Os evangélicos e a homofobia
por Daniel Lopes – O Brasil é um dos países que mais matam homossexuais. Apenas entre os homens, no ano passado foram 122 mortos nessa modalidade de “crime de ódio”. Um crescimento de 30% em relação a 2006. A discriminação está nas ruas, nas casas e nas instituições. No entanto, ouvindo os líderes evangélicos que não querem a criminalização da homofobia, você pode ficar com a impressão de que tudo isso não passa de uma mentira, propagada por quem quer roubar o País das mãos de Deus.
O Projeto de Lei Complementar nº 122/2006, de autoria da ex-deputada pelo PT de São Paulo, Iara Bernardi, tipifica de vez a homofobia como crime. Há dois anos foi aprovado pela Câmara e agora espera a votação do Senado. No último dia 25 de junho, lideranças de diversas igrejas organizaram um ato na capital federal contra o projeto.
Como sempre acontece com os demagogos de qualquer estirpe, o preconceito mais rasteiro vem embalado num discurso fraudulento. Vejam o que disse o deputado Robson Rodovalho (DEM-DF), membro da Igreja Sara Nossa Terra, no protesto que reuniu cerca de mil evangélicos:
“Achamos que o problema da discriminação não atinge só os homossexuais, mas também os negros, as mulheres, até mesmo nós evangélicos. O projeto de lei dá poderes ditatoriais a uma minoria. Se um funcionário for dispensado de uma empresa, por exemplo, pode alegar homofobia e o dono da empresa vai ser preso por crime hediondo, inafiançável. Queremos trazer um projeto para proteger todas as minorias”.
Assim, longe de preconceituosos, o que os nobres pastores querem é o fim de toda e qualquer discriminação. Lembram os racistas que são contra cotas para negros em instituições de ensino superior, “porque o problema não atinge só os negros”. Ou seja, se não for para resolver tudo, não vale querer resolver só uma parte.
E lembrou a mim de um amigo que, certa vez, discutindo a questão do homossexualismo, perguntou: “Se os gays e as lésbicas podem organizar suas passeatas de orgulho, por que os heterossexuais não podem marchar para mostrar orgulho sem serem classificados de preconceituosos?” Eu lhe disse que não tenho nada contra nós heteros organizarmos nossa marcha, embora não teremos o que exigir em termos de direitos, de qualquer modo não a quantidade de direitos de que os homo ainda carecem. A não ser, eu disse, que queiramos reconquistar o direito de poder espancar as esposas.
*
Mais sincero e avesso à lenga-lenga do deputado Rodovalho é o pastor Jabes de Alencar, da Assembléia de Deus, que, também por ocasião do protesto em Brasília, rogou: “Senhor, sabemos que há uma maquinação para que esse país seja transformado numa Sodoma e Gomorra. Um projeto desses vai abrir as portas do inferno.”
Eu sou jovem, apenas li a respeito, mas se o caro leitor já tiver algumas décadas nas costas, me desminta: não lembra, essa ladainha evangélica, aquela ladainha católica dos anos 80, segundo a qual a regulamentação do divórcio iria pôr o Brasil a perder?
Faça uma pesquisa rápida pela internet ou puxe na memória por casos recentes. A homofobia é um câncer presente nas Forças Armadas, na universidade, nas feiras populares… até nas academias de letras! – a propósito, leia este artigo de Lorenzo Falcão, um dos editores do Diário de Cuiabá.
Eu conheço pessoas evangélicas, e algumas são amigas (eu espero). Quase nenhuma, pelo menos em particular, se diz contra a criminalização da homofobia. O fato é que, 24 de junho, portanto um dia antes do fuzuê no Congresso, o DataSenado divulgou pesquisa na qual 70% dos entrevistados apóia o projeto de Iara Bernardi.
Os próprios crentes de elite, quando obrigados pelas circunstâncias a agradar pessoas além do seu séquito, encaram a realidade com outros olhos. O senador Marcelo Crivella, cria da Igreja Universal e candidato à prefeitura do Rio, já se posicionou contra a intolerância e a homofobia.
Então, esperamos ver em breve se os senadores optam por abrir ou não as portas do inferno, transformando o Brasil numa Sodoma e Gomorra. Todos concordamos que será uma decisão nada irrelevante, a que eles tomarem.


Essas pessoas nos perseguem não é mesmo Daniel. Eles são tão patéticos que não merecem muito da minha opinião. todo cidadao deve ser respeitados, independente da sua opção sexual. O texto ta ótimo e o meu portugues, nem tanto. Abraço a todos
-Responder
Me impresionei com o cartaz no meio da multidão…Fiquei quase vinte minutos boquiaberta com tamanha ignorância destas pessoas.
-Responder
É interessante pensar nestes casos. Sou hetero e sempre tive uma opinião formada sobre esse assunto. Não adianta criarmos leis.
O brasileiro organiza diversas manifestações, para protestarem e afim de que sua reivindicações virem leis.
A lei é um instrumento arbitrário, não educa, pune. Não adianta criarmos leis se a população não consegue realmente compreender qual é a importância de respeitarmos os homosexuais. Não adianta garantirmos vagas para negros, estudante de escola pública e etc, se não formos capazes de oferecerem a eles condições de fazerem um bom curso.
E os protestantes(religiosos) na maioria das vezes radicais ao extremo, sempre banalizam as discussões. São eles descendentes direto do suposto messias? Por que somente eles tem a razão? somente o deus dele que é perfeito?
No preâmbulo da nossa constituição cidadã, diz que uma assembléia constituiente se reuniu a fim de instituir um estado democrático de direito. Será que esse estado só pode ser intaurado mediante a criações excessivas de leis? Não bastaria se pudessemos oferecer educação de qualidade a toda população, afim de que possamos através da compreensão, de nos reunir em nosso objetivo que é o estado democrático, não da coerção, para solucionarmos tais problemas?
-Responder
Philippe, entendo sua preocupação. Claro que seria preferível reformas mais amplas. Mas nada justifica que não se puna fortemente a homofobia. Penso que o Senado passar esse PL antes de o brasileiro enfim se tornar um povo educado e respeitador não é de forma alguma pôr a carroça na frente dos bois.
