Igreja Católica mente na guerra contra os preservativos
por Daniel Lopes – Você acredita que o Ministério da Saúde das Filipinas distribuiu preservativos para os jovens?
Que inapropriado, não?
Ainda bem que eles contam com uma Igreja Católica forte e atuante. A filial da corporação no país disse que essa política é “imoral” (claro) e que a ministra da Saúde, Esperanza Cabral, “não pode influenciar os jovens filipinos” (isso porque ela é ministra de um governo democraticamente eleito; se estivesse a mando da teocracia do Vaticano, estaria livre para influenciar quem quisesse).
O país asiático se vê tentando resolver, entre outros, o problema do alto índice de crescimento populacional e da falta de alimentos. A Igreja Católica, que tem 90% de adesão no arquipélago, é contra quaisquer das ações que fazem parte do planejamento familiar, incluído o uso de preservativos para sexo seguro e não-reprodutivo. Mas sem muita honestidade. O bispo Ramón Argüelles soltou que, “como bem sabemos”, preservativos “não servem para previnir o HIV e a Aids”.
Pausa.
Por quais níveis de degradação alguém tem que passar para conseguir dizer uma mentira desse naipe? O pior é que essa sorte de desinformação é matraqueada incesantemente na África devastada pela Aids. (A propósito, isso não configura crime contra a humanidade?)

-- Bispo Argüelles e as criancinhas. Ele não recomenda o uso de preservativos --
A Igreja filipina quer que os pacotes de preservativos tragam a advertência de que o produto “pode falhar na proteção da Aids”. “Os consumidores têm o direito de conhecer a verdade”, diz ela. Pois bem. Testes mostram que a chance de uma camisinha estourar durante o ato sexual é inferior a 1%, e a chance de haver vazamento por poros é inferior a 0,01%. Portanto, usá-la não é garantia total de que o indivíduo não será contaminado pelo vírus, se o parceiro for portador. Pode falhar? Pode. A má notícia para o pessoal de batina é que os novos produtos estão cada vez mais seguros, tendendo a risco zero, embora em tese sempre “poderão falhar”, como qualquer medicamento e método.
Mas se a questão é estatística, estatiquemos. No ano passado, o Ministério da Justiça de outro país majoritariamente católico, a Irlanda, divulgou relatório informando que entre os anos de 1975 e 2004, 320 menores foram abusados sexualmente apenas na arquidiocese de Dublin (o mesmo link da BBC acima explica como os crimes foram acobertados pela alta hierarquia). Distribuindo as 320 vítimas equanimemente pelos 29 anos, e supondo que a cada ano mil crianças frequentem assiduamente a arquidiocese (deve ser menos de mil), a probabilidade de você enviar seu filho para tal recinto e ele ser violentado (1,1%) é maior do que você lhe dar uma camisinha para um relacionamento com a namorada e o preservativo estourar, e muito maior do que ocorrer vazamento.
Não deveria então a arquidiocese de Dublin pôr na sua fachada a advertência “Traga a nós as criancinhas e comece a contatar um psicólogo infantil especializado em trauma”? Os consumidores da fé católica têm o direito de conhecer a verdade, pois não?
Segundo a CNBB filipina, o índice de falhas dos preservativos é “enorme” e eles “representam uma sensação falsa de segurança”. O que diriam eles se soubessem que a ineficácia da vacina contra a febre tifóide é de 25%? Por que os bispos não batalham para que os pais não deixem seus filhos serem vacinados contra a paralisia infantil, já que a eficácia da vacina é de “apenas” 95% após a terceira dose?
Mas nós sabemos que esse nonsense sobre a “enorme” ineficácia dos preservativos serve apenas para esconder um dogma ridículo e insensível, não sabemos? Esse pessoal não é ignorante; é impossível alguém que tenha o neocórtex em pleno funcionamento dizer com sinceridade que preservativos “não servem para previnir o HIV e a Aids”. O que são é maus-carateres. Jogam sujo. O que querem, mas quase nunca são honestos em deixar claro, é castidade e sexo apenas para reprodução.
Só nos resta concordar com Stephen Fry, para quem essa igreja é obcecada por sexo. Um caso patológico.
Leia também:
| 63 comentários | Dê sua opinião ↓ |


[...] Ia escrever aqui mesmo no blog uma coisa rápida sobre a mais nova batalha da Igreja Católica filipina contra a distribuição de preservativos no país, mas acabei fazendo algumas linhas a mais e postei no Amálgama. Vocês estão convidados a ler. [...]
A Igreja Católica é extremamente prejudicial a tudo e a todos pois não esta preoculpada em pregar o que é bom ou ruim e sim o que lhe é conveniente.
-Responder
Evelise:
March 16th, 2010 at 12:10 am
Um resumo dos números:
Monsenhor Charles J. Scicluna, Promotor de justiça da Congregação para a Doutrina da Fé:
“Em nove anos [2001-2010], são trezentos casos de sacerdotes acusados propriamente de pedofilia [sobre crimes cometidos nos últimos cinqüenta anos]”
“O fenômeno é muito limitado se levarmos em conta que o número total de sacerdotes diocesanos e religiosos, em todo o mundo, é de 400.000″
Pedofilia na Alemanha:
A ligação entre crimes de pedofilia e celibato não é óbvia quando levamos em conta os casos de abuso sexuais registrados na Alemanha desde 1996, por exemplo. Dos 210 mil casos, 94 afetam pessoas ou instituições ligadas à Igreja Católica. Para fins matemáticos, isso corresponde a 0,044%
[1] Para quem quiser saber mais sobre o assunto, segue um detalhado estudo sobre o celibato. O celibato sacerdotal na patrística e na história da Igreja, por Roman Cholij, Secretário do Exarca Apostólico dos Católicos Ucranianos na Grã-Bretanha.
-Responder
Daniel:
March 16th, 2010 at 12:34 am
Promotor de JUSTIÇA da Congregação para a Doutrina da Fé?!
Boy, esses católicos cada vez mais pagam o ingresso…
Mas e a mentira sobre a ineficácia dos preservativos? Você já enviou um e-mail pra Igreja dizendo que tem vergonha de ser católica cada vez que essa mentira é dita, ou tá valendo mentir se é por uma causa maior?
-Responder
[...] Do sempre recomendado Amálgama [...]
O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA
PODE CAUSAR DANOS À SAÚDE FÍSICA E MENTAL.
MANTENHA LONGE DO ALCANCE DE CRIANÇAS.
USE COM MODERAÇÃO.
-Responder
Eu sinceramente não acredito que, em pleno século 21, eu esteja lendo um tipo de absurdo desses. Falta de informação, por serem economicamente desenvolvidos? Definitivamente não. Estamos diante de uma situação (infelizmente) ainda não vencida pela ciência: a crença da população em dogmas muitas vezes infundados pregados_principalmente_ pela Igreja Católica Apostólica Romana. Somos geneticamente criados para ter prazer. Mas parece que esse estado nosso não é interessante pro meio eclesiástico. Talvez seja nossa sina vivermos submetidos à redenção eterna (já que nascemos pecadores, não é?), enquanto muitos Padres, os ditos conselheiros espirituais, em vez de nos acompanharem, gozam por nós desse estado a qual nos foi retirado. E é assim que ocorrem os assédios sexuais a crianças, e a disseminação de uma falsa moral que até hoje conduz a maioria dos brasileiros e de muitos outros países com religião católica predominante.
