de Deus aos homens. Ela nos ensina que Jesus Cristo é o filho de Deus, que desceu dos céus e encarnou pela Virgem Maria, por obra e graça do Espírito Santo. Jesus veio para salvar os perdidos. Ele foi rejeitado pelos judeus, sendo crucificado e morto e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Jesus Cristo está vivo, à direita do Deus Pai e intercede por nós, os que cremos nEle.
    E muita coisa mais que você deve ler primeiro. Leia a Bíblia, pedindo a Deus para lhe dar o entendimento correto. Veja o meu blog: http://homota2.spaces.live.com eoutros indicados que podem começar a te esclarecer alguma coisa mais.

    • Ezio Jose

      Por que que alguns fiéis dessa dita Igreja procuram mais certos patores do que outros e diferenciam-os dizendo que tais pastores fazem milagres? Se Jesus é o milagreiro por que há distinção com certos pastores?

  • Marok

    Igrejas unidas? Que piada.
    Quando convém começam com esse papo de todas as igrejas serem abençoadas e tal, mas nas suas reuniões destroem qualquer um que não pertencem à sua denominação (franquia).
    Esse Jesus eclético só aparece quando faltam os argumentos.

  • http://nao RAIMUNDO NONATO

    Sou evangelico assembleiano aprecio quando um assunto e abordado de maneira coerente e sensata, observando a historia humana percebemos que sempre houve duas classes os que comandam e os seus comandados.
    isto acontece em qualquer setor social economico politico religioso, Deus criou o homem como ser social e estabeleceu regras que devem ser obedecidas para que haja equilibrio, justiça nas relaçoes sociais humanas, sabemos que as instituiçoes humanas estao deterioradas inclusive as religiosas, mas porque cobramos muito mais das instituiçoes religiosas? por que elas advogam para si representar a pessoa de Deus aqui na terra, jesus veio a este mundo com o proposito de revelar ao homem quem e Deus suas virtudes seu carater seu amor, sua vida foi de demonstraçoes claras de um carater que refletia amor justiça lealdade santidade e servidao. a vida de jesus reflete aquilo que Deus e na sua essencia e serve como modelo para que todo ser humano perceba e entenda o quanto esta distante do modo como Deus quer que nos relacionemos com ele e com o proximo, mas Jesus nao veio apenas lançar em nossos rostos os nossos pecados, ele veio nos dizer que e possivel trilhar o caminho que nos leva a sermos seres humanos melhores uteis na sociedade e desta forma cumprirmos o nosso papel neste mundo em nossa breve existencia aqui na terra. as diretrizes e normas de Deus para o homem estao contidas nas escrituras. em nossa existencia terrena cabe a cada um de nos cumprir o seu papel de maneira justa e coerente com sensatez desfrutando dos privilegios mas tambem dos deveres, a pessoas que tem o privilegio de conduzir alcançam posiçoes de liderança na sociedade e com seus conhecimentos talentos e habilidades tem a capacidade de proporcionar ao semelhante uma vida melhor, mas Jesus nos ensina que isto so e possivel quando nos encontramos com ele conhecemos a ele nos entregamos a ele e começamos a aprender com ele, desta forma Jesus continua a viver aqui na terra atraves de cada discipulo seu. infelizmente o homem tem distorcido esta mensagem e muitos usufruem dos seus privilegios, sem cumprir seus deveres, como representantes de Deus. a minha pergunta e ate que ponto estes homens conhecem a Jesus e o quanto estao comprometidos com ele, ( Ou fazei a arvore e oseu fruto bom ou fazei a arvore ma e o seu fruto mau: porque pelo fruto se conhece a arvore MT. 12;33 ) os frutos que muitos lideres produzem sao frutos que visam os seus proprios interesses financeiros politicos e outros, sao frutos que o mestre nao aprova. sao podres.
    tudo aquilo que recebemos de Deus posiçao bens conhecimento dons nos sao dados com oproposito de serem usados para o bem comum, e nao apenas o proprio, vejo uma multidao sendo explorada manipulada, tambem tem sua parcela por que sao levadas pelo desejo de ficarem ricas e por nao lerem as escrituras sao levadas por homens gananciosos a negociar com Deus com se Deus seja um grande banqueiro no qual damos x para ele entao nos dara tudo aquilo desejamos. esta e uma relaçao mesquinha baseada no interesse comercial nao e esta a relaçao que Deus quer ter com o homem e muito mais profunda intensa transformadora e sublime. entendo que sao enganadas por estas pessoas mas tambem por seus desejos intimos e gananciosos desta forma tem sua parcela de culpa, primeiro ponto nos nao damos nada a Deus como podemos dar algo a alguem que e dono de tudo. se marmos a Deus e mantivermos um relacionamento de pai para filho certamente ele nos dara tudo que precisamos se nos capacitarmos humanamente falando prosperaremos por que seremos abençoados por ele, nao porque entregamos uma quantia mesmo que volumosa aos olhos humanos, mas porque ele nos ama prova disto e que ele nos deu Jesus sua maior riqueza sem que nos houvesemos lhe dado nada. o reino de Deus nao esta baseado no quanto tenho na minha conta bancario ou a melhor casa fama e poder o reino deDeus consiste em nos tornarmos semelhantes a cristo em sermos bons filhos bons pais cidadaos e acima de tudo cristaos que demonstram pelo seu viver diario conhecer o seu mestre honrrando-o com nossas açoes.
    JESUS nao veio ao mundo para fundar uma religiao denominaçoes ou construir templos suntuosos mas veio para nos mostrar oque Deus deseja que o homem seja Jesus e o padrao da justiça divina qualquer um que se intitule repersentante do mestre deve exibir atraves de suas palavras e açoes o mesmo carater de Cristo. deve ter mente que e apenas mordomo do seu mestre colocado sobre seus negocios para gerenciar com sabedoria humildade justiça visando o bem comum porque seu mestre esta voltando e pedira contas sobre aquilo que tem lhes confiado.

    RAIMUNDO NONATO

    • Fábio Sena do Rosário

      O assunto pra mim não é a igreja x,k, r ou d: a tônica da questão é o que é protestantismo e o que não é.///ex: quando eu falo de uma religião católica eu espero que se fale dos ritos ou seja da liturgia ´católica, //quando eufalo da religião espiríta eu falo dos ritos ou seja da liturgia espírita,//isso é falar para dar exemplos,criticar querer que faça ou que não faça é diferente./////// quando eu ouço uma pessoa que se diz pastor evangélico eu procuro observar o que essa pessoa ensina e em se tratando de um pastor evangélico eu não admito que se pregue o que um padre ou um babalorixa ensina.//Ex: o padre ensina que as pessoas devem acender vela para as almas, se um pastor disser que os seus membros tem que pegar uma rosa para seu ente querido ficar curado eu protesto ou se um pastor mandar colocar água num copo e depois mandar a ovelha do senhor jesus beber eu protesto // qual a diferença do copo com água ou da fita ou da rosa ou de passar pelo caminho de sal etc…/ para acender uma vela ou se proistar diante de uma imagem?

  • osvaldo cunha

    vc e um otario mesmo, manezão, sabe de nada .

    • Fábio Sena do Rosário

      Deixe esse comentário para um chat de seu dominio por favor.,se é que esse é o seu nome //OSWALDO CUNHA//

  • Suélen

    Deus t proteja e q vc nunca precise meu amigo não fale do q não conhece ,se vc não cre respeite a opinião dos outros , vc deveria escrever um livro com o nome de DANIEL E SEUS DEMMONIOS vai procurar ajuda seu atormentado não brinque nem julgue a fé dos outros

    • ANTONIO AMANDIO

      concordo plenamente SUÉLEN vc falou tudo , e acho que nao sao poucos um ja ta estampado no sorrisso dele na foto…….

    • Fábio Sena do Rosário

      Está escrito, farão comércio de voz//o meu povo tem sido destruído proque lhe falta o conhecimento, sugiro uma rodada de palavras sem agressão falar de um assunto e não querer ser melhor simplesmente espôr sua tese e depois comparar com a biblia quem é protestante siga a palavra de Deus conforme a biblia diz quem não é não discuta com quem é protestante. lembre-se sempre que o católico tem uma liturgia o espirita tem outra e o protestante vive por fé e por graça.

  • Junior

    Pelo texto … so posso concluir, que quem escreveu realmente nao sabe nada, nada mesmo sobre o Cristianismo !!! que realmente Daniel voce possa conhecer Jesus .

  • Alex

    Porque vcs nao se quedam a real.
    Vão trabalhar e deixem os outros em paz!
    Parem de ser egoistas e vao ser gente

  • http://na-naty.blogspot.com/ Natalia

    Posso falar a verdade o autor desse livro se aproveitou do nome da igreja para ganhar dinheiro! Pq ele não falou de outros fatos, ou sobre religião sem citar nomes?? Além de que temos que conhecer o lugar antes de falarmos! Pq eu sou uma dessas pessoas que falava sem conhecer, hj sei da palavra de Deus leio a biblia e sou muito feliz! Acho que você Daniel tem que conhecer primeiramente a Deus antes de ter conclusoes tiradas de um livro! Tire sua propria conclusão assim vc poderá falar sobre esse assunto!

    Que você possa conhecer a Deus,
    E olha estou te fazendo um convite va até uma igreja universal do reino de Deus!
    Tenho certeza que la vc vai aprimorar seus conhecimentos, e não vai ficar perdendo tempo falando mal de uma igreja ou de uma religião, que você fique com Deus e que ele te abençoe!

    Tchau

    • Dan

      A Igreja Universal foi objeto de estudo do autor. Ele não poderia citar outra. Aliás esta igreja tem sido objeto de outras linhas de pesquisa que não só abrangem o mestrado e doutorado, abrangem também especializações lato sensu e temas de estudos de caso de finais de graduações. Tem sido um tema bastante convincente no meio acadêmico.

  • leni lourenço de oliveira

    O texto não apresenta nada de novo: revela apenas o notório – as soluções mágico-religiosa (fruto do pensamento medieval das mentalidades arcaicas) para toda sorte de problema em detrimento da busca racional para estes mesmos problemas: através da luta armada (xô diplomacia!), a guerra civil, o sair às ruas para dar um basta a tudo, o aniquilamento das falsas ideologias, a reforma constitucional. É uma pena que todos deveremos morrer primeiro antes de ver estas coisas acontecerecem neste País de ninguém que é o nosso Brasil. Aliás, esta nação tem um dono e seu nome é DINHEIRO: é ele quem cria o sistema – elemento origina toda sorte de excremento e larva social sanguessuga para se alimentar da vida (da fé)
    alheia.

  • Lourival Martins

    Porque todos se preocupam tanto em defender “Igrejas” “homens”.
    Se cada um se preocupasse mais em salvar a própria alma e cumprir a PALAVRA,
    EU DISSE A PALAVRA, E NÃO “DOUTRINAS” talvez o Reino de Deus seria melhor propagada.
    Vamos deixar as coisas serem reveladas no dia da Ira de Deus, e que cada um pague pelas coisas erradas que fez.
    E com certeza serão muitos pedindo perdão com a bíblia nas mãos…

  • Marok

    Faz tempo que parei de tentar dialogar com frequentadores da Universal. Eles têm suas mentes totalmente apagadas e perdem a vontade própria, a iniciativa, o senso crítico e, consequentemente, seu dinheiro.
    Conheço vários casos de famílias que se desestruturaram por causa dessa igreja, de forma muito semelhante do que acontece com o crack. A pessoa fica viciada e começa a vender até as coisas dentro de casa pra “comprar” a bênção dos pastores.
    Ah, já ia me esquecendo… “ninguém é obrigado a dar…”

    • antonia saes

      e verdade meu irmão,eu infelizmente ja fui enganada por 15 anos,dei ate salario inteiro quando chegava aquela fogueira santa meu DEUS dava medo,uma vez o pastor não quiz me ungir porque eu so dei 100 reais isto foi a 10 anos a traz mas foi bom DEUS começou abrir minha mente e me libertou por completo,DEUS me colocou em uma igreja que é raro eles pedirem mas se pede nos colocamos em caixa na porta ninguem sabe quem deu e o valor e nem foi por isso que DEUS deixou de me abençõar ao contrario ,tenho visto a mão de DEUS na minha vida viajei por outros paizes tenho prosperidade graças a DEUS nada nos falta se eu pudesse abrir a mente desses irmãos pior que é assim mesmo ,chego acreditar por mim que é uma lavage so DEUS pra ajudar esse povo.