-Responder
Essa conversa sobre a “validade” das leis vai longe. Nem todas as leis são justas e o que se julga justo hoje possivelmente não o será amanhã. Porém, dizer que “não adianta criarmos leis se a população não consegue realmente compreender qual é a importância de respeitarmos os homosexuais” a fim de justificar uma possível inutilidade de uma lei contra o preconceito homossexual é no mínimo estranha. Se é cultural que se cultive a homofobia e se é verdade que a população não consegue ver a importancia de se respeitar as diferenças (sejam elas quais forem) daí então a própria urgência da lei. Se nã vai por bem, vai por mal meu amigo. É como a tal da lei seca. Quer beber, então não dirija. Quer ser respeitado em seus direitos individuais e coletivos então aceite as leis que te forçam a dar o payback. A lei também serve para isso, para nos limitar os instintos mais selvagens, como agredir fisicamente alguém, matar por raiva, desrespeitar por convicção religiosa ou seja lá o que for. Tenho muitos amigos homossexuais e gostaria muito de ver essa lei aprovada.
Sue
-Responder
Olha, acho que voce tem toda razao. Enquanto nao houver uma tomada de consciencia por parte da populacao, o que nos resta è forcar pela lei, o que considero um avanco e espero que funcione. Quanto aos homofobicos evangelicos è como voltar à inquisicao. Esses caras so servem para tomar dinheiro dos incautos que sao extenuantemente levados a uma suja e maquiavelica lavagem cerebral, em nome de Cristo. Arghh
PS: Estou na casa de um amigo e o teclado esta configurado para o espanhol, dai a falta de acentos. Que sofrimento.
-Responder
É lamentável que ainda hoje existam pessoas com a mente tão pequena, com sentimentos tão mesquinhos e deploráveis. ” Eu sou hetero” , “Eu sou homo”… Eu prefiro dizer que sou gente, que sou uma pessoa de bem, que amo meus semelhantes, que acredito em um mundo melhor… minha opção sexual não influencia em nada no meu caráter, na minha maneira de ver o mundo e a vida…
Conheço pessoas maravilhosas, inteligentes, que fazem do bem uma maneira de viver, que acreditam na humanidade e que apostam em tempos melhores, algumas são heteressexuais e outras não, mas não as classifico assim, acho que essas nomenclaturas diminuem a individualidade de cada um deles… São meus amigos, minha família, meus amores… as pessoas que escolhi para meu coração…
Homofobia é crime sim e deve ser punido sim e com rigor. Quantos jovens de bom coração, que estudavam e lutavam por seus direitos, que fizeram planos, que acreditavam na vida, que nunca fizeram mal a ninguém já foram brutalmente espancados ou cruelmente descriminados… Já chega de mesquinharias, chega de manchetes sangrentas, chega de medo.
Ensino minhas filhas a amarem a humanidade, a terem doçura nos atos e nos pensamentos, a olharem com olhos limpos de sentimentos que corroem o coração… Mas será que isso é o suficiente ? Será que basta ?
Cada um deve fazer sua parte, escrevendo, falando, ensinando e até discutindo… mas as autoridades devem e precisam com urgência tomar uma atitude contra toda essa maldade. É precisao mudar o mundo e urgente !
Quanto a esse grupo de pessoas da imagem e seus argumentos eu só tenho a lamentar… que bom seria se continuassem se organizando assim para espalhar o amor e a igualdade. É muito triste que pessoas usem o nome de Deus para debaterem de forma tão pequena o futuro da humanidade.
Vamos todos nos unir contra toda e qualquer maldade, contra tudo que for cruel e triste, contra tudo que causar sentimentos contrários ao amor… Uma palavra, um texto, um abraço, um olhar… cada um pode fazer um pouquinho e se formos perseverantes … quem sabe… no futuro palavras como Homofobia sejam esquecidas e deixadas no passado…
-Responder
Sou de família evangélica. Frequento igrejas evangélicas desde que me entendo por gente. Nestes últimos tempos tenho andado um pouco afastado dos templos – e dos pastores – por falta de tempo e, tenho de assumir, interesse também. Mas queria fazer um contra-ponto ao teor da reportagem e de todos os comentários já postados.
Eu sou a favor da união homossexual. O fato da religião que eu sigo – ou seguia – pregar contra o homossexualismo não implica em que isso deva ser proibido à toda a sociedade, e muito menos implica que a religião seja contra o homossexual.
É necessário que se entenda o que a Bíblia prega; ela fala contra a prática do homossexualismo, mas ao mesmo tempo fala para amar ao próximo como a si mesmo – e o próximo inclui o homossexual.
Se existem pessoas que interpretam de maneira errada o livro representante da sua própria religião, é porque não o conhecem direito. Mas quero salientar que conheço vários evangélicos, amigos meus, que respeitam imensamente os homossexuais. Eu também conheço evangélicos que tem preconceito, assim como conheço católicos e ateus que também são preconceituosos. Acho errado que proíbam um ministro de alguma religião de pregar aquilo que está escrito em seu livro considerado sagrado por que tem pessoas que discordam disso. E quero ressaltar que tenho amigos que são homossexuais, e eu convivo muito bem com eles.
Minha opinião é a seguinte: informação, e não repressão, é que deve ser a solução. Não acho correto um evangélico discriminar um homossexual, assim como não acho correto proibir qualquer religião de pregar sua doutrina, seja ela cristã protestante ou católica, muçulmana ou de qualquer outro tipo. Campanhas de conscientização são melhores do que leis punitivas.
Como dizia Voltaire: “Posso não concordar com suas palavras, mas defenderei até o fim o direito de você dizê-las.”
-Responder
Estevão, obrigado por expressar sua opinião.
Também concordo com Voltaire. Não quis dizer que os evnagélicos ou qualquer pessoa não têm o direito de pregar que Deus criou apenas os heteros, e que portanto o homossexualismo é um desvio grave. Dizer não é o problema. O problema é querer que um patrão que demita um empregado por ele ser homossexual (ou um general que transforme um oficial homo na piada do quartel) possa fazer isso sem temer a lei. Daí a importância de punir duramente os atos de homofobia. Ou então vamos logo pro século 17 de mala e cuia, não é verdade?
-Responder
Concordo plenamente Daniel. O que me assusta é que às vezes os limites de atuação da lei não são muito explícitos, podendo causar problemas mais sérios.
Um exemplo: Um ministro protestante, ou de qualquer outra religião pode ser processado por pregar, durante um culto, que a prática homossexual é um “pecado”. Somente neste ponto que eu temo por esta lei.
E concordo nos outros pontos, como por exemplo, em casos de demissão ou de assédio moral ou danos morais pela opção sexual do indivíduo. Isso realmente deve ser considerado crime, é uma atitude tão canalha quanto à dos norte-americanos em relação aos negros.