-Responder
Evelise:
March 16th, 2010 at 12:14 am
Dogmas infundados? Você sabe algo sobre a Igreja ou sobre ser humano?
-Responder
Alex:
March 16th, 2010 at 7:35 am
Evelise,
Quer exemplos de dogmas infundados disseminados pela Igreja Católica?
Vamos lá:
- Uma virgem que deu à luz uma criança, supostamente por ter sido fecundada por um espírito, que é o pai da criança e é tb a própria criança…
- O comportamente homosexual é errado. Quem disse? Um livro? Um ser imaginário? Ora, bolas…
- Sexo só é correto se monogâmico e feito após o casamento. Por quê? Dê-me uma razão lógica para isso. O que duas pessoas fazerm de comum acordo entre 4 paredes só interessa a elas, e não a vc ou à sua Igreja ou a seus sacerdotes.
Quer que continue?
No mais, fica a pergunta chave do texto: é correto mentir sobre a eficácia dos preservativos???? Sabendo que as pessoas fazem sexo, e ponto final, é moralmente aceitável que se diga que a camisinha possui uma ineficácia enorme??? 1% de chance de estourar, 0,01% de chance de vazamento por poros, isso é mais, muito mais do que qq vacina que temos disponível hj em dia para qq doença… Ou seja, independentemente de qq outra coisa, a ICAR mentiu deslavadamente nesse caso.
-Responder
salve, daniel,
serei breve.
na linha do Stephen Fry. é impressionante como esses deuses monoteístas são interessados em saber o que as pessoas fazem em suas intimidades, né não?
que coisa mais feia.
a propósito, a quase “santa” madre teresa de calcutá, que amava a pobreza e não os pobres, era useira e vezeira da mesma maluquice desses prelados filipinos. fazer o quê?
-Responder
Olá. Infeliz artigo. A Igreja Católica está apenas e tão somente defendendo o que lhe é mais caro: a vida, a família e por fim, a sociedade. Pensem apenas que se todos passassem a amar o outro como a si próprios, respeitando seus direitos (a vida principalmente), não julgando, não afrontando sua própria natureza, toda a sociedade seria diferente da barbárie hedonista de hoje, não haveria tanta violência, tantas tragédias naturais, tanta insegurança no mundo. Mas ataques à Igreja sempre houve e sempre haverá, mas enquanto “cães ladram, a caravana passa”, pois ela tem mais de 2000 anos e está aqui viva e assim permanecerá enquanto houver homens e mulheres de boa vontade para constituir seu Corpo. Quem critica sem ter conhecimento dos fatos é um ignóbil.
-Responder
Daniel:
March 12th, 2010 at 12:23 pm
Até as tragédias naturais são causadas pela “barbárie hedonista”? Interessante…
-Responder
Paulo:
March 12th, 2010 at 1:57 pm
Interessante mesmo Daniel…. Se o homem respeitasse a natureza, o meio ambiente e a si próprio, não agindo como se só enxergasse o próprio umbigo, tudo seria diferente, tenho certeza!
-Responder
Bosco:
March 13th, 2010 at 3:44 pm
Paulo, essa barbárie hedonista de hoje, tantas tragédias, tanta insegurança…”
são nas sacristias? Ou consequencia da hipocrisia e das mentiras da sua igreja?
-Responder
Paulo:
March 15th, 2010 at 10:02 am
Colega Bosco. Não é privilégio das “sacristias”…. está em minha casa e na sua casa, em meu planeta Terra e no seu também. Basta deixar de olhar o próprio umbigo. O egoísmo humano não vê credo, raça, idade ou nacionalidade e seu não fosse a Igreja Católica com seus dogmas e doutrina de mais de 2000 anos de história (que você julga ser mentiras e hipocrisia) a sociedade já teria sido extinta.
-Responder
José Silva:
March 15th, 2010 at 12:42 pm
Paulo,
Precisamos ter muito cuidado, quando estamos discutindo o mérito do assunto e misturarmos convicções pessoais ou coletivas.
Minha sugestão é que o artigo não trata de perseguição à Igreja Católica.
Não importa a confissão religiosa.
A informação é e será sempre relevante quando preserva a vida das pessoas.
Portanto, achar que o preservativo não preserva é no mínimo, um grave erro.
-Responder
Paulo:
March 15th, 2010 at 1:34 pm
Colega José Silva: Toda informação que trate de preservar a vida humana e o meio ambiente, a meu ver, sempre será bem vinda. Mas discordo quanto ao artigo não tratar de perseguir e atacar a Igreja Católica. Isto é evidente, até mesmo pelas participações e pelas respostas àqueles que discordam do artigo. Eu tomei a liberdade de dar minha opinião ao texto do Daniel justamente por sentir o ataque à Igreja em sua ação primordial que é a defesa à vida e à família. Erros sempre exisitiram e existirão dentro e fora de qualquer Instituição, pois todas são compostas de seres humanos falhos, apesar de toda boa vontade. Não se pode generalizar, quem diz isso não estudou a problemática a fundo e que apenas polemizar. Na minha opinião preservativo não preserva a vida humana, o que preserva é o respeito, o bom senso, o Amor, a tolerância, a educação e a prática das virtudes inerentes ao ser humano. Paz e Bem!
-Responder
Affirma:
March 16th, 2010 at 5:07 pm
Exatamente como a igreja deu o exemplo (de amor) com a santa inquisição?
Ignóbeis em história também deveriam ficar calados.
-Responder
Bem… concordo com o bispo.
Tenho até referencias cientificas para concordar…
foi feita uma pesquisa em paises africanos, que são reconhecidamente os locais de maior indice de HIV do mundo, que constataram que politicas que incentivavam a fidelidade entre casais e a castidade entre os jovens foi mais efetiva do que os programas de incentivo ao uso de preservativos.
Não foi nesse site que li mas foi o primeiro que achei e ele tem links para a pagina do grupo que fez a pesquisa (grupo americano) http://www.ivopitz.pro.br/?arquivo=aids_o_papa_tem_razao
deem uma olhada… acho que como controlar a propagação da doença é uma pergunta que tem uma resposta dada a milenios… até pq todo mundo sabe: camisinha estoura, rasga, sai…. e se vc realmente não quer correr o risco…não faça…é o unico jeito 100% seguro….
abraços
-Responder
O governo de Uganda informa que conseguiu reduzir de 30% para 7% o percentual de contaminação por HIV com uma política de estímulo à abstinência sexual dos solteiros e à fidelidade entre os casados.
-Responder
Daniel:
March 12th, 2010 at 12:20 pm
A pergunta é: quem você pensa que é para dizer às pessoas que elas não podem fazer sexo por prazer e seguro? Quem você pensa que é para mentir ou sancionar mentiras sobre a ineficácia dos preservativos para quem deseja fazer sexo por prazer e ter um sexo seguro?