  • Natalia

    Realmente Marok se da o dinheiro pq quer!
    E benção não é comprada se vc entrar na igreja e pedir q faça uma oração pra vc vc não vai pagar nada por isso! Se da o dinheiro quem quer ajudar nas obras de Deus e fica ao se criterio pensar se é pra Deus ou para a Igreja! Vc ja viu quantas obras a igreja fez? Vc sabe que no nordeste milhares de familias tem ajuda da nossa igreja? Onde as crianças freguentam escolas, cursos de dança, musica, teatro, balé além de ter varias coisas para fazer como praticar esportes como judo, futebol, voley, etc tudo em um sitio enorme que com a nossa ajuda a igreja faz esse projeto!iAlem que as crianças são pegas na porta de suas casa para ir a escola e aprender a ler, escrever e muitas só comem la, e não é cobrado nada por isso! Lá tbm tem sistema de odontologia e medicos para poder ajudar aquelas pessoa! Vc sabe que a igreja da o que comer para moradores de rua?Coisa que o governo deveria fazer além de ficar so dando dinheiro de miseria como o fome zero! E olha que tbm é com o nosso dinheiro! A igreja ajuda as pessoas com o dinheiro arrecado tbm! E olha que isso não é nem o começo. Muitas pessoas aprendem a ler com o projeto ler e escrever que tem em todas as cidades onde pessoa de maior idade que querem apreder pode fazer parte e aprender a ler e escrever! O problema é que vcs não sabem de nada disso, só sabem pesquisar o que é de ruim, só o que convem! Procure ver os projetos da igreja não só da Universal como de todas as igreja evangelicas! Olha vc fecham os olhos pra coisas obvias que acontecem no mundo e abrem pra coisas que não esta surtindo efeito nenhum a vcs! Vão reclamar do governo que nos rouba na cara de pau! E eu sou cristã e me orgulho disso! E minha mente não foi apagada não viu? Pq muita coisa melhorou em minha vida! Hj sou uma empresaria! E olha sou isso e faço tudo que meu Deus pede! A salvação eu sei que vou ter! E procurem se preocupar com outras coisas em vez de ficarem falando da nossa igreja!

  • http://www.overboestar.blogspot.com gerusa

    Daniel está na cova dos leões da Universal. Coitados, os leões.

  • http://laranjeiraprateada.wordpress.com Taiguara

    Se não posso viver em um mundo livre de religiões doentias gostaria de viver em um mundo no qual os religiosos passassem bem mais tempo nas igrejas e bem menos em frente ao computador.

  • Natalia

    Minha cara amiga Taiguara!
    Acho que vc não entende! Se adorar a Deus é uma doença!
    Que eu esteja muito doente! Pois gosto muito de minha religião e gosto muito de adorar meu Deus! Ja recebi cura pela minha fé! Fico em frente co computador e ainda vou a igreja toda semana! Amo muito e gosto muito de estar la! Só espero que vcs não critiquem nossa igreja! Pq vcs não freguentam e não sabem o que se passa por la! Eu tbm era assim, por isso entendo! Quando a gente não esta na presença de Deus tudo fica mais dificil! Principalmente entender a palavra de Deus! Espero que vc mude! Pq vc acha que o autor desse livro se aproveitou da popularidade da igreja universal para ganhar dinheiro! E isso acontece com muitas outras igrejas! Não critico ninguem pelas suas opiniões só acho que vcs deveriam conhecer antes de criticar a nossa religião! Pq eu sei que estou seguindo a palavra de Deus e tenho tido muitas bençãos em minha vida!
    Espero que vcs entendem que não é doença é apenas meu jeito e de muitos de agradecer a Deus pelo o que ele tem feito em nossas vidas! Que com certeza ninguem aqui faz isso! Agradecer a Deus por mais um dia de vitoria! Pois eu sim sou uma mulher vitoriosa pq tenho Deus ao meu lado! E espero que vcs tbm!

  • Daniel

    Valeu! Natalia! Pela tua! Visita! Aleluia!

  • Natalia

    Valeu!!! Espero que vc tenha aprendido alguma coisa e pare de julgar a religião dos outros!

    • Ezio Jose

      Só existem quatro religiões: Cristianismo, Judaismo, Zoroastrismo e Islamismo.

  • lourival

    Isso, parem mesmo de críticar “religiões” e “homens”
    Afinal o fim dos tempos já está próximo mesmo…
    Pelo menos a marca da besta já está circulando pelo mundo…
    Coitadinho dos falsos profetas, coitadinhos…!!

  • Daniel

    Obrigado por deixar sua marca, Lourival. Volte sempre.

  • http://www.bcampos.net Campos

    “Não é possível convecer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessiade de acreditar.” Carl Sagan

  • Josiane

    Eu creio que não podemos falar daquilo que não comungamos, compartilhamos, ou seja, conheço do ouvir falar. A minha leitura de mundo é muito limitada para expressar opiniões, principalmente, de alto grau de criticidade daquilo que dessconheço.
    Eu não sou da Igreja Universal do Reino de Deus, mas pertenço a uma denominação cristã evangélica e tenho certeza que pela minha leitura da PALAVRA de Deus eu devo ter muito temor quando um homem prega, cura, expulsa demônios, etc EM NOME DO SENHOR JESUS.

    A Palavra de Deus diz que não h[á sobre a terra nenhum nome acima desse nome (JESUS) e o próprio JESUS disse que faríamos milagres maiores que Ele mesmo fez.

    Alguém que já teve um encontro com JESUS não precisa viver de milagres para crer Nele. Os milagres acontecem para que aqueles que tem coração endurecido possam crer.

    E ao criticar as ações da igreja, estamos na verdade criticando o PODER DE DEUS. E a Palavra diz em Hebreus 10, 31 – “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.”

    Meus caros irmãos, cuidado!
    Não devemos brincar com aquilo que ainda não expererenciamos!
    E fica aqui um desafio: Và conhecer uma igreja cristã evangélica de qualquer denominação com o coração aberto e experimente do poder de Deus em sua vida para transformar até o seu modo de ver o mundo.

    Que a paz do }Senhor Jesus esteja sobre cada um de vós!

    Deus os abençoe!

    Josiane

  • AGNALDO TEIXEIRA

    Nos dias de hoje prorifera-se religiões, praticas e doutrinas religiosas ,um campo fértil para lobos roubadoures.
    A verdadeira religião é o amor a Deus e ao proxímo ,também é importante não julgar,não roubar nem enganar ninguém,não ser mentiroso e invejoso,abster-se da prática de idolatria,fugir de relações ilícitas fora do casamento e de tudo que deixa a conciência pesada.

  • http://www.overboestar.blogspot.com gerusa

    Só pra soltar a fasca na palha seca… E o escândalo envolvendo o nome de Edir Macêdo hein!? Eu sei que uma obra vai muito além de seu fundador, mas o homem é, depois de Jesus, o maior exemplo da Universal.
    E aí?

  • Mandy

    Vamos lá … O queria saber qual foi a inspiração dessa obra ? . Por que não faz um livro Os demônios da Igreja Católica ? ,meu sonho é que o vaticano vire ruínas . Pior segredos estão no Vaticano… Revelem-se doutrinas de satanás,os seus deuses são de pau e de gessos ,,, Onde a luz não há trevas e essa igreja católica eu garanto é a treva mesmooooo

    • http://www.almagama.blog.br valeria

      na proria biblia esta escrito nao adorais nenhum tipo de imagem,escultura,estatua………..
      e Mandy concordo plenamente com voce…………..oq q adiante ficar em frente de um pedaço de pau ou de gesso adorando se nao tem luz…………………a luz de Deus…..
      Os catolicos adoram mas essaas estatuas do q adoram a Deus Ele sim e o unico q deve ser adorado………
      os catolicos sso falam em nomes de estatuas(dizendo eles q sao santos);…………….
      se cuidao abrem os olhos poq Deus vem em 1° lugar,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
      a sou da universal …………..e nao tenho medo de falar issso……….sso falo uma coisa q Deus perdoe vcs , e q se libertam a tempo poq vc nao sab o dia de amanha e pode seer tarde de+ para arrependimentosss……….
      fiquem com Deus…………..queELe lhes abençoe…………..

  • http://www.overboestar.blogspot.com gerusa

    Mandy,
    Tu vens falar isso pra gente? Tem que dar esta ideia pro autor do livro (Ronaldo de Almeida) e não pro autor da resenha, e aos que comentam sobre ela… Mas eu também achei uma boa ideia sabe, e acho que muitos aqui vão concordar com você pois, afinal não vi ninguem defendendo o vaticano. E se você se der ao trabalho, além de vociferar raivinha (desculpa gente, mas é que eu já tô cansada deste povo que vêm pra cá comentar sem um pingo de argumento que não seja Deus é Bom… Isso eu já sei, graças a ele… Nos estamos falando e da Universal, e eu não acho que ela, e qualquer outra igreja seja sinônimo de Deus), e procurar nos arquivos do coletivo, irá ver varias criticas em relação a atuação da igreja católica.

  • Natalia

    Gerusa,
    O que a igreja universal pratica esta escrito na Biblia! E só uma pergunta, ja leu a Bliblia sagrada? Só te peço pra vc ler Levítico Capitulo 27, versiculo 30 à 34. Ele vai explicar sobre o dizimo, antes se viviam de troca de mercadoria, então era tirado da primeira seva o dizimo, da primeira! Não da segunda nem da terceira da primeira! Essa é uma foma de retribuirmos o que Deus nos dá! E não me questiono o que vão fazer com dinheiro porque eu dou de coração e sou retribuida em dobro!
    Ah e tem outra coisa! Porque vocês não vão na porta da globo pedir o direito de vcs! Porque ela só esta onde esta com o nosso dinheiro, dinheiro publico que deveria ser usado para nos favorecer, e o pior a globo nem pagar pagou o que deve ao governo, então querida nosso dinheiro investido em uma emissora de TV, que tem o poder de manipular as pessoas com seus jornais, vai ver se eles noticiam que um Padre da Catolica estrupou uma criança, to cansada de ver esses monstros na TV sendo denunciados de abuso sexual, agora vcs vão se preocupar com o dinheiro que nos membros da igreja damos? Quem tem que se preocupar com isso somos nós! E ja que isso não acontece acho que nem vcs nem a globo tem o direito de julgar! Porque o que tinha pra ser julgado ja foi julga e absolvido, não deu em nada! Ahh vão se preocupar com as feitiçarias e cultos de magia negra que a Globo faz que vcs ganham mais! Agora vão julgar a obra de Deus! Me polpe, procuram sabem de magia negra, que usa matam pessoas para fazer seus cultos! Ahh parem de se preocupar com coisa a toa, porque quem da dinheiro pra igreja da porque quer! O Pastor não poe uma arma na cabeça e manda dar não!!! Me polpe né?

    • Ezio Jose

      Lí a Bíblia e dei gargalhadas quando Jesus meteu o chicote nos vendilhões do Templo que praticava todos os tipos de falcatruas cm o que arrecadava em dízimos.
      Seguir Jesus não é viver o Velho Testamento. Jesus veio para libertar o povo.
      O mundo não mudou nada e os pastores cada vez mais rico com esses dízimos e os pobres cada vez mais idiotas deixando de comprar algo para os filhos enquanto enchem as burregas desses líderes.

  • Inês

    Sabe o que mais me assusta… as pessoas não conhecem a história da humanidade. Não sou evangélica, sou católica. E o que a igreja universal faz hoje, é exatamente o que a igreja católica fez durante a idade média, até mesmo incluiu novos livros a Bíblia, para manipular melhor as pessoas. E o celibato, então, a finalidade foi tão somente evitar que os bens da igreja católica fosse dilapidado pelas pessões que teriam que pagar as viúvas e filhos dos Bispos e Papas, por conta disso, os padres impedidos de casar, constituir famílias, são obrigados, eu diria, a molestar crianças ou manter relacionamentos ocultos.
    Outra, essa negócio de venda de relíquias, certificado de salvação, óleos, etc, tudo isso a igreja católica já fez.
    Gente, Deus nos deu o livre arbítrio, coisa que os evangélicos desconhecem, pois, para vc permanecer membro dessas igrejas, vc tem q se submeter à regras rigorosas, não pode fumar, beber, usar maquiagem, sei lá, que é isso?
    Conheço a Bíblia, sei que devo amar a Deus sobre todas as coisas, amar o próximo como a mim mesma, cultivar a solidariedade, ajudar a minha igreja com suas obras sociais, e até mesmo, ajudar no sustento dos padres, mas viver para sustentar as igrelas, isso é demais pra mim.
    Deus, Jesus, não ligam para dinheiro, Jesus deu milhares de exemplos disso.
    Vejam, Ele só queria nos salvar, não vei aqui para acumular riqueza, não tinha nem casa, ele só vei ensinar o caminho da salvação, recuperar para nos a salvação.
    Creio que isso foi esquecido pelos doutrinadores religiosos, uma vez que suas atitides é somente de explorar a fé dos miseráveis, carentes de consolo para suas dores, que vem de todos os lados, políticos, governos que deveriam nos proteger, e agora, os religiosos, os representantes de Jesus aqui na terra.
    Por favor, alguém me diga: a quem vamos recorrer? AO CHAPOLIN COLORADO?