-Responder
Daniel, você não acha muito forte dizer que os evangélicos tem homofobia? Pelo contrario acho q eles sempre falam e contra ser gay. so pq estao metendo um projeto defendeno as minoria isso nao quer dizer que eles tenham homofobia. eles estao defndendo os outros nao eles. pelo menos eu nao vejo como pensar q por isso eles sao gays. tb nao acho que eles queram que o patrao demita gays so por isso. desculpe minhas palavras mais eu gostei muito do seu site. parabens.
-Responder
Clara, é um prazer tê-la por aqui. Não, não acho que todos os evangélicos tenham homofobia. Nem mesmo seria acertado dizer que todos os que protestaram em Brasília são homofóbicos. Mas muitos querem uma legislação branda em relação à homofobia (que se manifesta entre crentes e não-crentes) – o que, se não é cometer um crime, significa compactuar com ele.
Grande abraço e volte sempre.
-Responder
Saudações!
Tento ser cristão (é difícil mesmo!). Por enquanto, sou evangélico (é + fácil). Digo isso, pois confesso que ainda não atingimos plenamente a meta de Cristo (vergonha da denominação “cristã” em geral, principalmente das igrejas mais antigas).
Neste assunto, preocupo-me especialmente se a lei for usada para impedir a leitura/pregação da Bíblia. Quanto ao desrespeito e violência espero que se tornem um passado no nosso Brasil.
Quem dera se nossa sociedade fosse evoluída a ponto de “ser proibido proibir”! Por enquanto isto é utopia.
Abraços a todos!
-Responder
Vou fazer uma citação, a citação do amigo hétero do Daniel:
“E lembrou a mim de um amigo que, certa vez, discutindo a questão do homossexualismo, perguntou: “Se os gays e as lésbicas podem organizar suas passeatas de orgulho, por que os heterossexuais não podem marchar para mostrar orgulho sem serem classificados de preconceituosos?”
1 – Não se deve usar nunca a palavra homossexualismo, porque faz a coisa toda aprecer uma doença. Não se usa mais essa palavra desde que ficou provado que essa coisa toda não é doença. O que existe , sim, é a homossexualidade, uma condição. Parece besteira, mas conta muito viu? Não vi ninguém se referindo á homossexualidade, mas sim a homossexualismo. Informação é tudo.
2 – Os heterossexuais não precisam marchar em suas passeatas de orgulho porque eles não sofrem opressão ora! É também por isso que não existe o dia do homem e sim o dia da mulher. Afinal, as opressões consideradas “clássicas” são: gênero, sexo e etnia. Ou seja, mulheres, homossexuais e negros, índios… Eu até que incluiria nessa lista os pobres (que muitas vezes continuam pobres por serem excluídos socialmente), deficientes físicos e obesos (por quê não?).
Sendo assim, não há necessidade de afirmar aquilo que já é afirmado todo dia: que o topo do nível social é você ser homem heterossexual, branco, rico e cristão. É essa afirmação que exclui as minorias e é por isso que não tem parada hétero. =)
-Responder
Eu ñ sou obrigado a aceitar o que é anormal. desde o princípio da Humanidade
existe o Homem e a Mulher, e através dessa união a humanidade existe até
hoje. O homossexualismo é um desvio de conduta e todo o desvio de conduta é
anormal. Coloquem 10 casais de Homossexual num lugar e volte 10 anos depois. Haverá a continuidade da sociedade? Eu ñ freqüento igrejas mais eu estou do lado do pastor Jabes de Alencar quando pronunciou que se este
projeto for aprovado abrirá as portas do inferno e acrescento que levará a
falência a digna família Brasileira.
-Responder
Luiz, desde o começo da Humanidade existe o Homem e a Mulher, e existe o Homem com Homem e a Mulher com Mulher. E a Humanidade existe até hoje. Abraço e volte sempre.
-Responder
Adianta conversar com alguém que acha que “as portas do inferno se abrirão” por algum motivo?
Adianta argumentar com alguém que acredita em inferno?
Adianta dar crédito para alguém que chama os homossexuais de anormais?
Se a sociedade vai continuar com pessoas como esse Luiz Carlos, seria bom que toda a humanidade fosse logo extinta, pois tamanha ignorância é um câncer no planeta terra!
-Responder
Sou seguidora de Jesus Cristo! Procuro fazer todas as coisas o mais correto possível, mas não estou aqui para falar de mim.
Quero dizer que “o que Deus quer do homem e da mulher, é que todos se arrependam dos seus pecados.”
Se cada um acredita que não tem pecado, já se faz pecador, e nesta pessoa não há verdade, é o que diz a Palavra de Deus (nela não há mentira).
Mas Deus pede para não pecarmos e enviou Jesus Cristo, seu único filho, para morrer pelos nossos pecados, e seguirmos os seus passos, ou seja, fazermos da melhor maneira possível o que é correto.
Se toda pessoa, seja ela de qual religião for, tenha ela qual opção sexual tiver, acha que está certa, digo uma coisa, que tiraremos nossas dúvidas quando Jesus Cristo voltar para julgar toda a humanidade, aí sim veremos quem está certo e quem está errado. Pois Ele é o único que conhece verdadeiramente o coração e intenção de cada pessoa. E Ele julgará com retidão e honestidade. Ele não puxará prá lado nenhum.
Faça o melhor que puder para não cometer pecados, e se pecar, e depois se arrepender de todo o coração, existe um advogado (JESUS CRISTO) justo, honesto para nos defender diante de Deus. E Deus é grandemente misericordioso, e o ÚNICO QUE PODE TE PERDOAR.
Digo isso a cada pessoa, a cada ser humano que somos. Não sou eu nem você quem vai julgar se esse ou aquele está certo ou errado, mas Deus através de Jesus Cristo.
Os VERDADEIROS EVANGÉLICOS não são homofóbicos, amam o ser humano porque faz parte da obediência a Deus de amar a todas as pessoas, sejam elas que foi, só não podemos amar aquilo que vai contra o que a Bíblia, que é a Palavra de Deus diz.
Se você quer saber o que Deus pede para não amarmos, então LEIA A BÍBLIA, mas não com sua interpretação, mas com a interpretação do Espírito Santo.
E que Deus abençoe a todos, e dê entendimento do que verdadeiramente ELE quer.