Não fazer sexo impede a propagação do HIV? Oh, que conclusão genial! É como dizer a um paraquedista: se esse esporte não existisse, o número de mortes seria zero. Aí o sujeito te diz: “Mas eu quero pular e sentir a adrenalina, isso me dá prazer”. Aí você responde: “Os paraquedas dão uma falsa sensação de segurança, não pule, não sinta esse prazer, a única maneira de garantir que você não vai morrer é abandonando o paraquedismo, está na Bíblia. É o único jeito 100% seguro”.
Patético.
-Responder
Livia Dias:
March 12th, 2010 at 2:24 pm
desculpa mas pensei que isso aki é um ambiente aberto e que eu tenho o direito de me expressar… não sabia que só tem o direito de postar quem é a favor do texto….
bem…. eu tenho 21 anos, tenho HPV (DST que está relacionada ao cancer de colo do utero) e sempre usei camisinha…acho que tenho o direito de dar o conselho e achar que a melhor forma de não pegar é não fazer pois era o que eu devia ter feito…. mas se vc quer, vou dizer que é muito bom…pula de paraquedas mesmo….é muito bom….mas assuma o risco……
-Responder
Gato Precambriano:
March 15th, 2010 at 12:08 am
Lívia
E quem foi que impediu você de se “expressar”? Ou por acaso você acha que ter o direito de se expressar vem junto com algum “direito de não ser criticada?
Por favor Lívia, você já tem 21 anos, sendo portanto, legalmente adulta, então comporte-se de acordo. Defenda seus pontos de vista com argumentos, sabendo ouvir os argumentos contrários. Pare de bancar a vítima. É feio.
Paulo:
March 12th, 2010 at 2:13 pm
Bem lembrado Lívia! Há pesquisas sérias envolvendo países africanos sobre a redução da propagação da Aids e o carro-chefe é justamente a fidelidade matrimonial e a castidade antes do matrimônio. Mas tem gente que só sabe criticar…. Aliás a crítica maior aqui é contra a Igreja Católica na defesa da Vida. Se fosse um cientista ateu ou agnóstico falando sobre a ineficácia do preservativo ou ainda um monge budista pregando que a abstinência é uma forma segura de não se contrair doenças, a estorinha seria outra…. Parabéns pela argumentação.
-Responder
Daniel:
March 12th, 2010 at 3:00 pm
Se um cientista, ateu ou não, quiser falar sobre a “enorme” ineficácia dos preservativos, como fez o seu bispo, ele terá que apresentar números que comprovem a tese, senão será ridicularizado. Para afirmar o que vai contra os fatos e ser levado a sério, só mesmo estando em um ambiente que ponha dogmas acima de tudo o mais, como faz a Igreja Católica.
Às ordens.
-Responder
Gato Precambriano:
March 15th, 2010 at 12:10 am
E onde estão os links para essas “pesquisas” todas? Links faz favor?
-Responder
Paulo:
March 15th, 2010 at 10:17 am
Colega Gato Precambriano: vide google, com as palavras “vírus da AIDS”"eficiência do preservativo”. Perca um pouco de tempo em procurar algo além do que a mídia enfia na sua cabeça. Eu achei ao menos três artigos que citam pesquisas. Não aceite como um tolo o que a onda lhe prega. Eu questiono toda informação que recebo, seja da sociedade ou da Igreja e ajo de acordo com minha consciência. Aja você também.
Gato Precambriano:
March 15th, 2010 at 1:25 pm
Paulo
Supõe-se que quem faz uma afirmação seja capaz, no mínimo, de fornecer suporte, fundamentação, embasamento, para o que alega. Você falou que há
.
Ou seja você está afirmando que a “fidelidade conjugal” e a “castidade” antes do casamento são as formas mais eficazes de combate à AIDS, e que há pesquisas “sérias” que dão suporte a essa afirmação. Considerando que essa é uma afirmação que vai na contramão do que a comunidade científica sustenta, isto é, é contrária ao consenso científico atual, trata-se de uma alegação extraordinária. E no meu manual, alegações extraordinárias pedem evidências extraordinárias. Muito, mas muito mais do que umas “pesquisas sérias” portanto.
Hora, eu simplesmente pedi a você referências (links de papers, publicações científicas, anais de congressos, sites qualificados, etc.) dessas pesquisas e você me mandou para o Google(!) O que quer dizer que você, na verdade realmente não sabe nada dessas tais “pesquisas”, nunca as viu, examinou, ou coisa que o valha. Portanto esse seu papo de questiono-toda-a-informação-patati-patatá, é conversa fiada, lero-lero, bullshit. Você aceita ou rejeita algum dado conforme as suas convicções pré-estabelecidas, seus pré-juízos. Aceita sem questionar aqueles que as confirmam e rejeita de imediato os que as contestam.
E ainda quer posar de livre-pensador cético…pffff.
ah…quando eu disse que sempre usei camisinha… lógico que nos vários anos que usei várias e várias vezes aconteceu algo de errado tipo sair, estourar…enfim…. e numa dessas que acabei sendo vitima….
-Responder
Daniel:
March 12th, 2010 at 4:40 pm
Ora colega, a sua condição, por mais lamentável que seja, não lhe autoriza a defender mentiras sobre a ineficácia dos preservativos tal como pregada pela Igreja Católica; uma mentira é sempre uma mentira. Até prova em contrário, você faz parte das estatísticas (http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMIS7C9FA48BPTBRIE.htm). Como vimos, é mais fácil uma criança ser violentada na arquidiocese de Dublin do que uma camisinha estourar durante uma relação sexual.
Existem poucos métodos e nenhum medicamento 100% eficaz. Mas as falhas não comprometem o caráter geral. É nesse sentido que dizemos, por exemplo, que vacinas contra sarampo, rubéola e caxumba são extremamente eficazes, muito embora possam não surtir efeito em até quase 5% dos casos (http://www.cva.ufrj.br/informacao/vacinas/mmr-v.html) – como você pode conferir no link que passei anteriormente, os testes com preservativos mostram que eles são ainda mais eficazes que essas vacinas.
Você está certa quando diz “assuma o risco”. É o que muitas pessoas fazem, mesmo em países de maioria católica onde a desinformação sobre a utilidade dos preservativos é muito grande. Se você acha que essas pessoas não deveriam sequer correr o risco, e que o mundo seria um lugar melhor se todos fossem castos e fizessem sexo apenas para perpetuar a espécie, é seu direito sustentar tal opinião. Mas seja honesta e a defenda com todas as letras, deixando claro que é uma posição sua a respeito de como os outros devem se comportar. Não entre em subterfúgios, como a Igreja, que fica feio. O texto acima não condena o direito de se defender dogmas, condena as mentiras usadas para sustentá-los.
Às ordens.