    EU AMO JESUS, E ACREDITO NELE, ASSIM COMO TAMBÉM CREIO QUE ELE NÃO TENHA VINDO EM VÃO.
    NÃO PRECISO QUE NINGUÉM ME DIGA O QUE FAZER OU COMO FAZER, SIGO O MEU CORAÇÃO, INSPIRADO PELO MANDAMENTO MAIOR: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, TODAS AS COISAS MESMO, NÃO POSSO AMAR MAIS O MEU PÁROCO, OU O MEU PASTOR, OU O MEU BISBO, NÃO POSSO COLOCÁ-LOS ACIMA DE JESUS.

    ENTÃO, SE FOMOS FEITOS A SEMELHAÇA DE DEUS, E SE O NOSSO CORPO É HABITAÇÃO DELE, TUDO QUE PRECISO É AMÁ-LO INCONDICIONALMENTE.

    TE AMO, MEU JESUS, E SEI QUE ESTAIS COMIGO, ASSIM, COMO SEI TAMBÉM, QUE JAMAIS VAIS PERMITIR QUE EU SEJA EXPLORADA PELA MINHA FÉ EM TI!

    • http://www.pensamentobrasilmelhor.blogspot.com Blog de Um Brasileiro

      VEMOS A HISTÓRIA SE REPETIR, COMO UMA CURVA DE GAUSS, E AS PESSOAS DEMONSTRANDO QUE NÃO CONSEGUEM APRENDER, ASSIMILAR COM OS ERROS E O PASSADO. TALVEZ O ESTUDO DA HISTÓRIA SEJA ALGO NÃO MUITO INTERESSANTE PARA A POPULAÇÃO

  • http://www.overboestar.blogspot.com gerusa

    Eu continuo achando tudo muito engraçado… Primeiro eles sempre perguntam se você já leu a Biblia, como se esta fosse uma escritura tão inacessivel e só eles soubessem a verdade divina contida nela, como os padres que liam em latin antigamente… Vamos melhorar o discurso minha gente! É claro que eu já li a biblia inumeras vezes, para aprender sobre ela, e também para ensinar sobre ela, já que fui catequista durante um bom tempo (três anos ou mais), e também fui leitora e oradora do grupo liturgico. Já visitei varias igrejas evangelicas, já participei de células, estudos biblicos e grupos de oração… E sabe o que eu aprendi? Que Jesus teve a intenção de trazer uma mensagem de amor para a humanidade, mas que desde que ele morreu, e até antes disso, essa mesma humanidade interpreta como bem lhe convém tudo o que a biblia diz. E até ela foi escrita por mãos humanas, que, de acordo com o escriba e o contexto, ditava a história como bem lhe entendesse. E apesar de ter muitas coisas conta a Igreja Catolica, pelo menos este merito de me fazer estudar a biblia e entender e compreender um pouco mais sobre ela, eu posso lhe atribuir.

    Então, você disse que em Levitico discorre sobre o dizimo, é verdade. E lá também fala que tudo o que é ofertado deve ser usado em favor de Deus, e quem usar estas oferendas para si deverá pagar vinte vezes o valor do que foi oferecido a Ele… Ou seja, não só o Edir Macêdo, mas a Bispa Sônia, e varios outros pastores e até padres têm uma divida enorme com o Cara lá de cima. Ou vai me dizer que é em favor de Deus que eles desviam o dinheiros do dizimo dos fieis para comprar suas mansões, carros, helicopteros, empresas de televisão!? Será que Deus deseja mesmo que os pastores e bispos vivam na riqueza, enquanto os fieis destas igrejas vivem na miseria e entram em divida pra não deixar faltar o seu compromisso com Ele? Agora Natalia, você me fez lembrar a Caroline Celico…

    Quanto a Rede Globo, você me viu dizendo em algum lugar que que essa emissora é um poço de virtudes?
    Vamos passear pelo coletivo minha gente! Vamos ler outros posts além deste, e você verá na home deste site um texto de minha autoria, sobre a Rede Globo, e poderá tirar as conclusões do meu pensamento a respeito da emissora.

    De fato, a Globo e cheia de podres, inúmeros atos ilicitos que também envolvem sonegação de impostos. De fato, ela está tirando proveito desta situação para tentar derrubar a sua emissora concorrente. Mas é bom lembrar que isso tudo surgiu de uma investigação do Ministerio Público, que vêm acontecendo há muito tempo (mais precisamente desde 1992), e o fato da Globo estar tirando um proveito torpe desta denuncia não tira em momento algum a gravidade dela. Pois a Rede record de televisão é apenas a ponta do Iceberg… O que estamos tratando aqui é de uma Igreja que cresce o patrimonio de seus dirigentes em cima da boa vontade de seus fieis. E não é só a Universal que faz isso.

    Tá certo que que os pastores não botam arma na cabeça de ninguem, e dá dinheiro quem quer, mas como eu já disse o fiel dá seu dinheiro para as obras de Deus, e não para o enriquecimento de pastores… Você não se preocupa com isso? Você não acha que está sendo lesada? Que a obra de Deus está sendo prejudicada? Ou você acha que seu Pastor é o seu Deus? Por que se for assim minha filha, muitos conceitos devem ser revistos…

    Agora me responde: por quê vocês sabem tanto sobre magia negra? São tão aficcionados por isso… Confesso que aprendo mais sobre magia negra (ou penso que) nos programas de tevê da Universal do que nos terreiros da vida. Será que vocês estão mesmo no lugar certo? Duvidas, muitas duvidas… Não vejo ninguem da umbanda, candoblé e religiões africanas falando mal da Universal… Por quê vocês não deixam essas pessoas em paz? Quem disse a vocês que eles são adoradores do demônio? Foi Deus ou foi o Pastor?

    Um abraço.

    • Ezio Jose

      Concordo em quase tudo que você disse. Adiciono mais. Para ler a bíblia tem também que ler a história política, social e religiosa da humanidade naquela, bem como outros assuntos como geografia.

  • http://naty.com.br Natalia

    Ines,
    Nós da igreja universal não colocamos os pastores acima de tudo não! E como vc disse vendes reliquias? A midia fala muita coisa! Nada la é cobrado! O azeite, a rosa, tudo la não é cobrado a midia fala mas não frequenta! Não se cobra nada do que a midia fala, é tudo mentira!! Até biblias de graça eles dão para a gente! Sabe a midia aumenta muita coisa! E não se conhece uma casa antes de entrar nela! E sobre os livros que a Igreja Católica colocou para manipularmos! Na Biblia evangelica não existe esses livros! Por causa disso mesmo! E logico Deus deu o livre arbitrio! Mas vc acha que Deus quer que vc se vicie em cigarros, drogas, bebidas? Logico que não! Eu leio a Biblia e tem muita coisa que vcs não sabem! Amar a Deus acima de todas as coisa? Ja leu como esta escrito na Biblia? Esta escrito assim, ” NÃO TERÁ OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA, NEM ALGUMA SEMELHANÇA DO QUE HÁ EM CIMA NOS CÉUS, NEM EM BAIXO DA TERRA, NEM NAS AGUAS DEBAIXO DA TERRA. NÃO TE CURVARÁS A ELAS NEM AS SERVIRÁS; PORQUE EU, O SENHOR, TEU DEUS, SOU DEUS ZELOSO, QUE VISITO A MALDADE DOS PAIS NOS FILHOS ATÉ A TERCEIRA E QUARTA GERAÇÃO DAQUELES QUE ME ABORRECEM E FAÇO MISERICORDIA EM MILHARES AOS QUE ME AMAM E GUARDAM OS MEUS MANDAMENTOS. Exodo. Cap 20, versiculo 3 ao 6. Agora é só ler para confirmar! o que escrevi! Esta na biblia e ninguem faz isso! Incrivel! E olha dou meu dizimo sim! Porque quero ajudar na obra de Deus e retribuir o que tenho! Além que Jessus vivia de ofertas que as pessoas davam a ele! Os pastores vivem dentro da igreja moram la, tem tudo carro também é da igreja, porque eles não podem ter nada fixo, porque eles são chamados para varias, igreja, catedrais e templos que a igreja tem! Então não se apegam a bens materiais! É logico que temos o livre arbitrio, mas Deus colocou os mandamentos para seguirmos, e é muito dificil de entender, gente vcs tem que ler a Biblia para antes falarem da palavra de Deus! E olha se fosse exploração acho que Jesus ja teria dado um jeito de ninguem crer na palavra das nossas igrejas! Cada um tem sua fé e eu tenho a minha! Sigo sim a palavra de Deus como esta mandando na biblia! E como vc disse tenholivre arbitrio para dar o que eu quizer! Só Deus pode julgar! E eu que não vou falar mal da obra que prega a palavra de Deus!

    • leandro

      o post é sobre os demônios na IURDE ou sobre a fé católica???
      acho eu q o edir macedo seria um grande babalorixá…..

  • http://naty.blog.com Natalia

    Gerusa,
    Ninguém aqui ama o pastor! Ama a Deus ! Além que eu ja fui sim da umbanda, participei de varias reuniõs deles onde eles fumavam bebiam, atém que um dia eu me vi pertubada por espiritos a noite, onde não conseguia dormir , porque eles apareciam pra mim, e eu tinha muito medo! Onde não dormia com a luz desligada e nem sozinha em meu quarto! Mas isso não vem ao caso! Eles não são adoradores dos demonios? Então são o que adoradores de imagens que diz na biblia inumeras vezes que não se deve curvar-se diante de uma imagem a não ser de seu Deus! Gente quando Deus mandou Lucifer pro inferno ele levou 3 parte das estrelas, que eram anjos arcanjos etc… que vieram com ele nisso eles enganam a humanidade para desvia-las da palavra de Deus. Onde todos tem o livre arbitrio para fazer o que quizer! E fazem! Deus por misericordia da humanidade enviou Jesus, para pregar sua palavra e fazer todos crer em seu Pai. Porque só Jesus sabia da furia de Deus! Ele estava furioso com a humanidade porque todos se ajoelhavam diante de imagens, se prostituiam, matavam, traiam entao Jesus veio para ajudalos a crer, onde muito não acreditaram nele, tanto que escolheram soltar um homem que ja tinha matado muitos do que soltar Jesus! Mas Jesus veio pra dar o perdão porque antes de Jesus não existia perdao, Deus não tinha misericordia dos pecadores! Gerusa tudo bem se vc leu a biblia, mas e o entendimento? A pratica? Eu quando era criança fiz catequese, e olha eu não sabia que na biblia estava escrito que não deviamos adorar imagem! Achava que poderia pedir pra imagem que elas me ajudariam, coisa que nunca aconteceu! Agora hoje estou na igreja e não sou pobre não! Quem disse que quem é membro da igreja é pobre? Gerusa ja fui pobre sim! Mas depois que conheci a igreja Deus me abençoou de muitas maneiras! Hoje não trabalho pra ninguem apenas pra mim mesma! O lucro é meu! Meu empreendimento! Tudo pra honra e gloria do senhor Jesus! Que me fez enchergar a palavra do senhor! Você acha que milhares de pessoas são enganadas! Entao que dizer que somos burras? Porque quem iria em um lugar onde não obtem resultados e volta? Vcs ouvem declarações de pessoas ex freguentadoras da universal! Mas olha quantas que obtem resultado de sua fé! 1 ou 2 não obteve mas milhares como eu estou sendo abençoada por Deus! E olha eu pergunto se vc leu a Biblia não é porque acho que isso é inacessivel, mas porque muita gente não lê, isso foi uma pergunta sem intenção de julgar ninguem! E eu não estou aqui pra julgar ninguem, só estou aqui como um membro da igreja que esta defendendo a sua fé! E ninguem aqui ama o Pastor não ta? Logico que nos conversamos com eles, e quando vão embora para outro estado ou país sentimos falta, mas sempre tem outro homem de Deus para passar a palavra, e olha os pastores não são escolhidos a dedo, ahh quero ser Pastor então vou la e viro um! Não primeiro vc vira evangelista, depois obreiro, depois pastor aux. depois Pastor! Porque isso? Porque nem todo mundo tem fé de ficar na palavra e fazer tudo certo! Não é qualquer um que é escolhido pra ser Pastor! Primeiro tem que aprender a palavra e manifestar a sua fé! Pode ter certeza que Deus vai te ouvir! Gente vcs não sabem como é ser evangelico critão, então vcs não sabem a benção que recebemos obedecendo as leis de Deus! Eu fico muito feliz em ver alguem se converter porque eu sei que a vida vai mudar! Não julgo a igreja catolica, pois ela pratica a palavra de Deus , só que tem algumas falhas! Espero que voces conheçam a obra da universal antes de julga-la, porque a midia muda nossa cabeça sim! E ja fez a minha e eu vi que era tudo mentira! Não pago nada para obter bençãos, nem oleos, nem livros, nem rosas, nem nada só dou meu dizimo e minha oferta quando quero! Nao sou obriga e nenhum pastor me obriga! Fiquem com Deus!