-Responder
Se todas a leis fossem criadas baseadas na Bíblia, poderíamos confiar de que estariam corretas. Porque NINGUÉM neste mundo ama mais o ser humano do que AQUELE que o criou. DEUS, JESUS CRISTO E O ESPÍRITO SANTO.
-Responder
Oi, sou discípulo de Jesus e quero lembrar, que para toda ação há uma reação.
Tanto nós que defendemos a Palavra de Deus(seus ensinamentos) e outras pessoas que conhecem, ouviram falar, não crêem, etc. Temos que tomar muito cuidado porque o que nós semearmos iremos colher (GÁLATAS 6:7 – Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.) . Tudo está no controle do Senhor Jesus o Todo Poderoso. Um forte abraço, que Deus abençoe a todos.
-Responder
Se todas as leis fossem baseadas na Bíblia?
“.. sempre que os filhos saem da linha, devemos bater neles com uma vara (Provérbios 13,24; 20,30; e 23, 13 e 14). Se eles tiverem a pouca vergonha de nos responder com insolência, devemos matá-los (Êxodo 21, 15, Levítico 20, 9, Deuteronômio 21, 18-21, Marcos 7, 9-13, Mateus 15, 4-7). Também devemos apedrejar pessoas até a morte por heresia, adultério, homossexualismo, por trabalhar no sábado, adorar imagens, praticar feitiçaria e mais uma ampla variedade de crimes imaginários” (Sam Harris, “Carta a uma Nação Cristã”, Cia das Letras, pág. 25)
Segundo a Bíblia, Deus também espera que tenhamos escravos (Levítico 25, 44-46), embora nos aconselhe a não bater neles tão severamente a ponto de ferir seus olhos ou seus dentes (Êxodo 21, 26-27). Deus deixa claro, também, que todo homem tem liberdade de vender sua filha como escrava sexual (Êxodo 21, 7-11).
-Responder
roger:
April 21st, 2010 at 11:31 pm
Eneraldo, você que acha q sabe tanto da biblia, deveria saber q depois q Jesus Cristo veio, as leis todas mudaram…essas leis q vc citou são todas do VELHO testamento, ou seja, aplicadas em outro contexto absolutamente diferente do nosso!
da proxima vez q alguem te perguntar sobre lei biblica, lembre-se dos mandamentos q Jesus nos deixou:
Amai o proximo como a ti mesmo, e a Deus sobre todas as coisas.
que Deus te abençoe.
-Responder
Eneraldo Carneiro:
May 19th, 2010 at 11:15 am
Então talvez você possa me esclarecer Roger, me indicando exatamente onde foi (livro, capítulo, versículo) que Jesus Cristo, de forma clara e inambígua, mudou todas essas leis. E se ele mudou todas essas leis, qual o sentido de manter o Velho Testamento junto com o Novo, como parte da Biblia. Esta é posta como um conjunto, não há em nenhum lugar nenhuma advertência, tipo “favor desconsiderar”, “vá direto para Mateus 1:1″, há?
Quanto ao “amai o próximo como a ti mesmo” talvez você devesse levar este preceito aos seus irmãos de religião, tão sequiosos de apredejar (ainda que metafóricamente) os diferentes.
E quanto ao “amai a Deus sobre todas as coisas”, bem…se você ama seres imaginários mais do que à sua família, seus pais, seus filhos, esse .é um direito seu, mas nem eu nem ninguém tem que levar isto a sério.
-Responder
Roger:
May 19th, 2010 at 3:21 pm
Olha cara, leia os evangelhos… la tem a resposta pra essa sua pergunta, vc n está interessado em aprender ou tirar alguma duvida, vc só qr criar polemica e preencher seu tempo com discussões online. Infelizmente eu não disponho de tanto tempo pra participar disso, contudo eu te aconselho novamente: leia os evangelhos.
-Responder
Eneraldo Carneiro:
May 19th, 2010 at 6:38 pm
Garoto, você respondeu a um comentário meu de quase um ano e meio atrás e eu é que estou a criar polêmica e preencher meu tempo com discussões on-line? Faça-me o favor!
Não sou eu que fundamento minha moral e minhas ações em livros e mitos da Idade do Bronze.
O que eu quero entender com toda a honestidade, e é disso que meu comentário trata, é porque algumas leis do Velho Testamento ainda valem (é daí que vem a interdição ao homossexualismo não é?) enquanto outras não valem.
Aí você me veio com o clichê batido de 10 entre 10 cristãos: “Zesuis mudô tudjo!”. Ok, legal, então mostra onde é que isso está dito ora. Foi só o que eu pedi, não deveria ser complicado para alguém aparentemente devoto como você, e não sei porque você tomou como provocação.
Será que é porque você não sabe? Está realmente apenas repetindo um clichê batido que ouviu de outros inúmeras vezes, mas cujo fundamento na verdade desconhece? Talvez porque nem exista de fato?
Se for este o caso então me parece que quem está precisando ler os evangelhos é você, cara.
Boa sorte!
-Responder
Não acredito que o projeto de lei ataque as igrejas. Já o li e ele explicita que é crime discriminar com argumentos científicos, filosóficos e tals, mas não teológicos. A lei sendo aprovada, um pastor que não queira ter problema com ela deve simplesmente demostrar que o que prega (que a prática da homossexualidade é pecado) é um dogma DA SUA religião e não uma verdade absoluta na qual os não-crentes devam acreditar. Mas, como isso já é óbvio, mesmo que ele não o diga, é muito improvável que tenha problemas com a lei.
Agora, quanto à própria questão da crença, acho que os evangélicos deveriam buscar ler mais. Por exemplo, o livro “O que a Bíblia realmente diz sobre a homossexualidade”, do padre Daniel A. Helminiak (acho que norte-americano, não lembro) traz uma outra interpretação, para mim muito mais lógica, provável e condizente com a bondade de Deus. O livro, inclusive, nos dá subsídio pra rever também essas partes a princípio duvidosas que o Eneraldo postou, e expressa a opinião de vários teólogos de várias religiões.
Por favor, não só aos evangélicos mas a todos que se pretendem cristãos, não vamos perder o que de bom veio com a reforma protestante: que tenhamos o direito de buscar nossa própria verdade na Bíblia e não fiquemos presos ao que outros dizem, mesmo sendo pastores. Não precisamos de intermediários pra seguirmos a Deus; lembrem-se dos falsos profetas.