-Responder
Marok:
March 19th, 2010 at 4:33 pm
Acho que você e seu(s) parceiro(s) poderiam ter estudado um pouco melhor o uso da camisinha. Eu tenho vários anos de uso e nunca me aconteceram acidentes desse tipo.
Creio que a culpa do seu acaso não foi do equipamento em si. Talvez as informações sobre o uso devessem ser um pouco mais bem explicadas nas embalagens.
-Responder
Maria clara:
May 19th, 2010 at 2:26 am
Também acho que foi o mal uso. Tenho mais de 14 anos que uso camisinha e uso muito porque sou casada( há dez anos), e foi a forma que escolhi pra evitar gravidez já que tenho dois filhos. Assim sendo nenhuma delas nunca estourou, rasgou ou saiu.
-Responder
DEUS, porque ainda fazem isso?
-Responder
Affirma:
March 16th, 2010 at 5:14 pm
Thor, porque ainda fazem isso?
Shiva, porque ainda fazem isso?
Zeus, porque ainda fazem isso?
Apolo, porque ainda fazem isso?
Na… nenhum deles me respondeu… : /
-Responder
Bom dia a todos, Paz e Bem !
Está me parecendo que o objetivo principal do post do Daniel, nem é a defesa do uso do preservativo, este é o pano de fundo para atacar a Igreja Católica, seus dogmas, sua moral, etc. É o que deparamos constantemente nas criticas que são feitas , nenhuma delas leva em consideração as vítimas, por exemplo, dos padres pedófilos, o objetivo é induzir a todos a crerem que TODOS os padres são pedófilos, e que a Igreja é a megera da História. Já li protestantes dizerem que a Igreja é a responsável pela epidemia da AIDS na África, mas nunca ouvi nenhum dizer que é a Igreja Católica é a única instituição que mantém os hospitais que cuidam desses pacientes na África, enfrentando enormes dificuldades de toda sorte. Aqui mesmo, na minha Arquidiocese , a Igreja era a única que mantinha uma clínica gratuita para cuidar desses doentes, e que foi fechada por pressão do Ministério da Saúde que quer “prestar ” esse serviço através do SUS, com todas as mazelas dos SUS e com toda a impessoalidade do SUS. E notem bem, a médica responsável pela clínica era uma Norte Americana e protestante. faziam um belo trabalho de acolhida e de conforto, não só aos que desenvolvem as doenças da Síndorme da AIDS, como também de pacientes cancerosos terminais.
Não vejo os inimigos da Igreja envolvidos nessas ações humanitárias, mas os vejo sempre atacando a Igreja naquilo que ela prega, que é o que a Bíblia ensina: o sexo é a legítima forma de amor entre o casal e não está ligado de forma alguma apenas ao ato reprodutivo; é o que ensina o Catecismo da Igreja Católica:
“Os atos com os quais os cônjuges se unem íntima e castamente são honestos e dignos. Quando realizados de maneira verdadeiramente humana, testemunham e desenvolvem a mútua doação, pela qual os esposos se enriquecem com o coração alegre e agradecido” (GS 49,2). A sexualidade é fonte de alegria e de prazer”.
O sexo entre os cônjuges além de íntimo é casto.
Fora é promíscuo e desvirtuado.
Quem mais faz uso das camisinhas nem são os heterossexuais, a grande maioria são os homossexuais , cujo comportamento sexual é contrário à natureza humana.
A questão também não é uma mera escolha entre usar ou não o preservativo para se livrar da AIDS.
Se fosse assim, a AIDS já teria sido eliminada, visto que todos usam camisinha, não a usam porque a Igreja é contra.
E os que não a usam, não o fazem porque a Igreja condena.
Nem por falta de orientação, porque ai não seria a Igreja a megera, a culpa seria do governo que não consegue convencer as pessoas do que ele acha ser o correto.
De uma vez por todas espero que o ilustre Daniel entenda o que realmente o papa disse sore os preservativos na África, e não o que a imprensa interpretou.
Bento XVI disse essas palavras: ” distribuir preservativos não é a resposta para a luta contra o HIV-Aids.”
Esta é a resposta mais fácil, a que isenta os governos das responsabilidades sobre a epidemia, abandonando os seus doentes nas portas dos Hospitais católicos na África.
Não estamos buscando respostas fáceis, caro Daniel, a AIDS é uma triste realidade, e quando o papa afirma que distribuir preservativos não é resposta, ele está implicitamente dizendo que > vocês distribuíram milhares de preservativos e a epidemia só aumenta, então, existe algo de muito errado nisto.
A Igreja apresenta a sua solução, a abstinência sexual e o sexo dentro do casamento, ela não poderá nunca compactuar com uma política de dar camisinhas ao povo , vendo que isso não resolveu nenhum problema e a AIDS continua .
Vale por último dizer que, a maioria da população da África nem é católica, somos minorias nos países onde ela mais se alastra, portanto os que não usam preservativos, não estão seguindo o conselho do papa, e nem estão usando as camisinhas que o governo distribui. Ou estão usando e elas realmente não fazem efeito.
Um abraço.
-Responder
Daniel:
March 13th, 2010 at 2:18 pm
Isso é o senhor quem está dizendo. De minha parte, lamento profundamente pelas crianças, e o lamento deve ser maior ainda porque sabemos que os criminosos são muitas vezes protegidos pela alta hierarquia da Igreja. Pegue como exemplo o próprio caso dos estupradores de Dublin: os sacerdotes envolvidos foram transferidos de paróquias, as autoridades não receberam informações solicitadas, etc. A violência contra as crianças é ainda mais revoltante porque a cúpula da Igreja sempre acha que a Igreja como um todo, coitadinha, é mais vítima do que as crianças violentadas (maldita mídia!).
Primeiro, é mentira que a Igreja Católica é a única instituição que cuida de pacientes com HIV na África. Só para dar um exemplo, o Chris Hani Baragwanath Hospital, maior da África do Sul e do mundo, atende especialmente pacientes com HIV, e é um hospital do Estado.
E depois, o fato da Igreja manter hospitais não a exime da responsabilidade por espalhar mentiras sobre a “enorme” ineficácia dos preservativos (aliás, eu gostaria de saber: o senhor concorda que a ineficácia seja “enorme”? O senhor concorda com o que a Igreja filipina espalhou?). O senhor me fez lembrar dos oficiais israelenses que, durante o último bombardeio de Gaza, diziam: Vejam como nossas ambulâncias estão socorrendo palestinos feridos. Ao cuidar de pacientes acometidos pelo vírus HIV, a Igreja está apenas amenizando parte do problema que ajudou a criar.
Crer no que a Bíblia ensina (ou melhor, a Bíblia ensina praticamente tudo, você seleciona quais ensinamentos acha mais conveniente seguir) é uma questão pessoal. O senhor tem direito de defender e pregar os dogmas, mas não está autorizado a mentir sobre os preservativos. Uma mentira é sempre uma mentira, e expor as mentiras da Igreja em relação à Aids é uma ação humanitária.