    • Dan

      A senhora não deveria estar defendendo a sua fé, já que a fé de ninguém não é motivo de defesa, pois se trata de um movimento de crença religiosa que, por si só, é inalienável e, portanto, não dialetico – não discutível. Não há campo para o diálogo no que diz respeito a presença ou ausência da fé. Entretanto, nos dias hodiernos, com o crescimento e o acúmulo de Igrejas, alguns setores da sociedade tem insistido em tentativas de consenso… algo da ordem da impossibilidade! Quanto a mídia… a mídia mais poderosa que é a TV tem servido os propósitos das Igrejas. É só ligar e verificar a variedade de programas de cunho religioso.

  • Bosco Ferreira

    LOURIVAL a besta que eu vejo muito próxima é tu!
    Bestão!

  • http://www.overboestar.blogspot.com gerusa

    Natalia,

    Não vou entrar no mérito de suas experiências com a umbanda, por ser algo muito pessoal. Mas conheço pessoas que participam, e elas não me parecem nem um pouco pertubadas ou demoniacas. Elas tem lares felizes, familias estruturadas. Nunca foi a um encontro destes, nunca senti vontade… Continuo achando que tudo é uma questão de percepção. Eu respeito a escolha deles, assim como procuro respeitar a sua escolha.

    Assim como acho que é uma questão da sua percepção pensar que eu leio a Biblia e não entendo o que ela diz. Mesmo quando eu frequentava a igreja catolica, sabia que a Biblia diz que não se deve adorar imagens de outros deuses, e sempre me lembrava da passagem que dizia que enquanto Moisés estava no monte sinai recebendo os ensinamentos de Deus sobre os doze mandamentos os outros homens fizeram um bezerro de ouro. E quando ele desceu pediu que derretessem o bezerro afirmando que aquilo era uma afronta ao Senhor… Tudo isso por que a presença de um outro Deus, mesmo que fosse um bezerro de ouro, traria o caos e adivisão desnecessaria de uma sociedade que estava começando a se formar… Por isso que todas as pilhagens de guerra deveriam ser oferecidas a Javé, para que os deuses dos povos dominados não pudessem influenciar a crença no Deus único…

    Acho engraçado você dizer que respeita a Igreja catolica, mas que ela deve reconhecer suas falhas… Vocês não acham que a universal, e as outras igrejas evangelicas também deveriam reconhecer suas falhas, ao invés de estar acusando todo mundo de perseguição? Apesar de não me identificar com nenhuma religião tenho varios amigos de varias religiões… Muitos ainda do meu tempo de pastoral catolica, muitos que são lideres de grupos de jovens em suas Igrejas evangelicas. Todos estão lá fazendo o seu trabalho, mas não deixam de reconhecer as falhas que a sua igreja tem, as limitações que ela apresenta… Mas essas pessoas são raras, e as admiro muito.

    Mais uma vez você está invertendo as minhas palavras. Pois em nenhum momento eu disse que, pelo menos você, está sendo enganada, ou que os fieis da universal são burros. Não queira me colocar em maus lençois, pois foi você que chegou a está conclusão, e não eu. Só perguntei se você não se sentia lesada por ver que o dinheiro que você dá todo o mês, com todo o seu amor, está indo para todos os lugares, menos pra Obra de Deus.

    É claro que uma pessoa não voltaria a uma igreja se não tivesse algum tipo de recompensa em troca. Não é a toa que a Universal se auto intitula como o maior consultorio espiritual do Brasil. As pessoas vão atrás de conforto espiritual, da certeza de que em outro plano as coisas serão melhores, por medo do que possa acontecer com a sua alma, e mais uma serie de coisas que, pelo mesmo preço do dizimo, você pode encontrar em um psicologo… E se você está bem de vida, meus parabéns! Não falei que a maioria dos fieis da universal, ou de qualquer igreja, são pobres sem fundamento algum… Essa é a realidade do país, e quando digo que já vi pessoas em dividas por conta das contribuições que dá as igrejas não foi no noticiario da tevê, foi no bairro onde moro, amigos dos meus pais, conhecidos, até familiares que viviam com o orçamento apertado, e tiravam do supermecado pra não faltar o dizimo da Igreja, esperando uma recompensa que provavelmente só virá depois da morte.

    Pra mim, o melhor dizimo são as boas ações que você faz durante a sua vida.

    Eu sei que você não é burra, mas é intransigente em não reconhecer que a sua igreja, e a sua religião, como qualquer outra ação humana, também contém falhas. E tenho certeza que reconhece-las não irá diminuir o seu contato com Deus.

    Já disse tudo o que tinha a dizer, então se isto não fizer você ter um pouco mais de complacência no que diz respeito, não a sair da sua religião, pois tem todo o direito de professar a sua fé em Deus como bem entende. Mas a rever os conceitos de como a sua Igreja anda conduzindo certas coisas (como o dinheiro que você oferece a Deus)… Se tudo o que eu disser foi mesmo que nada para você, não digo que foi perda de tempo minha, mas que é perda de tempo sua.

    Creio que a minha conversa com você, como diria o Tyler Turden, acaba aqui.

  • http://natyblo.com Natalia

    Gerusa,
    Desculpe te contrariar! Mas quando vc diz que o dizimo que eu dou é usado em outras coisas menos na obra de Deus, vc esta falando mentira, pois a igreja ajuda muitas escolas para crianças com deficiencia mental, ajuda as crianças do nordeste do Brasil, onde elas tem estudo e atendimento médico e odontologico, além de ter varias aulas de entretenimento, a igreja da cursos profissionalizantes onde não se paga nada por isso, e não são poucos, é de cabelereiro á cursos de informatica, hardware e muito mais! Vc acha que os profissionais desses projetos tabalham de graça? Ou que não9 se paga nada por isso? Que terrenos onde são construido os templos, igreja e tals, são tudo de graça? Nós que estamos na igreja sabemos onde é investido tudo isso! A Matriz do Brás onde eu vou está em reforma e não é só uma pinturazinha não! É troca de piso até troca de cadeiras e tals! Olha vc tem que freguentar antes de falar! Vc ja não tem religião nenhuma! Então não pode falar da minha! Quanto da Umbanda, vc acha que Deus ia fazer mal para alguem? A ponto de vc oferecer uma bebida, um bicho morto pra fazer mal a alguem? Eles podem ser muito felizes mas sempre estão destruindo a vida de alguém com o trabalho deles! Isso que vc não entende! Como pode ser de Deus um “santo” pedir bebida ou um bicho morto, e em troca acabar com a vida do proximo? Não é Deus, poe a mão na consiencia! E olha nos fieis sabemos onde é investido esse dinheiro que vcs não sabem por só ouvir a midia. No entanto se alguem desvia o dinheiro da igreja ela que vai prestar contas com Deus! E olha eu sei que a igreja tem falhas pois somos seres humanos e o homem é falho! Então ninguem aqui é certo ou errado! Eu tenho a minha fé e vc julgou ela de forma errada que por causa de uma emissora virou uma polemica muito grande! Onde pra mim não é novidade pois ha anos atras a mesma emissora falou a mesma coisa sobre o bispo e a igreja universal! Eu só sei de uma coisa! Que eu sou abençoada por Deus! E devo isso a minha fé, que se não fosse o trabalho da igreja estaria no fundo do posso! Hoje arrebento! E isso tudo que esta acontecendo nem ligo! Porque eu sei que estou fazendo a vontade de Deus!

    Mal. 3:10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos…

    Agradeço a Deus e ao nosso senhor Jesus Cristo por me abençoar em todas as areas de minha vida! Amém

    Fique com Deus Gerusa e que ele te abençoe de todas as formas! Em nome do senhor Jesus!

  • RODRIGUES DA SILVA

    NO QUE VEJO ESTE LIVRO FOI ESCRITO POR ALGUEM QUE QUER SE APROVEITA DO NOME IURD PARA GANHAR DINHEIRO OU FOI FINANCIADO PELA REDE GLOBO PARA QUERER NEGRIDI O NOME DO BISPO MACEDO E DA PRÓPRIA IURD.
    CARO AMIGO VEJO QUE NO SEU CONTEUDO VOÇÊ NÃO TEM NENHUM CONHEMENTO DA PALAVRA DE DEUS, VOÇÊ DEVERIA FAZER UM ESTUDO DA PALAVRA CONTIDA NA BIBLIA OFICIAL, ANTES DE ESCREVER TANTAS BESTEIRA.
    APOCALIPSE 20:
    2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
    10 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.
    CUIDADO PORQUE AQUELES QUE SÃO CONTRA OS QUE SÃO DE DEUS ESTÃO NA MESMA SITUAÇÃO ACIMA.

  • Felipe da Hora

    É lamentável ler análises ou resumos de uma igreja(denominação) tão cheia de erros quanto a fogueira dos demônios tanto da nova inquisição (iurd) quanto da velha inquisição(catolicismo).
    Ah! se lêssemos a bíblia e aplicássemos à prática da doutrina nela revelada.
    Mas que digo?!´
    Vejo todos como donos da teologia, e por isto não se submetem a pessoa de Deus nem a sua palavra.
    Simplesmente nascem numa denominação e criticam os outros e a fé deles, sem nem mesmo conhecer a bíblia. São peritos em antropologia, mas não conhecem a necessidade de se entregarem na mão de Deus.
    Ouvi não a mim, nem a minha igreja, ouvi Jesus: “Vocês erram, porque não conhecem as escrituras, e nem o poder de Deus”.
    Ah se eu pudesse ajuntar-vos… ajudar-vos… ajustar-vos…

  • RODRIGUES

    AOS DESCRENTES

    I PEDRO 05:
    8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário,
    anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem
    possa traga

    Caros amigos sejam vigilantes medite nesta passagem da biblia,
    principalmente voçê que critica as coisas de Deus como os crentes,
    evangélicos ou fanaticos como voçês os denominam.
    Uma pergunta: Voçê conhece a palavra de Deus!
    Porque aquele que conhecem a palavra de Deus de Gênesis a
    Apocalipse não fica criticando denominações pastrores ou profetas.
    No meu entedimento aquele vai contra os que são de Deus, estão
    fazendo uma aliança com o próprio diabo.
    Amigos unico inimigo de Deus é o diabo, que já esta condenado ao
    fogo eterno (voçê faria uma aliaça com este), como ele não tem
    escapatória, ele quer levar o maior número de pessoas junto com ele
    para o inferno.
    E Deus tem chamados muitos para este exército da salvação, mas muitos
    tem sido contra.
    Seja sabio medite nas coisas de Deus e se liberte deste pesamentos
    e atitudes diabólicas.
    Me descupe mas quando vejo certo cometarios com gargalhada
    vejo uma própria entidade do diabo querendo envergonhar aqueles
    que são de Deus.

    Amigos Deus é misericordioso caso um dia voçê precise dele
    esteja com algum problema, pode procura qualquer uma desta
    denominação ou pastores, que aqui voçê tem criticado qualquer um
    deles vai te receber de braços abertos.

    ass. SOU DE JESUS

    • Ezio Jose

      Seu teclado tem algum problema? Ou o editor só reconhece o “ç” em “voçê” e o “c” ele “reconhece” em outras palavras?

  • RODRIGUES

    SENHORES LEITORES

    EU ESTOU INDICANDO AQUI UMA PEÇA TEATRAL DO YOU TUBE QUE TALVEZ MUDE A SUA POSTURA OU VIZÃO .

    Teleteatro Força Jovem – A Ultima Chance • Parte 1,2 e3

    DEUS ABENÇÕE

    • Fábio Sena do Rosário

      Tenho deixado em vários pontos, algúns comentários,peço que observem que o que se faz é dar opinião ou em outras vezes zoar e até mesmo alguns ingraçadinhos que só entram pra dar uma palavras de mal gosto,enfim tudo que nos precisamos é do conhecimento da palavra de Deus e não de julgar os outros deixa que a própria palavra faz isso

  • Vinícius

    A maior invenção do homem nunca existiu: DEUS!