-Responder
Mais uma coisa: é consenso na comunidade científica que a homossexualidade existe desde os primórdios da humanidade e que práticas homossexuais existem também em outras espécies (e não a homossexualidade em si, já que ela se liga também a aspectos afetivos e subjetivos próprios dos seres humanos). Nunca vai deixar de haver homo nem heterossexuais na Terra. Talvez, num dia longínquo, a psicologia seja capaz de mudar a orientação sexual de uma pessoa, mas pra mim submeter alguém a isso seria de uma crueldade sem limites (que o dirá submeter agora, quando os “tratamentos” sequer são eficazes).
-Responder
Bom eu sou uma pessoa que AMA A DEUS ,mas na Biblia diz ,PARA O SENHOR NOSSO DEUS NAO HA ACEPÇAO DE PESSOAS, todo esse preconceito contra os homossexuais e apenas uma forma que o povo Judeu achou para justificar a soberania dos homens e da progenitura dos filhos homens,todas essas leis Biblicas que ai esta e provinda da lei Mosaica, e em relaçao ao povo Judeu nos ja estamos vendo o resultado la so tem guerras e a falta de amor pelo proximo,nao se importam de matar inocentes por que eles terao 70 virgens,muito me admira esses ditos evangelicos nao saberem disto,outro fato ,os orfanatos estao cheios de crianças abandonadas por pais heteros nao homossexuais ,entao se formos pesar na balança ,chegaremos a conclusao de que todas as grandes tragedias do mundo em todos os tempos foram causados por evangelicos e religiosos ,e uma outra coisa os homossexuais e simplismente a evoluçao dos heteros ,provou-se que temos dois cromossomos a mais entao nao somos por escolha mas sim por que somos diferentes,e DEUS fez todas a raça humana com digitais diferentes assim provamos que DEUS AMA A DIFERENÇA ,obrigado e ate outra oportunidade .
Rita de Cassia
-Responder
Quanta desinformação num único artigo:
Vamos a primeira: A primeira que é só os racistas são contra cotas contra negros, como se todos os negros concordassem com essa vergonhosidade escandalosa chamada cotas raciais em universidades.
Bom, sou negro e sou contra esse sistema de cotas, que nada mais é do que um apartheid social camuflado. Se for para fazer faculdade, quero entrar numa faculdade por merecimento, pela minha capacidade, e não por um sistema preconceituoso e racista chamado cotas para negros.
A segunda mentira é que é homofobia se opor a esse plc 122 e ao homossexualismo.
Na Biblia está bem claro: “Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza;
semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro.
E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm.” Romanos 1 versos 26 ao 28.
Portanto o próprio Deus declara em sua palavra que o homossexualismo é pecado, e que quem pratica o pecado do homossexualismo ou homossexualidade não herdará o reino dos céus, pois em I a Coríntios 6 versos 9 ao 10, nos diz: “Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,
nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.”
E para os tais defensores da homossexualidade, fica aqui uma boa pergunta: Pode um homem engravidar outro homem? Ou pode uma mulher engravidar outra mulher? pode uma sociedade em que só há pessoas homossexuais, em que não haja relacionamento heterossexual, tal sociedade subsistir? ou não se ensina a mesma natureza que uma relação dessa é totalmente estéril e não gera vida alguma? Provem o que afirmarem.
-Responder
Vinícius, muito obrigado pela dica desse livro. Vou comprá-lo neste instante.
Abraço e volte sempre ao Amálgama.
-Responder
Acho que temos um problema com relação a colocação da lei ….
Até onde me consta, existe a lei complementar n 7716.
(( http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/Leis/L7716.htm ))
Que pune alguns tipos de discriminação.
O que o PLC vem é alterar ao que existe. ( os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.) E adicionar a questão de orientação sexual.
Acho que suas fontes devem ser checadas.
Att,
Josue Junior
-Responder
Vamos falar de preconceito…
O texto classifica os evangélicos como homofóbicos. Se você observar, inclui até mesmo uma estatística de homossexuais mortos por intolerância, como se os assassinos fossem evangélicos.
Se a autora conhecesse o evangelho, saberia que tanto o homicídio como o homossexualismo são combatidos pelo evangelho, logo, um evangélico não poderia matar em nome de Deus.
O problema do PLC 122/06 é que ele quer amordaçar a opinião de que o homossexualismo é um desvio de conduta não aceita biblicamente, e isso não quer dizer que estamos incentivando a matança de pessoas, pois o texo bíblico diz apenas que é pecado, mas não manda matar ninguém.
Se a autora também conhecesse um pouco da legislação vigente, saberia que as leis contra agressões física e morais contra qualquer pessoa, quer seja negra, oriental, branca, brasileira, americana, venezuelana, aidética, pobre, homossexual, panssexual, pedófila, assassina, evangélica, ateu, agnóstica, nazista, sequestrador, corintiana, palmeirense, flamenguista, argentina, …, já está assegurado, pois Graças a Deus não adotamos a pena de morte.
O que acontece é que a autora da lei, como boa política que é, assim como os demais citados, quer obter votos e para isso nada melhor do que criar uma lei que agrade uma classe socialmente descriminada e se projetar como defensora dos mesmos. Se você lembrar bem, Marta Suplicy também defendia os homossexuais até descobrir que o seu concorrente poderia ser prejudicado por assumir uma imagem homossexual e colocar isso publicamente como desvio de conduta, tentando talvez, conquistar os votos dos que assim pensam. O único problema, é que nem todo mundo é alienado e segue o pensamento da massa.
Logo, criticamos a PLC 122/06 pois ela é contraria a um direito constitucional de liberdade de expressão e de culto religioso, a criticamos pois ela é uma lei de mordaça que impede a expressão pública de opinião contrária ao homossexualismo. É uma ditadura travestida.
Então, antes de criticar e desvirtuar os preceitos evangélicos, conheça, pois também somos discriminados, mas nem por isso estamos criando uma lei bibliofóbica, evangelhofóbica, cristãofóbica, ou qualquer coisa do tipo.
Se incentivássemos o assassinato dos que cometem pecados, todos estariamos mortos.
É isso. Que Deus abençoe.
-Responder
FOBIA!!!!
Quem é o autor do texto para falar de fobia, se seu alvo é discriminar os evangélicos?
Como pode alguém preconceituoso falar de respeito?
Procuro conhecer mais sobre os evangélico, e irá saber a verdadeira realidade.
Jesus disse: “amai a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo…!
essa é a suprema lei do evangelho!
Deus os abençõe!