Sexo apenas no casamento? Esse é um estilo de vida, dentre tantos possíveis e existentes; há quem não concorde que ele seja o mais, hã, humano. Há quem quer ter sexo por prazer, somente. Você pode tentar convencer essas pessoas de que isso é contra as leis de Deus, mas se compactuar com mentiras estará sendo cúmplice em um crime contra a humanidade.
O senhor está sendo hipócrita. A questão é que se uma pessoa quiser levar um estilo de vida diferente daquele que a sua igreja prega como ideal, ela tem o direito de ter acesso fácil e de usar preservativos para ver reduzidas a quase zero suas chances de ser contaminada. Se ela vive em uma área, ou em um continente, onde o índice de contaminados é grande, e se nessas áreas você tem várias igrejas pregando 25 horas por dia sobre a “ineficácia” dos preservativos, qualquer pessoa razoável concluirá que bem é o que essas igrejas não estão fazendo. Na menos ruim das hipóteses, as pessoas que escutam tais pregações e aceitam a autoridade dos pregadores pensarão e espalharão que sexo, tanto faz com camisinha ou sem.
O senhor também demonstra hipocrisia quando diz que, se as pessoas não usam camisinha, é culpa inteiramente dos governos, a Igreja não tem nada a ver com isso. Embora qualquer governo tenha seus defeitos, sempre que algum, como o das Filipinas, parte para a educação sexual e para a distribuição de preservativos, a sua Igreja levanta logo uma campanha de desinformação. “Megera” não é um bom adjetivo, mas vou ficar com ele.
A Igreja pode apresentar a solução que quiser, mas se ela tem que vir embalada em mentiras, vamos concordar que não deve ser lá grande coisa. O senhor consegue ver o aumento da epidemia como consequência direta da distribuição de preservativos? Não seria porque a distribuição não é ampla o suficiente? Isso me parece óbvio, mas quero saber até onde podem chegar suas dissimulações.
É verdade, a África não é majoritariamente católica. A má notícia é que os evangélicos e muçulmanos têm uma política (ou uma não-política) a respeito da Aids idêntica à da Igreja Católica.
-Responder
Alex:
March 13th, 2010 at 2:56 pm
“a grande maioria são os homossexuais , cujo comportamento sexual é contrário à natureza humana.”
Como assim “contrário à natureza humana”??? Só pq as religiões assim o acham?
Lista de coisas verdadeiramente “contrárias à natureza humana”:
Virgens dando à luz;
Homens andando sob a água;
Cegos sendo curados com uma passada de mãos;
Mortos ressucitando após dias;
Pouca qtde de pão e peixe alimentando centenas;
E por aí vai…
Abstinência sexual não é “natural ao ser humano”. O casamento (e a obrigatoriedade do mesmo para um casal fazer sexo) é uma invenção social que nada tem a ver com o comportamente biológico do ser humano.
-Responder
Gato Precambriano:
March 15th, 2010 at 12:14 am
Frei Marcos
Quem o senhor, ou a sua igreja, pensa que é para ditar o que é ou não é da “natureza humana”?
-Responder
Paulo:
March 15th, 2010 at 10:26 am
Gato Precambriano. Todos nós católicos recebemos por missão “levar o Evangelho a toda criatura”. Todos nós (inclusive a sua pessoa) fazem parte da criação de Deus e o ser humano de modo mais sublime, por ser a imagem e semelhança do Criador, com o poder do livre arbítrio. Então, use-o de acordo com sua consciência e nós também procuraremos agir assim, pois responderemos pelas nossas atitudes um dia. Pelo jeito você não precisou de Deus ainda na sua vida e isso é muito triste. Você ainda não provou a força libertadora do Amor de Deus. Você o nega, o rejeita. Mas saiba que quando precisar, naquela hora de desespero, de doenças, sem saída, Ele estará lá, pronto a lhe ouvir e lhe ajudar, desde que você deixe. A Igreja Católica tem essa missão. Ela tem defeitos? Muitos e serão corrigidos na carne se for preciso, mas não generalize. Passe bem.
-Responder
Gato Precambriano:
March 15th, 2010 at 2:44 pm
Paulo
Não entendi. Você por acaso é ‘Tecla SAP’ do Frei Marcos?
Outra coisa que não entendi é o que é que as minhas, ou as de qualquer um FTM, opiniões metafísicas tem a ver com o tópico.
De fato cai sua máscara de quem “questiona toda a informação, seja da sociedade ou da igreja”.
O texto afirma que a ICAR mente em sua campanha contra o uso de preservativos. Você até agora não mostrou nada que indique o contrário, exceto mandar pesquisar no Google. Hora, ou bem a ICAR mente, ou não. Você, tudo indica, acha que a mentira nesse caso é “virtuosa”, pois mais importante que reduzir o sofrimento real, é regular o que as pessoas fazem quando estão peladas entre quatro paredes. É mais importante impor a todo o custo a sua moral distorcida, do que reduzir o sofrimento.
Você fala que os defeitos da igreja
, mas fica dificil de acreditar, quando tudo o que vemos é negação de responsabilidade, negação dos fatos. Como corrigir defeitos se estes não são reconhecidos?
Sua igreja proteje da lei genocidas e estupradores de crianças, mas julga-se em condições de dar lições de moral. Deprimente.
CAROS AMIGOS,RELIGIÃO , NADA MAIS É,QUE INVENÇÃO DO HOMEM PARA CIVILIZAR UMA RAÇA.IGREJA E RELIGIÃO,NADA MAIS É DO UMA ENGANAÇÃO.
NA VERDADE TUDO ISTO NÃO PASSA DE UMA FARSA.
ACREDITA QUEM QUISER.
-Responder
Papa Bento xvi protege padre pedófilo
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=750718
-Responder
A religião é uma criação humana, eu tenho a minha e todos tem a sua, nada mais justo que com a transformação do ser ele mude as suas criações. A camisinha previne, a maioria das veses e seu uso correto seu resultado ser satisfatório.
Eu posso acreditar em Deus e em qualquer outro livro de doutrina religiosa e mesmo assim utilizar das tecnologias de prevenção. É terrivel lideres regiosos quererem andar para traz, fazer dos seus fiéis meras vítimas de seus interesses.
É terrivel como assim quebram um dos mais bonitos mandamentos, amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Que amor a igreja católica demonstra aos seus fiéis deixando-os se contaminarem sendo conhecedores da natureza humana. Tão conhecedores que protegem os seus padres pedófilos, quando cumplices destes crimes, de alguma forma entedem a natureza humana e renegam.
-Responder
Queria saber se todo mundo q tem escrito comentários aki sabe o que significa a palavra ineficácia… Parece que não…
Chance de a camisinha estourar: 1%
Chance de vazamento por poros: 0,01%
Se alguém aki acha q isso é ineficácia, vai estudar…
-Responder
Paulo:
March 15th, 2010 at 12:02 pm
Colega Alex. Seriam esses números 00% ??? A AIDS tem retroagido no mundo por conta da camisinha ou de mudança de atitudes como a Igreja prega e tem a Africa como exemplo? Ora vai estudar….