  • Philip Frogstein

    Depois de ler todos esses comentários, comprei o livro e li de cabo a rabo. É muito bom. Comecei a entender melhor a Igreja Universal e seus dogmas, suas crenças, sua maneira de ver o mundo e, o que é muito curioso, como o demônio isenta seus seguidores de qualquer culpa. Recomendo a leitura, que, ao contrário do que vários sugeriram aqui, não é nada preconceituosa. Tenho certeza que vários falaram sem ler, da boca pra fora.

  • http://tsavkko.blogspot.com Raphael Tsavkko

    Questão não é ser tendencioso ou não e sim que Neopentecostalismo devia ser crime. Estelionato, roubo, lavagem de dinheiro….

  • Pingback: Deus está de volta

  • marcio pereira

    LIVRO MARAVILHOSO.
    ELE NOS FAZ ENTENDER AS NUÂNCES DO PODER DE PERSUASIVO DOS RELIGIOSOS, QUE EM SUA MAIORIA SÃO CHARLATÕES.

  • Almir Santos

    Onde encontro esse livro para comprar?

  • Daniel

    Almir, clica no link “Encontre pelo melhor preço”, no final do post, que tu vai ver algumas lojas que o vendem.

    Abs.

  • leticia kerolaine

    vcs naum tem mais o q fazer do q falar mal da igreja universal eu sou de lá e vc q nuna foi deveria fikar na sua pois primeiro vc deveria procurar a igeja ver como q é e depois tirara suas conclusões issuh sim naum sair falando dalgo q vc anum conhece…

  • Marcelle

    Eu faço parte da Igreja Universal.Tudo isso q eles falam da nossa igreja e mentira entao eu pesso RESPEITO… HAA!!! AOS MORADORES DA REGIAO DE VENDA NOVA E SERRA VERDE VENHA PARTICIPAR DO GRUPO DE JOVEM DO SERRA VERDE Q DEUS ABENÇOE TODOS PASTORES,MEMBOS,EX MEMBROS,OBREIROS E VC Q ESTA LENDO!!! IURD UM LUGAR DE SERMOS RESGATADOS POR DEUS…

    • Ezio Jose

      Lí uma reportagem Policial de um caso de uma mãe de um adpto da seita Universal do Reino de Deus e fiquei mais p da vida, pois já conhecia por frequentar um de desses megas templos arrecadadores de dinheiro usando o medo com o Satanás.

    • ATEU TOTAL

      VC DA CÚ PARA O PEDIR MAIS CEDO POR ISSO FICA BAJULANDO ESSE LADRÃO!!!!

  • ALINE NASCIMENTO

    EU SOU EMPRESARIA E MUITO BÉM SUCEDIDA.MAIS NÃO FOI SEMPRE ASSIM,VIVIA UMA VIDA DE MISERIA,E DERROTA,ATE QUE CHEGUEI A IGREJA UNIVERSAL E ENQUANTO O MUNDO AMIGOS PARENTES ME DEU AS COSTAS ALI ACHEI UM PORTA ABERTA E BISPOS E PASTORES PRONTOS PARA ME AJUDAR AS PORTAS ABERTAS TODOS OS DIAS SEM EXEÇÂO DE FERIADOS,NATAL, E FIM DE SEMANA ELES ME ESTENDERAM AS MÂOS EU MESMO SEM DINHEIRO,SEM ESTUDOS E MESMO ASSIM ME TRATARAM COM MUITO AMOR E CARINHO.E ALI APRENDIR COMO SAIR DA SITUAÇÂO QUE VIVIA,
    HOJE SEI QUE OS QUE FALAM CRITICAM,ESTÂO EM CITUAÇÃO DIFICEIS QUE PRECISAM DE AJUDA,

  • CARLOS SIDNEY

    OLHA! EU NUNCA TE VI E NUNCA OUVI FALAR DE VC DANIEL MAS UMA COISA EU SEI, PODE TER CERTEZA DE QUE TUDO QUE VC COLOCOU NESSE LIVRO N]AO TEM NADA HAVER COM AS ESCRITURAS SAGRADAS. SOU DA IGREJA UNIVERSAL, AMO A UNIVERSAL E PODE FALAR MAL OU BEM, NÓS NÃO VAMOS PARAR DE SALVAR AS PESSOAS QUE ESTÃO SOFRENDO POR AI. QUANTO MAS VC FALAR MAL, MAS CERTEZA AINDA VOU TER PORQUE NINGUÉM CHUTA CACHORRO MORTO!!!!

  • Daniel

    Carlos, o livro não é meu (imagino o interesse com que você leu o post…).

    Mas boa sorte com a igreja, a salvação etc.

  • Sincero

    OHHH CARLINHOS,,, VC AMA A UNIVERSAL? QUE LEGAL…
    NÃO AMAS A DEUS DE TODO O TEU CORAÇÃO E DE TODO ENTENDIMENTO? PELO QUE VEJO NÃO NÉ, QUE PENA !!!
    ALELUIA POR CONTINUAR SALVANDO ALMAS QUE SOFREM, MAIS ATÉ QUANDO CONTINUARAM COBRANDO POR ESSE SERVIÇO, PRA ENCHER O BOLSO DO SEU BISPO? QUANDO VC USA O TERMO DO SEU BISBO “CACHORRO MORTO” SINTO PENA DE TODOS VOCÊS, FIZERAM ÍDOLO DE UMA “IGREJA”, DE UM “HOMEM”, DEFENDEM OS DOIS COMO SE FOSSEM SEU PRÓPRIO DEUS, MORREM PELOS DOIS, QUANDO DEVERIAM MORRER POR JESUS… NÃO TENHO DÚVIDA QUE É REALMENTE CHEGADO O FIM DOS TEMPOS…

  • nun tin

    A melhor coisa que vi em muitos anos na TV, foi o chute na apodrecida. Embora discorde de quase tudo na Universal pictures , este chute , queria eu ter dado!!!!
    E que papo é este de dizer que deve se respeitar as religiões do caro colunista, se ele mesmo deve ler Deus um Delírio???? Não é um desrespeito também????
    Cliché total!!

  • LIANA

    Meus caros, eu realmente não consigo compreender o propósito de um cidadão que dedica seu tempo, e longo, a julgar-se pela extensão da matéria que dá impulso a esta discussão, a criticar instituições de cunho religioso e principalmente a crença de outras pessoas.
    Pelo que consegui compreender sobre fé até hoje, concluí que é algo muito particular, e que algumas pessoas precisam de atos fortes como os realizados na IURD, outras simplesmente vivem de tal forma que são um testemunho vivo de que existe um Deus tão forte nelas, que gostaríamos de conhecê-lo e viver em sua presença. Outras creêm em ritos estranhos, e há ainda as que simplesmente não acreditam que exista uma força superior, que a vida e o Ser Humano começa e termina a altura dos olhos de todos (nascimento e morte).
    Particularmente, acredito que a fé bem estruturada, sem a necessidade de crítica às demais crenças, é um alento muito forte nas horas difíceis, e que pessoas que mantém sua vida no caminho traçado por Deus (leia-se, o caminho do bem), são uma bênção, não só a si mesmas, como a todos quantos têm o privilégio de viver em sua presença. Esta é a fé que busco a cada dia.

  • Pingback: Raphael Bastos

  • urlan

    Instituições de cunho reliogioso? Isso é pura demagogia e balela.

    Você, cara Liana, procurou saber para onde vai seu precioso dinheirinho doado para as SANTAS Igrejas? Aposto que não, pois os pastores, bispos e afins são as melhores pessoas do mundo.

    Existem inúmeros processos contra pastores. A Rede Globo fez uma matéria sensacional mostrando o que tais donos de Igreja fazem com todo o dinheiro recebido pelos fiéis. Pobres fiéis.

    O que seria da humanidade se alguém provasse que Deus não existe e que a bíblia é um livro qualquer, tal como Senhor dos Anéis? Alías, acredito mais em Senhor dos Anéis no que na bíblia, esta que possui inúmeros textos não publicados e várias interpretações dúbias e falsas sobre o que realmente foi escrito. Tradução MUITO porca ou falsa, diga-se de passagem.

  • MARIA

    QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DE VOCE POIS E TOLO E NAO SABE O QUE DIZ E QUANDO PRECISAR E SEI QUE VOCE VAI PRECISAR PROCURE UMA IGREJA EVANGELICA POIS SEI QUE PREGA A PALAVRA DO DEUS VIVO DEUS PODEROSO E MISERICORDIOSO E ELE VAI TE ACEITAR E PERDOAR POR TODAS AS PERSEGUICOES POIS SEI QUE SATANAS TE USA PARA PERSEGUIR CRISTAOS ESPERO QUE VOCE TENHA TEMPO POIS HOJE VOCE PERSEGUE AMANHA SERA PERSEGUIDO

  • Carolina

    Vocês estão perdendo o seus tempo escrevendo esses livros
    Porque quanto mais vcs falam mal da igreja universal,mas ela cresce…
    Porque o Juiz de vocês é o homem e o nosso maior juíz é Deus
    Então façam o que quiserem…Deus está com nós e é o que importa

  • Sincero

    Carolina, vc é uma tola, fanática religiosa
    não temos juiz, temos censo crítico
    e lembre-se, existem vários “DEUSES” o seu DEUS apoia os escândalos?
    o enriquecimento ilícito? apóia os pastores pilantras de sua igreja?
    apoia a obsessão de um homem que deixou de valorizar o reino de deus e se preocupa com sua própria imagem? focado em suas próprias ambições?
    ahhhhh, sinceramente eu desconheço esse DEUS.
    Existem tantas coisas mais importantes a serem feitas nesse país por igrejas de grande proporção como a universal. Mais eu ainda acredito em um DEUS que irá julgar não nossas críticas, mais sim atitudes soberbas de muitas pessoas, as quais não preciso dizer..

  • pacheco

    ESTA IGREJA E OBRA DO DEMONIO,E DESTRUIÇÃO DE FAMILIAS.

  • http://diariodebordodanaudosinsensatos.blogspot.com/ genital lacerda

    o que me ocorre quando leio as defesas da tal “igreja” é que eles tem uma “assessoria de imprensa” das mais eficazes e aguerridas que se encarrega desse serviço..de contestar tudo que sai de adverso na imprensa..
    não pode ser coisa de volutario, de crente de boa fé, pq esse dificilmente seriam capazes de escrever o que quer que seja,,,

  • Roberto m

    Come;ou a pouca vergonha da fazenda /da record da IURD do bispo maiscedo da fogueira santa canal comprado com o sangue do povo! que mais uma vez s’ao estimulados a venderem seus bens e a sacrificarem o que tem e o que n’ao tem que vergonha!! e falavam do BBB da globo Ip[ocritas!!!

  • http://deleted Roberto m

    a igreja universal IURD. mais parece uma empresa do que uma igreja, seus (BISPOS E PASTORES) so sabem falar de sacrificios, nunca ouvi estes lobos , e mercenarios falando de salvacao parao povo. tambem pudera pois se sao mercenarios, nao estao nem um pouco preocupado com salvacao de ninguem , muito menos com a deles. e aquele ditado que diz que a boca fala do que o coracao esta cheio e verdade por isso e que eles so falam de sacrificio passando a impressao para o povo que aqueles que sacrificam vao ficar ricos ,vao arrebentar,so se for as contas dos proprios lobos. que Deus tenha misericordia destes lobos e de tempo para eles se arrependerem e se converterem

  • EdvâNIA

    FREQUENTAR ALGUMAS REUNIÕES NÃO É BASE SÓLIDA PARA CRITICAR, VIVER A FÉ QUE A IGREJA PASSA É QUE TE DA NO MINIMO, RAZÃO PARA ARGUMENTAR SUA OPINIÃO.
    NÃO SEI QUE VC TENTOU ATINGIR, OS CRISTÃOS VC NÃO CONSEGUE !
    TALVEZ ALEGROU QUEM VC SERVE QUE COM CERTEZA NÃO É O DEUS VIVO
    ORAREI PELA TUA VIDA”

  • http://gatoprecambriano.wordpress.com Gato Precambriano

    À propósito, STJ mantém condenação da Igreja Universal a pagar indenização a aposentado:
    O ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), manteve a decisão que condenou a Igreja Universal do Reino de Deus a indenizar, em 50 salários mínimos, Higino Ferreira da Costa. Aposentado devido à epilepsia, Costa acusa a Igreja de agredi-lo sob o pretexto de realizar um “exorcismo”.

  • Roberto

    rec 9 da record no Rio de Janeiro , comprado com dinheiro de FOGUEIRA SANTA!! voce sabia ! entao continue participando da fogeira santa!!! sera que Deus esta neste negocio, ou nesta igreja IURD ,ou com estes BISPOS ! conclua voce mesmo .Deus precisa de REC 9 !