-Responder
O Sr;Daniel Lopes,responsavel por esse texto mostra sua Fobia claramente ,quem é essa pessoa que usa jornalismo para atacar o cristianiamo?,o sr esta no pais errado ,aqui não é o oriente médio onde se briga por opções de fé.
CUIDADO!!,O Sr;Daniel Lopes é defensor da CRISTOFOBIA,aliás não é crime tambem?
sr Daniel,por favor ocupe seu tempo com matérias construtivas e lembre-se,o emprego que o sr ocupa foi dado por Deus,o mesmo que o sr esta tentando destruir CUIDADO!!!!
-Responder
Como se pode ver e ler, é um assunto que interessa e muito a muita gente. Mas devo dizer aos evangélicos, lendo a bíblia vejo o Cristo curar leprosos, cegos, coxos, entrevados, mas não o vejo curar viados!
E ali onde viveu Cruaisti também havia uma grande viadagem.
Ou seja, parem de frescura pseudo-cristã e assuma de vez um preconceito que é seu e que não está na bíblia ou apresente um argumento inteligente. Deixemos Deus em paz!
-Responder
O que ocorre é que as pessoas estão utilizando este artigo para atacar os evangélicos, em um dos tristes comentários acima escritos, um infeliz diz que as maiores atrocidades da humanidade foram realizadas pôr evangélicos. A maior atrocidade da história foi cometida baseada no principio de raça superior, talvez o nazismo tenha sido culpa nossa também, acho que essas pessoas devem se informar melhor, não foi a religião que criou as armas de destruição em massa, não são pôr interesses religiosos que ocorrem as guerras, e sim interesses comerciais e econômicos. Em outro comentário baixo, outro pobre ignorante, diz que nós fugimos das discussões, o termo “Futebol, política e religião não se discute”, não é um termo nosso, estamos sempre prontos a debater. Sobre o tema deste artigo, sou contra o homossexualismo, não tenho amigos nessa condição, mais nunca agredi nem de forma física, nem de forma verbal qualquer um deles, não concordar com as pessoas não nos da o direito de agredi-las. Para terminar Daniel, você foi extremamente infeliz ao relacionar neste artigo onde se trata da relação dos evangélicos com a homofobia, com o numero de homossexuais mortos no Brasil, como se nos fossemos os assassinos, faça uma pesquisa, é você vera que existe uma grande distancia entre o que somos e o que você tentou passar no seu artigo.
-Responder
[...] Daniel Lopes – Lá nos primeiros dias do Amálgama, escrevi um textinho intitulado “Os evangélicos e a homofobia”. Tratava da oposição de alguns evangélicos ao Projeto de Lei Complementar nº 122/2006, de [...]
Lelê Teles,
Realmente, também não vi na Bílbia relatos de cura homossexual.
Mas isso não quer dizer que o homossexualismo seja aceito por Deus ou de forma lógica, que os coxos, leprosos e entrevados não sejam aceitos somente pelo defeito físico que possuem.
O homossexualismo é visto na Bíblia como abominação. Ela caracteriza tais práticas como desvio de conduta e requer sim que aqueles que o praticam se arrependam.
Na verdade são diversas passagens (Gênesis 19, Juízes 19, Levítico 18:22 e 20:13, Romanos 1:26-27, 1 Co 6.9-11 e 1 Tm 1:8-11) que não daria pra reproduzir e explicar ao mesmo tempo, mas, encontrei um link que trata o assunto de forma detalhada.
Portanto, se quiser conhecer um pouco mais a respeito das afirmações bíblicas a respeito do homossexualismo, é só acessar e ler:
http://www.cacp.org.br/movimentos/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=815&menu=12&submenu=5
Depois você verá que não existe como integrar o homossexualismo e o PLC 122/06 com o evangelho.
Que Deus abençoe.
-Responder
Muito bom o conteúdo do seu link.
Nem vou entrar na discução sobre o velho testamento, já que entendo que o mesmo é mais uma questão histórica do que leis. Já que por exemplo: Pena de Morte e violência, contraria totalmente as palavras de Cristo e durante várias passagens o mesmo esse comportamento é tido como certo e deveria ser praticado.
Gostaria de fazer algumas observações com relação a homossexualidade.
Em primeiro lugar, homossexuais não deitam com outros homens como se fosse mulher. Se deita com outro homem como um outro homem.
Em segundo lugar, o sexo em si. É condenado sempre, desde que não seja para a procriação ou após o casamento. Logo, por analogia todos são pecadores em quase 100% dos momentos em que praticam o ato. Claro que isso nos inclui, já que … não podemos casar e ter filhos. Assim como pessoas inférteis, quem se previne, quem usa métodos contraceptivos e etc.
E por último, e não menos importante… o correto então seria eu negar o amor que sinto pelo meu companheiro, assim como os 3 anos de vida em comum?
Libertinagem e homsexualidade, são duas coisas completamente diferentes…
Agora usar a palavra de deus para pregar a discriminação e violência. isso sim, para mim é abominação.
Att,
-Responder
Meu caro Daniel,parabéns pelo artigo -Evangélicos e homofobia e o tão famigerado PLC122.Não vejo nele apologia ao homossexualismo,apenas você defende seu ponto de vista. Sou heterossexual e nada tenho contra os homossexuais e gostaria de lembrar a quem um dia leu os 4 Evangelhos que em nenhum deles Jesus jamais condenou tal prática ou sequer citou algo a respeito;muito pelo contrário.Em Mateus 19;12 há algo interessante quando jesus falava sobre a indissolubilidade do matrimônio que passo a transcrever:-”…pois há eunucos que nasceram assim desde o ventre de sua mãe,e há eunucos que foram feitos pelos homens,e há outros que se fizeram eunucos pelo amor do reino dos céus” e conclui:”Quem tiver ouvidos p/ ouvir,ouça.Quem tiver inteligência p/ entender,entenda.” Pergunto e perguntar não ofende:quem serão esses eunucos que nasceram assim desde o ventre de suas mães?
E se for o que eu estou pensando, como exigir que tal pessoa tenha uma vida heterossexual? O desafio está feito: mostrem-me uma linha dos 4 evangelhos que Jesus aborda tal tema,seja contra ou a favor.Quanto à Biblia, há muitos livros que poderiam, simplesmente, serem extirpados e não fariam a menor falta,pelo contrário,acabaria com a festa de muitos vendilhões do templo.