-Responder
Daniel:
March 15th, 2010 at 12:39 pm
Só existe eficiência então se for de 100%? Você não anda de avião, anda? Aliás, nem de carro, né? Aliás, nem toma remédios, toma? É melhor que nunca tenha feito nada disso, senão vamos começar a pensar que você é apenas um bobão fazendo estripulias pra justificar as mentiras da ICAR.
Deixar de fazer sexo acaba com a propagação do HIV da mesma forma que deixar de pular de paraquedas acaba com os acidentes. A questão, no entanto, continua: quem quer pular de paraquedas tem o direito de fazê-lo. Quem quer fazer sexo 10 vezes por dia, tem o direito de fazê-lo, e tem o direito de ter fácil acesso a preservativos que reduzem a quase zero as chances de contaminação. Você e a sua igreja podem defender a fidelidade, sexo apenas no casamento e o que seja. Mas não podem mentir sobre “ineficácia”, porque mentir é, sei lá, pecado. Ou era.
-Responder
Paulo:
March 15th, 2010 at 1:45 pm
Colega Daniel. Niguém vai impedi-lo de pular de paraquedas ou fazer qualquer outra coisa, pois o ser humano tem seu livre arbítrio e pode usá-lo à vontade. A minha defesa é perante seu artigo contra uma ação coerente à doutrina da Igreja Católica. Mas chega de embates! Você tem sua opinião formada e nada vai demovê-lo. Não adianta, pois “para aqueles que crêem, nenhuma palavra é necessária e para aqueles que não crêem, nenhuma palavra é possível”. Fique em paz com sua consciência e sua opinião, mas aja com caridade e respeito para com aqueles que discordam de você. Paz e Bem!
Alex:
March 15th, 2010 at 2:01 pm
Ia responder, ma so Daniel acabou respondendo antes…
Paulo, eficácia nunca foi nem nunca será sinônimo de 100% de resultado esperado.
Em termos bem simples, a eficácia significa atingir determinado objetivo, em maior ou menor grau.
Não me importa o que te ensinaram na igreja. Abstinência sexual não é natural, se é q algo pode ser considerado natural para o ser humano, dado nossa grande diversidade. Abstinência ou a não-abstinência são escolhas pessoais pautadas por conceitos sociais/religiosos/culturais. De forma nenhuma deve ser considerada uma verdade absoluta.
E antes que vc argumente com blablabla, mimimi religioso, já digo que é o tipo de opinião que não cabe nessa discussão. A decisão sobre esse tipo de assunto não deve ser religiosa, mas sim política/sanitária/científica.
Abstinência sexual impede a AIDS? Óbvio… mas, no fundo, é como pedir às pessoas q não andem de bicicleta/motocicleta para evitar acidentes (ao inves de orientá-las a usar capacete)… ou pedir que as pessoas não andem de carro para evitar mortes no transito (ao inves de propagar o uso do cinto de segurança)… ou pedir que ninguém mais coma alimentos que não sejam organicos (para evitar a contaminação por agrotoxicos) …
vc pode até achar que não, mas a analogia é a mesma. Transar é tão necessário qto se alimentar… simples assim. E essa postura castradora de várias religiões, no caso aki a ICAR, é altamente irresponsável.
Paulo,
A Igreja Católica mente sobre a ineficácia dos preservativos: é disso que trata meu artigo. Mentir é coerente com a doutrina? Ok, finalmente concordamos em algo.
-Responder
Paulo:
March 15th, 2010 at 4:07 pm
Colega Daniel. Quem fala em mentira é você. A Igreja está defendendo a Vida, por isso as opiniões se divergem: estamos lidando com coisas completamente diferentes. Mas tudo bem, jovem, com seus 25 anos tem muito ainda que aprender da vida, Deus lhe ensinará muita coisa pois, pelo que vejo, ainda não precisou Dele. Eu tenho 40, muito bem vividos, graças a Deus e não me arrependo de nada que fiz, apenas o que deixei de fazer. Você é um ateu declarado e espuma o ódio por Deus na Igreja Católica. Repito o que disse no primeiro comentário: infeliz o seu artigo, agora, mais infeliz é sua pessoa. Passar bem.
-Responder
Gato Precambriano:
March 15th, 2010 at 6:50 pm
E caem as últimas máscaras….
Paulo de deus, você não é o único aqui a ter 40 bem vividos. Eu tenho mais que isso, estou mais perto dos 50. Todos sempre temos o que aprender, mas para aprender é preciso ter a humildade de reconhecer o equívoco, e estar aberto ao novo. Não creio que seja o seu caso, tão profundamente imerso que está em dogmas e certezas. Você vem dar lições de humildade quando na verdade exala arrogãncia, pretenção e hipocrisia por todos os poros.
Você não defende a Vida pois você valoriza o sofrimento, você se compraz com o sofrimento porque é do sofrimento que sua religião se alimenta. Por isso ela é tão hostil aquilo que dá prazer e alegria às pessoas. Seu deus, assim mesmo, em minúsculas, pequeno, mesquinho, seu deus precisa desesperadamente do sofrimento e do desespero dos humanos, pois é disso que se alimenta, é disso que precisa para que a crença nele sobreviva. Sem o sofrimento seu deus acaba, uma ilusão dentro de um delírio.
-Responder
Daniel:
March 15th, 2010 at 6:56 pm
Mamãe me ensinou que quando o sujeito passa a apontar a idade dos outros é porque não tem muito mais o que dizer.
Você continua tergiversando. Não me entenda mal, eu não estou mais nem aí pra sua opinião; já que você não consegue defendê-la honestamente, quero só ver a quantidade de frases prontas que consegue pôr pra fora. Essa coisa pra mim é didática.
Falei em mentira, sim. Por quê? Porque os testes com preservativos indicam um índice baixíssimo de falhas, índice cada vez menor à medida que novos produtos são desenvolvidos. Você tem números de outros testes que apontam para resultados substancialmente diferentes, ou para uma piora dos novos produtos em relação aos velhos? Se sim, me informe. Se não, cá estamos novamente. A Igreja diz que a ineficácia é “enorme”. Eu chamo isso de mentira. Você chama isso de quê? “Defesa da vida”? Se é preciso viver 40 anos pra cair numa lama dessas, o diabo que me carregue antes.
-Responder
[...] agora nenhum dos católicos que comentaram no meu texto sobre as mentiras da Igreja na guerra santa contra os preservativos condenou as mentiras. Em meio à última campanha de desinformação que a Igreja (nas Filipinas) [...]
[...] moralismo tacanho deve guiar a vida das pessoas. Tentem conceber pessoas minimamente sensatas que lutam com todas as armas contra preservativos em um mundo em que pessoas morrem por doenças sexualmente transmissíveis. ___Eu não tenho [...]
Ora, camisinhas apresentam uma ineficácia de 1% e nao está bom? É um método antiquado por nao ser 100% seguro? Pode ser… no entanto, a castidade tampouco é 100% segura! Esquecem que sexo nao é a única forma de se contrair o vírus, Betinho que o diga. Quais as chances atualmente de eu precisar de uma transfusao de sangue e ser contaminado? 0,00000001% ? Existe uma chance, por menor que ela seja… Apesar de ser casto, nao estou 100% precavido, devido a esta altíssima ineficácia das transfusoes de sangue em evitar o contágio da AIDS!