  • Roberto

    EDVANIA/ PARA SUA INFORMACAO , EU NAO SOU UM FREQUENTADOR EXPORADICO DA IURD. EU PASSEI VARIOS ANOS NA IURD FAZENDO TODO TIPO DE SACRIFICIO DANDO O MEU TUDO ANOS APOS ANOS. COBREI DE DEUS ,COLOQUEI DEUS NA PAREDE POIS ASSIM APRENDI COM ESTES PASTORES,FAJUTOS, PENSEI QUE ESTIVESSE AGINDO A MINHA FE, MAS EU ESTAVA ERA AFRONTANDO O DEUS PODEROZO. PARA RESUMIR FUI PARA O FUNDO DO POSSO , E ISTO DENTRO DA IGREJA, MAS GRACAS A DEUS QUE ELE (DEUS) TEVE MISERICORDIA DE MIM E ME MOSTROU UMA PORTA E EU ENTREI POR ELA E HOJE SOU FELIZ SAI DA SOMBRA DA MORTE,AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS , NAO TROCO MAIS DE ANJO, NAO TOMO MAIS BANHO DE ARRUDA, NAO PRECIZO MAIS VENDER MEUS BENS PARA SER ABENC;OADO, E DEICHO UM CONSELHO PARA VOCE. ENQUANTO A TEMPO / PROCURE UMA IGREJA SERIA!!!!

  • Manuela

    Por trás de tudo isso existe uma máfia com certeza.
    Seus interesses excusos, fragilizando as pessoas, manipulações políticas, sem falar no dinheiro público retirado do BNDS para pagar seus prejuizos e sem falar no dinheiro público retirado do BNDS para pagar seus prejuizos com tv Globo Monte Carlo, isso ainda no governo FHC, E a propaganda negativa contra a Petrobrás e o pré-sal.
    O que eu acho mesmo é que esses evangélicos precisam mais é ouvir e conhecer a palavra de Deus, porque nos meus poucos conhecimentos religiosos Deus não estava incluído em negócios.
    Como querem salvar o mundo desse jeito? Até aonde vamos com essa máfia, essa corrupção, não entendo isso, porque só os evangélicos vão ser salvo do lago de fogo, só os convertidos. Quem acredita em Deus não precisa ser evangélico não. Basta ter fé e consciência de que ele existe.
    A coisa mais irritante é quando acordamos com aqueles pastores gritando o nome do demônio. 10 vezes que fala o nome de Deus já falou 50 no do Diabo.
    Então me respondam, que igreja é esta?
    Os piores demônios são os pastores e os organizadores da igreja, eles sim são os piores.
    Porque o Diabo disse que queriam as pessoas para usá-las e maltratá-las. Pois é a mesma coisa que Edi Macedo e Cia estão fazendo, ou seja, Deus não disse que usaria as pessoas e sim daria oportunidades para que vivessem bem.

  • Henrique

    Meu vcs q estão falando mal da igreja vcs jah foram lah pra conheçer, sabem oq é pregado lah…aposto q não…muitos de vcs são influenciados pela midia.Só pq falam nos noticiarios mal da igreja, dos pastores de membros, antes de vcs tiraram qualquer conclusão primeiro vcs tem q ter consciencia das coisas.
    Eles pedem dinheiro?…pedem mais vc não é obrigado a dar, vc dá de acordo com a sua Fé.Tem gente q diz: Aaa eu dei dinheiro pq falaram q eu ia ser abençoado e não aconteceu nada…é claro q ñ vai acontecer.Por que? a Fé q nos é ensinada é q vc ten de dar crendo e praticando a palavra dele , q pra quem não sabe está na Biblia. E sobre as questões dos membro e pastores ladrões…vcs tem q perceber q como todo local sempre tem os bons e os ruims não a um lugar q não tenho em grandes empresas por exemplo sempre tem aquele funcionário dedicado que faz tudo dentro dos conformes e outro q não estão nem aii,q quebram as regras fazem as coisas de qualquer geito. Intão é assim dentro da igreja tbm infelismente q são aqueles q lavam essa imagem ruim da Igreja Univerçal.

    EU TENHO 15 ANOS VOU NA IGREJA UNIVERSAL DES DE Q NASCI E NÃO TENHO VERGONHA DE DIZER ISSO E FICO INDIGNADO PELAS COISAS Q FALAM DA IGREJA SEM SABER PELOMENOS AS MOTIVOS(respostas) NÁ QUAIS SITEI AQUI AGORA !!!!!!!

    e queria q todos leçem isso q acabei de escrever!!

  • Natalia

    Gente o que muitos falam aqui que para ser salvo basta ter fé e consciência de que Deus existe, mas isso até o diabo tem! Até o demonio acredita em Deus! A questão é que nós temos que viver a palavra de Deus que escrita na biblia! Lá todos que foram abençõados por Deus e tiveram a salvação seguiam a sua palavra! Deus mandava e eles seguiam o que lhe era dito! Quantos não davam aos profetas parte de suas colheitas, de seus alimentos para sustento dos proprios profetas? Isso era o famoso dizimo, mas antes não existia dinheiro, e ara feito assim, os profetas viviam de dizimo e cuidavam da arca e de tudo que Deus lhe dizia, os profetas eram homens usados por Deus, assim como nos dias de hoje muitos são usados na igrejas! Como hoje tem pessoas que tiram dinheiro a mais de seus fiés na Biblia também tem isso! Mas Deus castigava e muitas vezes lhe tiravam a vida, pois para ele era como se zombassem da casa de Deus! Gente o ser humano é bicho ruim! E em todo lugar vai haver gente assim! Esta escrito na Biblia! Gente é só ler! Só ler o Antigo testamento! Que vocês vão entender um pouco do que nos tentamos passar para vocês! A questão não é só acreditar! Como eu disse acreditar em Deus eté o diabo acredita! Mas quem disse que ele o obedesse! Entendem? Nós temos que obedecer ao pai, a palavra dele! Que esta escrita no livro sagrado! Então gente não pensem que é facil assim! Não basta sermos filhos se não obedessemos nosso Pai! Tenho certeza que ninguém fica feliz quando um filho desobedesse você! E quando você repete sempre a mesma coisa e ele nada de te obedecer, você cansa e não liga mais para aquilo que seu filho esta fazendo! Deixa de lado! Deus ele quer obediência! E isso é uma virtude para ele! Então gente não pense que só ter fé e acreditar basta! Temos que agir e é isso que nosso Pai quer! Espero que vocês tenham entendido! A obediencia e o entendimnto é uma virtude! A duvida é um mal que muitos tem e isso acaba coma Fé de muitos!

  • Lourival

    FREQUENTADORES ASSÍDUOS DA IURD NEM DEVERIAM OPINAR EM BLOG´S DE DISCUÇÃO ABERTA, OS SEUS CÉREBROS JÁ FORAM LAVADOS, ELES VÃO MORRER EM SUAS OPINIÕES. “EDIR MACEDO É NOSSO REI; NOSSA IGREJA É PERSEGUIDA PORQUE É SANTA” DEFENDEM UMA DOUTRINA, UM HOMEM, MUROS, COMO SE FOSSEM DEUS.
    LOUVAM MAIS A OVELHA AO INVÉS DO DEUS TODO PODEROSO.

    2 Pedro:
    1 ¶ E também houve entre o povo falsos profetas,(EDIR MACEDO & Cia.) como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição,(APEGO AOS BENS MATERIAIS, DEIXANDO A VIDA ETERNA QUE JESUS TROUXE EM SEGUNDO PLANO) e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
    2 E muitos(OS FANÁTICOS DEFENSORES DA IURD) seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
    3 ¶ E por avareza farão de vós(FIÉIS, ASSIDUOS DOADORES, FONTES DE RENDA DA IURD) negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
    4 Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;
    5 E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;
    6 E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente;
    7 ¶ E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis
    8 (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, vendo e ouvindo sobre as suas obras injustas);
    9 Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;
    10 ¶ Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades;
    11 Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.
    12 Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos(JÁ FOI PRESO UMA VEZ) e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção,(USAM DA FÉ DE PESSOAS PARA CONSTRUIR IMPÉRIOS TERRENOS)
    13 Recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco;
    14 Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição……..

  • Henrique

    PQ Ñ DEVERIA OPINAR
    OGORA TEM RESTRIÇOES PRA SE COLOCAR A OPINIÃO AONDE QUER
    PQ SE TIVER ME MOSTRA !!!!
    e eu ñ to falando isso pra defender a IGRAJA UNIVERÇAL e sim pra defender ´´O MEU DEUS´´ q eu tenho certeza q é o mesmo q deus q está com a Igreja pq se não fosse não creceria da maneira q vem craçendo!

    • leandro

      então deus está na rede globo de televisão…pq ela é a maior rede televisiva do país….e não para de crescer ….kkkkkkkkkk

  • Lourival

    É claro que deve opinar Henrique, defenda DEUS sempre e em qualquer lugar, eu me refiro aos fanáticos que morrem por defender a IURD, como eu já disse, LOUVAM MAIS A OVELHA AO INVÉS DO DEUS TODO PODEROSO. em se tratando de DEUS, nem se discute.
    Mais se tratando de “igrejas” eu não duvido nem um pouco que exista falsos profetas, e falsas doutrinas, claro que é muito difícil identificarmos tais profetas e doutrinas sem uma profunda comunhão com DEUS.
    E também não concordo quando as pessoas atribuem o crescimento da IURD à DEUS, na minha mísera opinião DEUS pode e quer ir muito além de cultos feitos entre quatro paredes onde mercenários que se intitulam “Pastores” vendem bençãos usando o nome d´Ele.
    Seria bom se surgisse um “Lutero” do século 21, que se levante contra essas heresias.

  • http://cidamota28@hotmail.com maria

    QUERIDO LOURIVAL EM SALMOS 105 ,15 DIZ NAO TOQUEIS NOS MEUS UNGIDOS, NEM MALTRATEIS OS MEUS PROFETAS , JA QUE VOCE E UM OBSERVADOR DA BIBLIA LEIA POIS SEI QUE APARTIR DO MOMENTO QUE COMECAR A CUIDAR DA SUA VIDA VAI DEIXAR DE CUIDAR DA FE DOS OUTROS POIS VC E UM FALSO PROFETA POIS LE NA BIBLIA SO O QUE LHE CONVEM NAO DEFENDEMOS IGREJA E SIM A CASA DO NOSSO DEUS . QUE POR SINAL SAO TODAS LUXUOSAS PARA DELEITE ESPIRITUAL E CONFORTO FISICO NAO IMPORTAMOS COM O Q FALAM DE NOS POIS NAO FAZEMOS PARA TE AGRADAR MAS VOU ORAR POR VC POIS A IURD ESTA CHEIA DE PESSOAS Q DIA PERSEGUIRAM ENFIM QUEM SABE VC NAO PRECISAR DOS PASTORES E BISPOS Q VC TANTO ODEIA POIS SAO ELES Q NOS LEVAM A USAR A NOSSA FE NO SENHOR JESUS E VAI NA IGREJA QUARTA E DOMINGO POIS VAI ASSISTIR UM CULTO VOLTADO PARA SUA SALVACAO

    • Daniel

      Escreva em caixa baixa, irmã, please. Ninguém aqui é cego. Se bem que.

    • Lourival

      Nossa, alguém está tocando seus ungidos??, alguém maltrata os seus profetas??
      desse jeito até eu queria ser tocado e maltratado, nada me importaria só de pensar que minha conta bancária está abarrotada de milhares de R$.. Eu sou um falso profeta?? não acho… eu não saio falando de JESUS e cobrando caché, e se as vezes falo não recebo nada em troca.. Jesus recebia algo em troca?? Vc precisa de um templo luxuoso para ter o seu deleite espiritual?? pois eu não, eu me deleito em DEUS em qualquer lugar, pois o maior templo de DEUS É O NOSSO CORAÇÃO.
      Não perca seu tempo orando por mim, ore pelo seu “bispo” já existem mais templos da IURD no mundo do que crianças felizes…
      Que eu saiba a Bíblia não me impede de expor minhas idéias… se tivesse eu seria obrigado a pensar que a Bíblia é apenas um método com o título: PROIBIDO PENSAR PORQUE TUDO JÁ ESTÁ ESCRITO.

  • Dan Jung

    Se os demônios ainda estão soltos e a igreja está soltando fogo pelas ventas, quem devemos culpar pela falta de algo que abrande esse incêndio? Historicamente, antes da revolução anatomopatológica (Idade das Trevas) o corpo do homem pertencia a Igreja e , por ser inviolável, não podia ser objeto de estudo. Portanto, comunidades inteiras eram exterminadas pela falta dessa propriedade.