-Responder
Respondendo ao senhor José Carlos Ferraz, os eunucos de que é falado em Mateus 19 são pessoas que se abstêm de xexo, ou que nasceram celibatárias, não tendo nada haver com homossexuais. Ser eununco conforme ensinado por Jesus é se abster de relações sexuais.
-Responder
Notei em varios comentarios o uso do nome de Deus e de passagens biblicas para punir a homossexualidade, mas esse Deus existe mesmo? Onde? Como? Eu pelo menos nunca o vi e vcs? Sera q se nao fossemos educados para acreditar num ser sobrenatural com super poderes causariamos essa polemica toda em funçao das escolhas alheias?! Precisamos msmo de um ser sobrenatural para justificar nossos atos indecentes, preconceituosos, pois peco, mas peço perdao e fica tudo bem… E a consciencia pra q serve nesse caso?
Percebo é q boa parte dos “evangelicos” usam a Deus e a biblia como escudo para pecarem, discriminarem, sem olhar para o proximo, sem se preocupar com as necessidades alheias, sao egoistas e so defendem seus proprios interesses nada mais.
-Responder
Vinícius
Infelizmente não há nada de “duvidoso” à princípio no que eu postei. Os trechos citados, seus significados e implicações não poderiam ser mais claros e diretos. Eles parecem duvidosos diante da nossa (de alguns pelo menos) mentalidade contemporãnea, concientizada pelas idéias de igualdade, e de direitos humanos. Soam estranhos por que se chocam frontalmente com a idéia de um Deus “bondoso”, pois na verdade poucos lêem o texto inteiro, a maioria lê apenas alguns trechos selecionados “condizentes com a bondade de Deus”.
E, mesmo sem ter lido, acredito que é apenas isso o que esse padre Helminiak faz. Seleciona aqueles trechos bíblicos que soam mais próximos da nossa sensibilidade contemporanea, para defender sua posição. Ocorre que isso é o que se tem feito desde o princípio: selecionar na Bíblia a passagem específica que justifique o que se quiser justificar. Só que isso não resolve o problema, muito pelo contrário, pois o texto bíblico permite justificar qualquer coisa. De genocídio e assassinato em massa, passando pela escravidão, até a caridade e o amor ao próximo. E o texto em sí não fornece qualquer pista ou critério que permita ao leitor fazer essa seleção. Não há nada no texto que permita dizer que a “interpretação A” é melhor ou mais correta que a “interpretação B”. A seleção é feita na verdade a partir de critérios que são (sempre foram) externos ao texto.
-Responder
É quase engraçado.
As pessoas que se opõem ao PLC 122 não podem falar a VERDADE. Não podem dizer que o que QUEREM de fato É IMPOR seus dogmas à TODAS as pessoas, crentes ou não. Que querem é meter o bedelho na vida privada dos outros, regulando como cada um deve viver sua própria vida. Não podem dizer isso porque pega mal, e exporia sua verdadeira natureza. Então ficam com esse discurso hipócrita de “lberdade religiosa”, “liberdade de culto”, posando de vítimas. Claro! Quem pode ser contra “liberdade de culto”?(*)
Posar como defensor da “liberdade de culto” certamente soa mais respeitável do que ser defensor da “liberdade” de preconceito.
Ficam citando a Bíblia para justificar-se, mas nem assim conseguem ser coerentes. Pergunto: Também querem revogar a Lei Áurea? Porque a Bíblia defende a escravidão (Levítico 25, 44-46)! Então se a Bíblia é O parãmetro, devemos esperar manifestações pelo direito de possuir escravos em nome da “liberdade de culto”?
Em nome da “liberdade religiosa” devemos apedrejar pessoas até a morte por heresia, adultério, homossexualismo, por trabalhar no sábado, adorar imagens, praticar feitiçaria?
Pergunto seriamente, porque é isso o que a Bíblia diz que se deve fazer nesses casos! E várias pessoas aqui alegam fundamentar-se no texto bíblico. Então se alguém diz que é contra o homossexualismo (dos outros) PORQUE está na Bíblia, não dá para dizer que “graças a Deus não adotamos a pena de morte”, primeiro porque Deus não tem nada a ver com isso (interrdição à pena de morte), e segundo, o texto bíblico é bastante claro não só no que diz respeito às (abundantes) interdições sexuais (homossexualismo é apenas uma delas), mas é bastante claro também acerca da PUNIÇÂO para os transgressores: morte por apedrejamento. É um pacote. Não dá para separar uma coisa da outra.
-Responder
As igrejas tanto Evangélica quanto Católica, propagam que devemos amar um Deus, amar seu semelhante e demonstram interesse e serem os primeiros a julgar, deslocam-se da suas casas para manifestar-se quanto um projeto de lei, que proiba o preconceito querem ter o direito de julgar da forma que lhe forem conveniente, porém podemos destacar que os homossexual, usam do preconceito para se colocarem como vitima da sociedade, que também não tem culpa da opção sexual de cada um há meu ver se a maioria fosse homossexual os heteros seria julgados da mesma forma. Eu queria ver se Jesus Cristo voltasse, como seria o seu tratamento hoje ele iria pedir pela amor de deus para ser crucificado pois a crueldade do homem é muito maior. brigam para definir opção sexual de cada um quando temos milhares passando fome.
-Responder
Eneraldo, eu sou contra a liberdade de culto. Entre outras coisas, porque abre espaço formidável pra esse tipo de aberração: gente querendo impedir leis que punam a intolerancia agressiva, gente achando que term o direito de proibir duas pessoas de viverem juntas e desfrutar dos mesmos direitos que qualquer outra devido às suas escolhas, gente que se baseia num conjunto de lendas da antiguidade clássica pra querer regular a vida de outras que não ligam a mínima pra esse monte de bobagens. Ah, e que os cristãos são extremamnente seletivos quanto aos textos do antigo testamento, que pintam seu deuspai benevolente como um padrasto rancoroso e vingativo, deveria estar claro para os crentes, se todos de fato lessem o livro que acham que deve organizar a vida em sociedade.
Um crente mais raivoso acima disse que parece que há uma cristofobia; eu tenho cristofobia, islamofobia, harekrisnofobia, budismofobia e qualquer religiosidadefobia que me apresentem. Nem por isso acho que devam ser aprovadas leis que condenem a adesão a qualquer desses conjuntos de superstições.
-Responder
Cascarravias
A ironia da coisa é que a “liberdade de culto” que esses cidadãos solenemente proclamam, só é concebível em um ambiente secular, onde haja separação entre Religião e Estado.