Repito ao senhor Paulo o que um dia disse Alexandre, o Grande, ao ver um chará seu amarelando frente a um exército 10 vezes menor: “Ou muda de atitude, ou muda de nome.” Ele está preocupado apenas em pregar a castidade, pouco lhe importa o bem estar dos africanos. Nao que me importe muito, nunca movi um dedo para ajudá-los. Mas também nunca atrapalhei…
Beeeem diferente do que defende meu infeliz chará. Será que o inferno já não é um castigo suficiente pra aqueles que nao seguem seus dogm…, digo, a palavra de Deus? Ainda quer inflingir-lhes a Aids em vida? Ou quer apressar seus encontros com o Cao?
Às vezes acho que este povo dá graças a Deus pela Aids existir e matar aqueles que aproveitam esta vida sem se preocupar com nenhuma outra.
Apenas me diga uma coisa, Paulo: se um filho seu nao concordasse com castidade, o senhor teria a coragem de dizer-lhe que camisinhas sao ineficazes?
Bento XVI disse essas palavras: ” distribuir preservativos não é a resposta para a luta contra o HIV-Aids.” Segundo o que escreveu Frei Marcos. Visto que é o papa, esta afirmacao deve ter sido revelada diretamente por Deus, e portanto é correta. Assim, a castidade, com sua alta ineficácia, também nao é a resposta. O que nos leva à “solução final”… a resposta é queimar todos os infectados. Talvez devamos colocar todos em campos de concentração em Sodoma e Gomorra e rezer para que Deus, mais uma vez, queime os pecadores. Amém.
-Responder
Sou evangélica e concordo plenamente que a afirmação do Papa Bento XVI foi irrefletida o que consequentemente poderá causar muitas regressões às conquistas que já tivemos acerca do comportamento e atitudes das pessoas em relação ao seu próprio corpo…Mas sei também que se toda a sociedade aprendesse a ter uma consciência mais comprometida com o próximo, saberiam com certeza a magnitude de tais doenças !(Mas é claro os desejos carnais falam mais altos, infelismente…) Eu realmente tomando uma postura radical escolheria respeitar o meu corpo e só no momento certo, com a pessoa certa fazeria AMOR e não sexo!(…) E sei que com esse posicionamento só obterei êxitos. Mas é claro que todo ser humano é diferente e a gente tem que respeitar, são convicções e crenças inerentes a cada pessoa na medida da sua cultura educacional, mesmo que pra isso terão que sofrer um dia por cauda de suas escolhas ruins…Portanto o preservativo é eficaz sim com certeza, mas particularmente ao meu ver eu escolheria uma vida de abstinência, pois com certeza estarei protegida por esse julagamento, mas escolheria assim por questões de obdiência ao meu princípio cultural familiar e religioso…Por isso viva a vida e o Amor entre o homem e a mulher…
Abraços !
-Responder
Olá
É importante observar que as campanhas do tipo “abstinência apenas” (que não prescrevem preservativos) redundaram em maiores índices de DST e de gravidez. Foi o que ocorreu no governo Bush, por exemplo.
Além disso, o Papa não apresentou evidências de que o preservativo exacerba o problema da AIDS. É nisso especificamente que a declaração papal foi falsa. Ressaltar a observação (já bem estabelecida na literatura médica) de que a distribuição maciça de preservativos não reduziu como esperado os índices de AIDS na África subsaariana é totalmente diferente de dizer que a camisinha agrava a epidemia. Não há nenhum estudo que mostre que o uso de camisinha e sua distribuição aumentam o número de casos, de mortes ou de gastos médicos decorrentes de AIDS.
As campanhas que se mostraram as mais eficazes na redução da incidência de HIV foram aquelas que conjugaram um incentivo à abstinência sexual, à fidelidade e ao uso de preservativos (método ABC). Essa não é a posição da Igreja, como ela mesma assume. A diretriz de Roma é orientar as pessoas a só praticarem sexo conjugal. Aos não-casados, a Igreja prega a abstinência – algo que não é seguido nem em mosteiros.
Abraço
Escrevi alguns textos sobre o assunto:
http://aterceiramargemdosena.opsblog.org/2009/03/29/the-lancet-a-estupidez-militante-strikes-again/
http://aterceiramargemdosena.opsblog.org/2008/11/27/bush-e-a-gonorreia/
http://aterceiramargemdosena.opsblog.org/2009/03/26/reinaldo-azevedo-malabarista/
-Responder
Para adoradores da deusa ciencia, o melhor mesmo é usar preservativo, pois essa deusa promrte vida eterna para os pobres mortais, afastando-os de todos os males naturai. Essa vida eterna é gosada aqui: riquesa, luxo, conforto, etc.
Para quem acredita em um Deus verdadeiro, o uso da camisinha para nao procriar é um ato mesquinho, pois Deus quer ver o Ceu cheio de Almas, para isso é preciso ter muitros filhos. Quem crer em um Deus verdadeiro nao tem medo de dividir os mantimentos, nao teme a fome e a pobreza… O Deus verdadeiro sonha com a liberdade do ser humano nao quer ver-lo escravo deste limitado mundo, cheio de deses mediucres…QUE É, VAMOS ABITAR O CEU LA NAO HA POBREZA, MAS VOCE NAO ACREDITA VAI USAR SEU PRESERVATIVO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
-Responder
Bosco:
March 26th, 2010 at 6:37 pm
Conhecí uma mulher muito carola que jurava que já tinha ido no céu durante uma parada cardíaca que teve. Ela me disse que o céu era maravilhoso! Perguntei por que ela preferiu voltar, ela se zangou e tascou: Está pensando que estou mentindo é? Respondi que não. Mas burra sim! Rs.
-Responder
Sally:
March 29th, 2010 at 8:27 pm
Meu amigo, sinto muito em ter que informá-lo, mas achei muito tosco essa suas afirmações e cheias de ideias primitivas em relação ao próprio Deus. Se você realmente estudar a Bíblia verá que Deus na verdade é alguém que dá as ferramentas pro homem se defender e aperfeiçoar suas ideias e imaginações, e Deus não criou o sexo só para procriação, mas igualmente pro prazer mútuo do casal, quero esclarecer que não sou a sabichona e a única cheia de razão, mas sinceramente, me parece que algumas pessoas religiosas demais tem medo e trauma de preservativo, não sei porquê, mas é isso que eu percebo no universo religioso e não é à toa que pessoas com razão digo eu critica muitos religiosos fanáticos. Ou seja, muitas pessoas rejeitam tecnologia, a ciência e não acordam pra perceber que estamos em tempo de melhores relacionados à própria saúde, nos tempos atrás em que prevalecia a ignorãncia da religião não se via esta buscar alternativas científicas, e tinha o grupo também que buscava na supestição e orientação de sacerdotes cura pra suas enfermidades! Talvez funcionava, pois a mente humana tem um potencial incrível…Mas então chegamos no tempo em que muita coisa prosperou e doenças tipo: hanseníase, tuberculose e outras por aí já não significam sinônimos de morte e nem de exclusão social, pois a ciência incrivelmente tem se desenvolvido e contribuído pras melhorias de grande parcela do povo…E então chega a invenção do preservativo, com objetico ao menos de diminuir a proliferação de DST´s, que creio eu que foi na verdade um grande avanço!