  • Rafael

    Ótima resenha, com certeza esse livro entrará na minha lista de leitura, pena que os frequentadores dessas igrejas são avessos ao conhecimento e a leitura, desconhecendo ou pior, não querendo saber sobre a historia do próprio grupo os quais fazem parte. Pena.

  • Pingback: Brasil e os bucaneiros do Senhor | Index

  • André Tadeu

    Caro Daniel Lopes, boa tarde.

    Parabéns pelo brilhante post. Muito esclarecedor. Realmente o livro é muito interessante. Vale à pena adquiri-lo. Convém lembrar que um dos primeiros livros publicados a respeito da IURD saiu da pena do pastor presbiteriano independente Leonildo Silveira Campos, intitulado “Teatro, Templo e Mercado”.

    Sou cristão evangélico, membro de uma igreja histórico-tradicional e estudante de teologia. O que o amigo comenta a respeito da participação protestante na política, não apenas pentecostal, em nosso país, infelizmente, é pura verdade.

    No entanto, há o outro lado da moeda, isto é, existe uma forte minoria evangélica progressista, claramente influenciada por posturas realmente de esquerda. A famosa e combatida teologia da libertação, que usa um pouco das ferramentas marxistas a fim de organizar um pensamento teológico voltado à luta contra a miséria estrutural que reina em nosso país, tem uma origem claramente protestante!

    Seu embrião pode ser encontrado em dois momentos; 1- O trabalho do teólogo presbiteriano estadunidense Richard Chamou, 2- O labor teológico do também presbiteriano Rubem Alves, através de seu famoso livro “Teologia da Esperança Humana’, fonte clara que influenciou o sacerdote católico peruano Gustavo Gutiérrez em seu clássico livro” Teologia da Libertação”.

    Por ocasião dos anos sessenta, a Confederação Evangélica Brasileira, entidade ecumênica que reunia parte significativa dos protestantes históricos brasileiros ( presbiterianos, presbiterianos independentes, anglicanos, metodistas, congregacionais e luteranos ), através de seu setor de responsabilidade social intensificou sua atuação social de uma forma não apenas caritativa ou beneficente, mas sim voltada a transformações radicais na sociedade brasileira. Como ápice deste projeto, tivemos a histórica conferência do nordeste, denominada, oficialmente, como “Cristo e o processo revolucionário brasileiro”, que contou com a presença de intelectuais do gabarito de um Celso Furtado, por exemplo.

    Com o crescimento do fundamentalismo na maioria das denominações integrantes da Confederação, principalmente presbiterianas, este trabalho foi abruptamente encerrado, dando espaço a um período de conservadorismo político e teológico, onde o regime militar gozava de amplo apoio. Vários pastores e crentes destas denominações experimentaram uma verdadeira “inquisição sem fogueiras”.

    Algumas denominações históricas, como a Luterana (IECLB) e Metodista, mesmo que de forma tímida, articularam alguma voz de protesto contra o autoritarismo militar.

    Agora, com a “consolidação” da democracia, uma nova geração de evangélicos esquerdistas parece aflorar. A postura oficial de algumas denominações, como a já citada Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU) e, em menor escala a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPI), é claramente influenciada por pressupostos da teologia da libertação e missão integral.

    Não bastando, mesmo dentro de denominações reconhecidamente conservadoras, sejam pentecostais, carismáticas ou históricas, há um crescente número de leigos e clérigos com posturas bastante progressistas.

    Temos o exemplo do Movimento Evangélico Progressista, e de alguns poucos congressistas, como o batista baiano Walter Pinheiro e a assembleiana Marina Silva.

    • Daniel

      Obrigado pela leitura e pelo comentário, André. Não duvido que exista a minoria evangélica politicamente progressista que você cita, e que você seja um membro dela, mas ela apenas confirma a tendência geral, certo? Acho que é inevitável. Veja só, mesmo se um evangélico seja politicamente progressista (saúde e educação pública, universal e de qualidade, etc.), é de sua natureza ser socialmente conservador (casamento apenas entre homem e mulher, etc.), e como esses dois campos são quase sempre inextricáveis nas plataformas dos partidos de esquerda, na dúvida o evangélico em geral acaba optando pelo campo conservador.

      Claro que com uma figura carismática como o Lula esse quadro acaba não ficando tão preto no branco. Mas no período da Ditadura foi isso o que ocorreu. E temo que no próximo ano volte a ocorrer: como Dilma vai claramente entrar com um discurso socialmente de esquerda, se José Serra for um pouquinho inteligente e posar de conservador nesse campo, muitos evangélicos o seguirão.

      Abs.

  • André Tadeu

    errata * Sic= No lugar de Richard Chamou, leia-se Richard Shaull

  • André Tadeu

    Daniel, boa tarde.

    Realmente você está parcialmente certo. Conheço muitos evangélicos que possuem posturas progressistas em temas econômicos e sociais, mas são absolutamente conservadores em questões comportamentais, a saber: casamento homossexual, controle de natalidade, liberação das drogas e etc..

    Eu, mesmo, confesso, sempre me considerei socialista democrático. Porém, seguia o senso comum de condenar os temas enumerados acima. Pela graça de Deus mudei.

    A respeito deste conservadorismo em assuntos morais de parcela predominante do protestantismo brasileiro, é notória a influência do neofundamentalismo de viés estadunidense. Se você parar para observar, a agenda política coincide, e muito, com a da direita religiosa dos EUA.

    Agora, em um horizonte global, inclusive nos próprios EUA, protestantes costumam ser mais tolerantes nestes assuntos do que os próprios católicos. O forte conservadorismo moral no Tio Sam é defendido pelas chamadas denominações evangelicais, como batistas do sul, luteranos do Missouri, presbiterianos da PCA, boa parte dos pentecostais brancos, como os membros das Assembléias de Deus e as chamadas mega igrejas independentes.

    Já as grandes denominações clássicas, como a Igreja Protestante Episcopal, Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos ( PCUSA ), Igreja Metodista Unida ( UMC), Igreja Evangélica Luterana da América ( ELCA ), Igreja Unida de Cristo, batistas do norte e etc, possuem comportamentos políticos, sociais e morais progressistas.

    Foram vozes de oposição ao governo Bush, defendendo uma política pacifista, além de serem favoráveis a um estado mais presente, chocando-se com a agenda republicana. No que diz respeito à questão das minorias sexuais, estas igrejas estão na vanguarda da liberalidade. Presbiterianos, anglicanos e agora luteranos ordenam gays, lésbicas e bissexuais “praticantes”, desde que tenham parceiros fixos e não viva uma vida de promiscuidade.

    Na Europa, esta linha liberal é mais nítida, tendo a Igreja Luterana da Suécia ordenada à primeira episcopisa assumidamente lésbica do mundo. Agora compare estes exemplos com a política oficial da Igreja Católica Romana.

    Agora falo por mim, evangélico brasileiro de esquerda, aspirante ao ministério. Após uma luta árdua contra todo o tipo de preconceito, sou completamente favorável a união civil homossexual. Estas pessoas são cidadãs, devendo ser respeitadas em sua individualidade. Porém, por questões de consciência, ainda me posiciono de forma contrária a ordenação de gays, lésbicas e bissexuais ao ministério. Acho que esta decisão é muito polêmica para o contexto religioso latino-americano. Quanto à pertença destas pessoas a igreja não vejo nenhum problema.

  • Flavia

    Certo ou não todos tem o direito de dar opinião, e sim, vc está fazendo isso.Só não sei dizer se é a maneira correta.Acredito que todos tem o direito de se expressar como querem, e acreditar no que quiserem, porém quando se trata do tema religião sempre surge uma polêmica.O grande problema é que a hipocrisia tomou conta da população.Liberdade religiosa?Ela realmente existe?Estamos mesmo tentando conquistá-la?Ao que me parece, sempre que o tema vem à tona, todo mundo quer dar sua opinião.Até então tudo bem, mas creio que a proposta de liberdade religiosa transmita que todos devem crer e participar do culto que quiser, ao Deus, entidade ou seja lá oq for.Quando começa o debate sobre a tal liberdade, os cristãos(evangálicos) são deliberadamente atingidos.(Creio que os evangélicos que estão lendo isso vão concordar).Não estou falando isso pra defender ninguém nem igreja nenhuma, mas se vc analisar bem as coisas que disse, e até mesmo alguns comentários vai perceber oq estou falando.Ou então ligue a televisão quando estiver passando um debate desses.A igreja Universal e seus demônios?Porque ninguém escreve um livro dizendo A Umbanda e seus demônios?Ou até mesmo O Induísmo e seus demônios?Porque ningúem questiona um homem que supostamente colocou agulhas no corpo do filho à mando de uma mãe de santo, mas questionam uma pessoa que doou qualquer quantia de deinheiro à sua denominação cristã?Estranho não?Ninguém é dono da verdade, mas creio que se vc tem alguma religião, ou segue algum tipo de crença, vc realmente vive, acredita, e confia no que é passado pra vc certo?O mesmo acontece com todos em sua igreja, templo, etc.E vc não gostaria de ser criticado não é mesmo?Portanto não julgue para não ser julgado.
    Boa Noite, e boa sorte com o livro.

  • Sávio

    Olá, saudações a todos !

    Vejo que o debate está caloroso, quero saudar os colegas de debate e dizer que serei o mais e breve possível em meu respeitoso comentário.

    Posso lhes expor o pouco que sei sobre “sistemas mentais” ?
    Sou Mestre em psicologia pela Universidade de Dublin (Irlanda) com tese sobre” O comportamento humano e as influências coletivas”

    Sim, sobre os “sistemas mentais”…

    01. Não há “brechas”. Tudo que acontece já foi previsto por seus mentores e dito ao público, para que o sistema seja “blindado”. EXEMPLO PRÁTICO: Criticar estabelecimentos comerciais como Igreja Universal ou “igrejas” do gênero só fortalece mais essas instituições, pois antes de você criticar, o Bom Pastor (bonzinho até demais…) já disse as suas Ovelhas que o “demônio” irá mandar pessoas para lhe retirar do seu caminho, da sua igreja, da vida em busca da salvação, etc., ou seja, o que você disser, eles vão usar em favor deles mesmos, você vai ser ridicularizado.

    02. Quanto mais você critica, mais ele se fortalece. EXEMPLO PRÁTICO:
    - Entrevistas com ex-pastores da IURD em revistas e jornais, “abrindo o jogo” e dizendo quais são as verdadeiras intenções dessas quadrilhas.
    - Vídeos na internet mostrando como o Pastor Edir Macedo treina seu BANDO para coagir pessoas a darem dinheiro.
    - Debates na TELEVISÃO sobre esse tipo de extorsão e como isso é visto pelo MINISTÉRIO PÚBLICO e MEMBROS DA OAB, etc.

    Tudo isso não tem efeito porque o nível de alienação das pessoas que frequentam essas “igrejas” é muito alto. As pessoas chegam a doar tudo que tem com a promessa de que receberão em dobro de Deus. Como se Deus fosse agiota ou dono de banco. (é nessas horas que as pessoas mais anbiciosas caem do cavalo, ai da vontade de rir, mesmo sendo coisa séria…)

    Não quero me alongar muito, vamos só tocar no AMOR AO PRÓXIMO, um dos 10 mandamentos da Bílbia Sagrada. Em julho de 2009, ao fazer uma Viagem a CAMPOS DO JORDÃO, o Guia da Viagem nos mostrou uma casa no valor de 22 MILHÕES DE REAIS, do Sr. Edir Macedo (mais parecia um castelo). Para quem está em sã consciência e não foi hipnotizada isso é uma demonstração clara de OSTENTAÇÃO e FALTA DE RESPEITO AO SER HUMANO. As diferenças sociais em nosso país são gritantes, enquanto isso um pastor ostenta dessa forma. Isso se chama “AMOR AO PRÓXIMO”

    Agora, insisto em dizer: Isso que eu acabei de relatar, para quem está hipnotizado, alienado e não consegue enxergar 1 palmo a sua frente, é uma demonstração de PROSPERIDADE ou talvez pensem que o Pastor vai colocar crianças carentes dentro daquela casa, ou seja, pensam tudo o que o PASTOR DELES quer que eles pensem, menos o que realmente está acontecendo.

    Antes de finalizar quero dizer que, pessoalmente, NÃO TENHO NADA CONTRA o Sr. Edir Macedo, até porque nunca entrei em sua “Igreja”. NÃO tenho nenhuma crítica a fazer aos que frequentam a IURD ou “Igrejas” do gênero, pois estão fazendo mal a si próprias e não a mim, portanto, não posso criticar e, por ultimo, gostaria de fazer uma colocação:

    A ausência de QUESTIONAMENTO é algo MUITO SÉRIO. Historicamente, a ausência de questionamento anda lado-a-lado com técnicas de manipulação em massa, processos irreversíveis de alienação da mente humana entre outras coisas não menos diabólicas.