Em qualquer tempo ou lugar onde alguma religião tenha poder temporal, a “liberdade de culto” dos outros cultos é imediata e violentamente suprimida em nome da “verdadeira ” fé.
Mas, para o bem ou para o mal, temos que conviver, ainda, com essas superstições barbaras, pois essa liberdade é derivada do Direito, esse sim, de manifestação e expressão. E suprimir uma, lança graves ameaças sobre o outro. O custo acaba sendo maior, nos mostra a História.
Contudo a História também nos dá razões para otimismo, de esperar que num futuro, não tão distante, essas pessoas terão o status equivalente ao de um astrólogo, ou de uma cigana que lê o futuro nas mãos, e em bolas de cristal.
-Responder
[...] Carlos Henrique, após afirmar ser mentira dizer “que é homofobia se opor a esse PLC 122 e ao homossexualismo”, cita passagens bíblicas onde Deus entrega os homossexuais a “paixões infames”, onde as mulheres “mudaram o uso natural no que é contrário à natureza”, onde os “varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro.” (Romanos 1, versos 26 ao 28, segundo ele). Como se se tratasse de um argumento. [...]
[...] Os evangélicos e a homofobia [...]
[...] Carlos Henrique, após afirmar ser mentira dizer “que é homofobia se opor a esse PLC 122 e ao homossexualismo”, cita passagens bíblicas onde Deus entrega os homossexuais a “paixões infames”, onde as mulheres “mudaram o uso natural no que é contrário à natureza”, onde os “varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro.” (Romanos 1, versos 26 ao 28, segundo ele). Como se se tratasse de um argumento. [...]
[...] é ainda negado às pessoas em várias das nossas esferas sociais. E algumas vezes é negado à base de porrada, muitas vezes. E a coisa de beijar em público, pegar na mão, assumir que namora também é pouco [...]
Não sou a favor da descriminação dos homossexuais é claro, pois sob à lei dos homens todos somos iguais e detentores dos mesmos direitos e deveres, e como evagélico reconheço um dos grandes mandamentos da lei “amar a teu próximo como a ti mesmo”. Mas, termos que submetermos a uma lei criada para beneficiar um pequeno grupo em desfavor da maioria é rídiculo; não somos contrário a PLC 122, mas a certos tópicos referentes à esta. Já imaginou não podermos disciplinar nossos filhos e encaminhá-los nos presceitos que acreditamos ser o correto ou então não podermos advertir o próximo sobre o que a Biblia disciplina; não a isso sou totalmente contra.
-Responder
[...] meter o bedelho na vida privada dos outros. Ora, onde já se viu? Então não é de espantar a celeuma levantada pelo [...]
Sou evangélico e acredito que homofobia é crime, deve ser tratada como crime. A questão é como a Lei 122/2006 trara em algumas clausulas o que será um ato homofóbico. Esta é a questão, que se em sua fé e prática o evangélico não tem o homossexualismo, a prostituição, adultério como regra de prática, não significa que estão exitando a matar os homosssexuais, as prostituras e os adulteros. Mesmo porque a base cristã, é o amor de Deus incondicional por todo ser humano. Certamente pode haver pastores homofóbicos, como políticos, cidadãos comuns, todos devem respeitar uma lei que proteja o cidadão não uma opção. Mas não precisamos rasgar a Bíblia, tudo isto são manifestações do que nela está profetizado, onde logo a heterofobia que a maioria dos homossexuais a possui, irá inverter o valor das pessoas que naturalmente nasceram homens e mulheres, a acreditarem que são uma aberração, aberração esta que naturalmente nascem homos e heteros…
-Responder
Marcio Ferreira:
July 29th, 2010 at 7:07 pm
“…onde logo a heterofobia que a maioria dos homossexuais a possui, irá inverter o valor das pessoas que naturalmente nasceram homens e mulheres, a acreditarem que são uma aberração…”
Rodney, de onde você tirou esta informação? Você precisa ler mais sobre um assunto o qual você quer discutir. Leia abaixo o porquê da minha afirmação:
” Um estudo, efetuado por Stephen M. White e Louis R. Franzini, indica que há menos sentimentos negativos e de heterofobia por parte das pessoas homossexuais, quando comparados com os sentimentos negativos e de homofobia por parte das pessoas heterossexuais. O mesmo estudo revela ainda que o nível de sentimentos negativos por parte das pessoas homossexuais não é influenciado pelo fato de assumirem ou não a sua orientação sexual..”
Comentário baseado no livro “Heteronegativismo? As atitudes de gays e lésbicas para heterossexuais” (Heteronegativism? The Attitudes of Gay Men and Lesbians Toward Heterosexuals) páginas 65 – 79 de autoria de Stephen M. White e Louis R. Franzini.
Portanto a percentagem de homossexuais e bissexuais é muito menor que a percentagem de heterossexuais, resultando assim numa potencial representatividade menor da heterofobia em relação à homofobia.
-Responder
Rodney:
August 7th, 2010 at 5:47 pm
Marcio, Talves, você não tenha entendido o que postei, na verdade para mim homofobia é crime em qualquer ciscunstância, a menos sentimentos negativos por parte das pessoas homoxesuais, tão óbvio qual a existirem mais heteros que homos conforme indica a pesquisa,e quanto a pesquisa, existem muitas neste sentido. Que Heterofobia ou Homofobia são inteleráveis que qualquer dimensão dos casos. Acho que a harmonia deve estar em entender estas fobias, o fato é que ser heterossexual, não me torna um homofóbico em petêncial. Não estou fazendo apologia ao homossexualismo nem ao hetero, apenas um comentário que não são apenas os heteros que são homofóbicos, também temos homo heterofóbicos, “Portanto a percentagem de homossexuais e bissexuais é muito menor que a percentagem de heterossexuais, resultando assim numa potencial representatividade menor da heterofobia em relação à homofobia”. Está sua colocação não muda eu achar que Homofobia e Heterofobia sejam crime.
-Responder
Marcio Ferreira:
August 7th, 2010 at 6:37 pm
Apenas contestei sua afirmação de que a maioria dos homossexuais são heterofóbicos, nada além disso…
-Responder
Amigos, Irmãos, vamos ser concientes, o mundo está dominado pelo mau, e vai ficar pior, um caos, então o Salvador virá, e que Deus tenha misericordia de nós.
-Responder
a ignorancia dessa gente e totalmemte absurda
-Responder