Então se pra você quando se fala em preservativo pra diminuir as doenças e você interpreta simplesmente como endeusamento, então creio que você tenha alternativas melhores pra nação, ideias melhores do que a (OMS organização mundial da sáude) e ideias melhores e menos conservadora do que a do Papa Bento XVI! Você precisa dar riquezas às suas opinões estudando e refletino o universo em que habita, pra sensibilizar o amor do próprio Deus em suas atitudes… !!!
-Responder
A igreja católica vive simplesmente em um estado de total utopia quando o assunto é sexualidade; Por favor sejamos realistas caros lideres católicos, não podemos impedir que as pessoas façam sexo e que tenham uma vida sexual, mesmo sendo solteiras!! A igreja deveria se limitar apenas no contesto moral da questão, acho correto ela ( a igreja ) enquanto instituição religiosa com princípios moraes expor sua opinião sobre o sexo antes do casamento, é um direito dela orientar seus seguidores nesse sentido, e uma decisão de total livre arbitrio deles aceitar ou não. Agora fazer apologia contra o uso da camisinha, é no minimo temerário, pra não dizer de total irresponsabilidade. Por favor caros lideres católicos,limitem se apenas na questão moral!!! E parem de fazer apologia contra algo que simplismente salva milhares de vidas, que poderiam estar ocupando as vagas de milhares de leitos nos hospitais pelo mundo afora, com uma doença que ainda não tem cura, e que ainda (infelismente) mata milhares de pessoas pelo mundo afora, principalmente em países sub-desenvolvidos. Sem falar em outras doenças sexualmente transmissíveis e gravides indesejada
-Responder
Não importa realmente qual foi a intenção da Igreja ao lançar ao vento a pérola em questão. Se ela queria com isso proteger a vida, o amor, o casamento, o diabo a quatro ou apenas reafirmar seus dogmas(parece redundância, mas não é), não é essa a questão. A questão é que ela AFIRMOU perante TODOS OS FIÉIS algo que não é verdadeiro. Desde quando os fins justificam os meios? Se a intenção era convencer de que a fidelidade era o melhor remédio, que se fizesse isso com o discurso de sempre, dogmático mas característico, do sexo após o matrimônio e apenas para procriação. Se deus falou, está falado… não há melhor argumento que esse, não é mesmo?
Ficou parecendo que a Igreja decidiu bater o pezinho e fazer bico para uma questão de saúde pública, que só visa o BEM da população. Se a distribuição de alguma forma altera o modo como o fiel age quanto ao sexo, é porque a própria religião não anda fazendo o serviço direito(nunca fez, vamos admitir… os podres apenas eram menos propagados).
A distribuição de camisinhas é uma política pública que não possui eficácia total, assim como uma política que vise mudar o comportamento sexual da população. Certo comentário diz que essa última, na África, causou uma redução drástica na disseminação do vírus HIV… drástica, mas não absoluta. Imagine se houvesse, combinado a isso, uma distribuiçãozinha de camisinhas para os safadinhos que não se convenceram sobre esse negócio de não manter relações sexuais antes do casamento e fidelidade?
É um caso de atenção ao que ocorre na realidade, não do que DEVERIA ocorrer. A fidelidade nunca foi, em milhares de anos de História(mais de dois desses milhares com a Igreja intervindo), uma virtude percebida na maior parte dos seres humanos. Se há a possibilidade razoável de que alguns não deem a mínima para os ensinamentos cristãos, é melhor PREVENIR do que remediar. Levando em consideração que a camisinha é a “outra opção” mais benéfica, não há razão para contar lorotas sobre ela.
-Responder
Eu, meu esposo e a camisinha: Juntos a 14 anos.
Eu gostei muito da discussão e gostaria de contribuir com minha experiência à respeito do preservativo. Eu o uso a 14 anos embora eu tenha o mesmo parceiro com quem sou legalmente casada. Quando eu e meu marido, na época namorado, decidimos ter uma vida sexual ativa, fizemos exames pré nupciais que comprovaram a saúde de ambos. Mesmo assim optamos pela camisinha, já que eu acredito que, pelo menos pra mim, a pílula é agressiva com o corpo. Nunca tive problemas com preservativos, nunca estourou, nunca saiu e nunca deixei de usá-los já que nos adaptamos bem e é uma forma de evitar gravidez. Somos muito bem decididos quanto a camisinha e portanto não vejo necessidade de uma cirurgia. Sei que a camisinha pode estourar mas de acordo com algumas informações esse fato está, na maioria das vezes, associado ao uso não correto. Tenho dois filhos e ambos foram planejados. Essa semana, para um trabalho sobre o vaticano,li um artigo em que a camisinha estava relacionada a traição, sexualidade precoce e aids. Seja lá o que seja ser promíscuo para a igreja, talvez eu o seja, isso existe independente do uso ou não de preservativos. As propagandas sobre camisinha se intensificaram com o surgimento da AIDS. O problema AIDS deve ser resolvido nesse momento e discursos sobre castidade é algo que vai contra algumas ideologias da sociedade e tais discursos não vão acabar com a AIDS. Quando a igreja, sendo uma forte autoridade religiosa no país, coloca dúvida quanto a eficácia dos preservativos, ela está indo contra o controle da AIDS, ao meu ver. Sabemos que a igreja católica tem perdido seus rebanhos por conta de ideologias que já não cabe mais na sociedade atual. Os meios de comunicação precisam atingir o alvo, que é diminuir o número de infecções pelo HIV. Isso cabe ao ministério da saúde e cabe também a ele incentivar o uso de camisinha, claro. Porque sexo quem quiser vai fazer vai fazer de qualquer jeito. Tais valores como castidade, sexualidade precoce devem ser cultivados na familia de acordo com as convicções de cada uma. À igreja cabe a, ao meu ver, educar sexualmente seu rebanho sem atrapalhar o trabalho que cabe ao Ministério da Saúde. Temos o livre arbítrio, traindo ou não, sendo homossexuais ou não, precisamos usar camisinha se não temos um parceiro fixo. Isso para mim é algo que nem tem discussão. Ou seja, usa-se camisinha para fazer sexo e não se faz sexo só para usar camisinha. A camisinha é uma proteção contra eventos como gravidez e DST. Ela não vai aguçar a libido de ninguém e nem levar ninguém a ser promíscuo ou adúltero. Portanto quando se fala de AIDS, gravidez precoce e DSTs a frase tem que ser curta e compreensível: “usem camisinha.”
Outra coisa que eu queria expor é que se sexo fosse só para procriação, o homem e a mulher teriam cio, como os animais.
Até
Mari
-Responder