    Procurem o seu pastor e o perguntem porque que tudo que ele diz tá na BÍBLIA, porque que nada pode mudar, porque que ele não lhes ensina a pensar em vez de seguir o que ele está dizendo ? Pergunte a ele porque que ele leva pessoas importantes (políticos, militares, empresários) para dar depimentos e servir de exemplo a você ? Já aconteceu na sua igreja do Pastor levar um outro pastor ao palco e este ofertar um cheque de um valor considerável a sua Igreja, como forma de exemplo, para você também doar ? Você tem alguma dúvida de que este cheque será devolvido quando os DOIS estiverem conversando lá por trás, rindo de todos vocês? Ou mesmo é um cheque simbólico, que não tem valor algum ? Você tem alguma dúvida ?

    Meus caros, sei que não conheço ninguém aqui dessa “sala de debate” e com certeza minhas idéias serão rejeitadas por muitos, mas se pelo menos me permitem um pedido, ” Pensem no que poderiam estar produzindo se usassem o seu tempo para trabalhar ou cuidar das suas crianças em vez de frequentar essas “igrejas”, pensem em quantas pessoas poderiam estar ajudando: desabrigados das enchentes, órfãos no HAITI, pessoas com câncer, etc, se direcionassem o seu dinheiro de uma forma mais inteligente, menos tendenciosa, se fossem menos influenciáveis, se pensassem mais antes de cair em armadilhas mentais.

    Por ultimo quero lamentar por minha colocação aqui neste debate não servir muito, pois, como disse no início, tudo que dizemos eles não usam como um conselho pra se livrarem dessa armadilha, mas sim como argumentos a seu favor, como se o Pastor fosse um vidente que adivinha tudo. A próxima pessoa que for comentar, com certeza dirá que eu estou com o diabo em meu corpo, que eu não respeito a “Igreja” deles e que estou ferindo aos princípios bíblicos. Ou seja, essas pessoas tem até um certo nível de QUESTIONAMENTO quando é para questionar os outros, quando é para SE QUESTIONAR ou QUESTIONAR A ENTIDADE DA QUAL FAZEM PARTE, ai não, ai não tem questionamento algum.

    Peço desculpas se feri alguém, pois essa não foi a minha intenção. Gostaria apenas de contribuir um pouquinho com o PROCESSO DE DESALIENAÇÃO, fazendo com que as pessoas pensem mais, em vez de apenas reproduzir discursos elaborados e muito bem elaborados por pastores desses estabelecimentos comerciais que se dizem “igrejas”.

    Quero, ainda, agradecer a oportunidade e parabenizar o DANIEL LOPES por sua pesquiza e comentários, os quais são muito importantes para quem tem algum nível de percepção e entendimento.

    Forte abraço e sucesso a todos !

    Ah, só mais uma última colocação para os que estão nesse momento criticando minhas colocações – Jesus Cristo não tinha templos, ele pregava o evangelho ao ar livre, sem paredes nem pedição de dinheiro. PENSEM NISSO !

  • KLEBER GONÇALVES

    Edir Macedo com sua eloquencia comparada à de Hitler teve fascinantemente o poder de cegar pessoas. Veja bem… quem faz a igreja e a fé? São vocês. Quem mantem a igreja com seus luxos e ostentações? São vocês. quem é bilionário? O Edi-abo. vocês viram o video; vcs viram o desdêm com que ele os trata ensinando seus capangas a roubar em nome de Deus. Suas ações são mais despreziveis que as dos fundamentalistas islamicos pois eles, apesar de tanta atrocidade são cegos por Deus e vcs por um bispo ladrão que se alimenta de seus sacrificios. Fico triste sobretudo pelo fato de vcs endeusarem o edi-abo acima da fé e da igreja. Ele não vale nada. vcs valem!!! tirem essa venda de seus olhos e vejam as interpretações de fato reais da biblia: deus não cobra nada por suas bençãos. deus não mandou seus 12 discipulos pedirem nada em troca da evangelização. Deus jamis vai dar riqueza a qualquer pessoa em troca de nada. EDIR MACEDO É A PROVA DA PROXIMIDADE DO APOCALIPSE: FALSO PROFETA; A BESTA. O DRAGÃO; O DIABO

  • Dan Jung

    Prezado Daniel,

    esta questão no entorno dos evangélicos é bastante antiga. Lembra do projeto de lei de parceria registrada? A aprovação do projeto na Comissão Especial gerou polêmicas. Deputados católicos e evangélicos tumultuaram a sessão e provocaram “discussões fervorosas” entre os parlamentares pró e contra o projeto. O deputado Salvador Zimbaldi afirmou, em entrevista no Jornal Nacional, que a proposta é uma afronta a Deus: “Uma blasfêmia! Dizer que o sexo praticado por homossexuais é movido pelo amor, para mim é uma balela! Trata-se de um ato carnal”.

    Zimbaldi, na tentativa de anulação da sessão, brigou com outros parlamentares afirmando que não era “palhaço”, chamando o projeto de “aberração antinatural”. Zimbaldi apresentou voto separado afirmando que o projeto representa “o desmantelamento da família”, com a instituição dessa “aberração contrária à natureza”, que criou cada espécie com dois sexos: “Eu, particularmente, não tenho preconceito contra os homossexuais, mas a união civil entre pessoas do mesmo sexo contraria a ordem natural das coisas”.

    Quanto o PLC 122 a situação ainda mais se agrava. Se o poder instituído não reconhece nem um projeto de legitimação subjetiva de cidadania, imagine se eles irão punir os seus malfeitores.

    No entanto, a fidelidade dos homossexuais ao seu acervo existencial pode lhes dirigir cegamente a uma subserviência partidária que os afasta da continuidade de seu percurso. Melhor seria produzir agenciamentos de ideologias de igualdade consistentes entre o movimento de conscientização homossexual, através do qual legitima um mercado singular que movimenta muito mais do que 130 milhões de Reais, e os outros setores da sociedade.

    Grande abraço

  • Dan Jung

    gostaria de fazer um adendo às palavras anteriormente ditas: segundo um levantamento feito pela Witeck-Combs,o mercado gay e lésbica norte-americano gerou um poder aquisitivo de 660 bilhões de dólares, em 2007 e terá 835 bilhões em 2011. No Brasil são 9,2 milhões de homossexuais ativos que representam 100 bilhões de dólares anuais.*

    * fonte: Bureau de Negócios GLS: http://www.gaybrasil.com.br/index.php?page=quem-somos

    Contato:
    Bureau de Negócios GLS
    bureau@gaybrasil.com.br
    Fone: (11) 3241 – 0331

  • leandro

    eh bom e interessante lembrar que o blogueiro acima nao atacada a religiao em si mas sim o criador dessa assembleia(Igreja Universal do Reino de Deus), pelo ponto de vista que o blogueiro nao critica os seguidores de cristo (cristão), mas entretanto podemos alerta o blogueiro de que quando for contrariar alguem no fato de sua conduta praticada, deve se primeiro observa onde ha o erro segundo seu caminho para o destino, para que se possa demonstrar aos leitores que de fato sua afirmaço esta correta. Pelo que pude observa nos poucos pontos de leitura que fiz, em nenhum momento o blogueiro citou qualquer; livro, capitulo ou mesmo versiculo biblico. Isso eh notavel, pois se trara mais de uma contrariedade preocupada com o inrequecimento INLICITO de “um homem com muito conhecimento biblico” do que com o empobrecimento daqueles que pela ganancia ou/e ignorancia dão tudo quanto tem.
    Se é dado pela fé entao naum eh pela *ignorancia nem pela ganancia, mas se é pelo fato de que o pastor (ou qualquer outra entidade religiosa) pede entao ou é **ingnorancia ou/e ganancia.

    *genesis capitulo 22
    10 E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
    11 Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
    12 Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho

    17 Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;

    *2 Crônicas capitulo 31
    6 E os filhos de Israel e de Judá, que habitavam nas cidades de Judá, também trouxeram dízimos dos bois e das ovelhas, e dízimos das coisas dedicadas que foram consagradas ao SENHOR seu Deus; e fizeram muitos montões.

    *Marcos capitulo 12
    41 E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito.
    42 Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo.
    43 E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro;
    44 Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.

    **ignorancia pelo fato de nao (talves por preguiça) pegaram para ler acerca daquilo que praticam ou seguem, e ganancia por muitas vezes so pedidos virem com falsas promessas de ganhos istantaneos e salvaçao, sabendo que o que salva é a fé e nao as riquezas, por é mais facil um camelo passar pela cabeça de uma agulha doque um rico entra no reino dos ceus.

    mas o destino destes profetas é certo

    Marcos 12
    38 E, ensinando-os, dizia-lhes: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes compridas, e das saudações nas praças,
    39 E das primeiras cadeiras nas sinagogas, e dos primeiros assentos nas ceias;
    40 Que devoram as casas das viúvas, e isso com pretexto de largas orações. Estes receberão mais grave condenação.

    isso porque tambem disse o SENHOR

    Marcos 7
    21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
    22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
    23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

  • ADRIANA

    EU NÃO SOU DA UNIVERSAL, MAIS TAMBEM NÃO FUI CRIADA PRA ENVERGONHAR NEM DIFAMAR O EVANGELHO, ESSAS PESSOAS QUE ESTÃO FALANDO MAU DE PASTOR DE ,IGREJA. NEM MESMO CONHECE A PALAVRA DE DEUS SÓ SABE JUSTIFICAR AS COISAS FALANDO NO DINHEIRO DOS FIES. SE VOCES PODEM DAR SEUS DINHEIRO PRA EMPRESA DE CERVEJA E PRA PRARA OS VICIOS QUE SÓ DISTROI . POR QUE OS FIES NÃO PODEM USAR SEU DINHEIRO PRA AJUDAR NO SUSTENTO DA IGREJA. SABE PORQUE SE QUEM CRITICA LESSE A BIBLIA, TIVESSE PELO MENOS ALGUM CONHESSEMENTO DA PALAVRA DE DEUS. IRIA SABER QUE SE NÃO TIVER QUEM AJUDE DEUS FAZ. EM VEZ DE TÁ CRITICANDO PORQUE OS FIES NÃO GASTÃO DINHEIRO NA MESA DE BAR, VOCES DEVERIAM SE CONVERTER E SER TEMENTE Á DEUS. QUE DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER. NÃO.

    • Bosco

      Será que poderia escrever em caixa baixa? É mais educado. Caixa alta é considerado grito na net. Não é com gritos que você vai conseguir convencer. Convence-se com argumentos!

    • http://cervejacomtruco.blogspot.com/ Rogério

      Alguém aí sabe a diferença entre “mas” e “mais”?
      As pessoas deveriam ter um mínimo de “conhessemento”, não?

    • http://cervejacomtruco.blogspot.com/ Rogério

      Ah!
      Acorda, Bosco!
      Ela não sabe o que é “caixa baixa”…
      É preciso ser mais didático…

  • gilson

    DA ATE DÓ DE QUEM FEZ ESSE LIVRO,MOSTRA QUE É UMA PESSOA QUE NAO TEM CEREBRO,UM ESCRITOR FRACO,QUE NAO TEM IDEIAS QUE SO SABEM FALAR DA VIDA DOS OUTROS,DEIXA OS OUTROS VIVER CARAMBA!
    E CUIDA DA SUA VIDA.
    VER SE PROCURA CRIAR UM LIVRO PRA TENTAR AJUDAR OS DROGADOS,OS MISERAVEIS AO INVES DE FAZER FOFOCA.

  • luciana

    será que você faz parte dos 13!?
    porque não fala das ilusões deste mundo, de quem gosta de dar seu dinheiro para o Diabo em vícios, prostituições, compulsões por compras!?
    QUE O MEU SENHOR JESUS ABRA SEUS OLHOS E LHE DE A OPORTUNIDADE DE TER UMA NOVA VIDA EM CRISTO JESUS!
    NOSSO ÚNICO SALVADOR!
    DEUS LHE ABENÇOE!

    • Bosco

      Luciana;

      O seu dinheiro iría para o diabo, se ele existisse, como não existe, vai para os vícios, prostituições, compulsões por compras. Só que antes, ele passa pela conta da Iurd. Acorda!

  • Abdo Mucci de Mattos

    Do meu bolso é que não sai nada para esses salafrários do “Reino”.
    Continuo sendo muito abençoado em minha fé cristã.

----- Consulte os arquivos do Amálgama ||| Publique ||| Contato ||| Para reproduzir nossos textos -----